Mark Ruffalo como Bruce Banner: sem filme solo?
Mark Ruffalo como Bruce Banner: sem filme solo?

Em uma entrevista ao Yahoo! Movies, o ator Mark Ruffalo falou sobre a possibilidade de um filme solo do Incrível Hulk, o popular monstro anti-herói da editora Marvel Comics, levado ao cinema juntamente aos Vingadores, pelo Marvel Studios e Disney Pictures. Infelizmente, Ruffalo não é otimista, tendo em vista que há uma disputa pelo personagem entre a Marvel e a Universal Pictures, que é quem tem os direitos de realizar um filme solo do personagem.

Explicamos: Muitos e muitos anos atrás, a Marvel vendeu os direitos de adaptação aos cinemas do Hulk para a Universal Pictures e o estúdio chegou a realizar o filme Hulk, de 2003, estrelado por Eric Bana, que não foi bem sucedido nas bilheterias. Em seguida, a Marvel fez um acordo de distribuição com a Universal para viabilizar o projeto de levar os Vingadores às telonas com a própria Marvel produzindo seus filmes, sem intermediários. O acordo rendeu o filme O Incrível Hulk, de 2008, estrelado por Edward Norton, mas que também não foi um estouro, embora melhor recebido.

De algum modo, o acordo Marvel-Universal prevê que a primeira pode usar o golias verde em filmes coletivos, como Os Vingadores e Vingadores – Era de Ultron, porém, somente a Universal pode encampar um filme solo do personagem. A esperança é a Marvel fazer um novo acordo no estilo que realizou com a Sony Pictures, dona dos direitos de adaptação do Homem-Aranha, de modo tal que ambos os estúdios irão dividir o personagem, com a Marvel colocando-o no universo dos Vingadores (ele irá aparecer em Capitão América – Guerra Civil e em Vingadores – Guerra Infinita Parte 1), enquanto a Sony realizará os filmes solo do cabeça de teia (começando em 2017).

O Hulk junto aos Vingadores em Era de Ultron.
O Hulk junto aos Vingadores em Era de Ultron.

Perguntado sobre a possibilidade do filme do Hulk pelo Yahoo! Movies, Ruffalo foi cauteloso:

Eu acho que eles [Marvel] estão trabalhando nisso. Marvel e Universal famosamente não estão com relações muito boas, então, isto trabalha contra a gente, definitivamente. Mas eu sei que pelo fato de que todo mundo está pleno de esperanças, um dia irá funcionar. Mas a natureza do relacionamento, neste momento, é um pouco proibitivo. Espero que isso mude, que mude com os acordos, com o passar do tempo. Mas, agora mesmo, não parece particularmente promissor.

Quando perguntado sobre um acordo estilo Marvel-Sony, ele foi mais positivo:

Sim, eu acho que, na verdade, é o que eles buscam. Funciona para ambos os lados. Mas como eu disse, Marvel e Universal não estão tendo um bom tempo juntos agora.

Logo oficial de Thor - Ragnarok.
Logo oficial de Thor – Ragnarok.

Yahoo! perguntou sobre Thor – Ragnarok, que trará a próxima aparição do gigante de jade:

Eles ainda estão escrevendo o roteiro. Começaremos a filmar neste verão. Em junho. Ainda há um monte de trabalho a fazer nisso.

Por fim, é perguntado sobre se o Hulk apareceria em Capitão América – Guerra Civil:

Eles estão me guardando [para Thor].

Muita gente ainda pensa que o Hulk poderia aparecer em Guerra Civil, mas é mais provável que isso só aconteça no caso de uma cena pós-créditos, ou seja, “fora” do filme. A tal cena poderia criar um vínculo com o vindouro Thor – Ragnarok.

Para terminar, ninguém sabe muito bem quais os motivos dos problemas entre a Marvel e a Universal, mas talvez eles envolvam justamente o Hulk. Aparentemente, o estúdio também é proprietário dos direitos de adaptação de outros personagens da Marvel, notadamente, Namor, o príncipe submarino. Então, talvez, não seja coincidência a editora acabar de matar Namor em uma de suas histórias (saiba mais aqui).

Thor – Ragnarok está sendo escrito por Craig Kyle e Christopher Yost, e será dirigido por Taika Waititi. O elenco deve ter Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Mark Ruffalo (Bruce Banner/ Hulk), Anthony Hopkins (Odin), Natalie Portman (Jane Foster), Jaime Alexander (Sif), Stellan Skarsgards (Dr. Selvig), Kat Denning (Darcy), Idris Elba (Heimdall), Zacharel Levy (Fandral), Ray Stevenson (Volstagg), Tadanobu Asano (Hogun). As filmagens devem ocorrer no primeiro semestre do ano que vem no complexo de estúdios do sul dos EUA. O filme é parte da Fase 3 do Marvel Studios, que se inicia com Capitão América – Guerra Civil no ano que vem. O lançamento será em 28 de julho de 2017.

Baseado nas lendas da mitologia nórdica, onde é o deus do trovão, Thor surgiu nos quadrinhos em 1962, nas mãos de Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, estreando em Journey Into Mystery 83. Os quadrinhos mantiveram sua origem mítica, mas colocando-o em um contexto de super-heróis do presente. Ele seria um dos membros fundadores dos Vingadores em 1963 e continua até hoje sendo publicado pela Marvel Comics.

O Incrível Hulk foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, estreando na revista The Incredible Hulk 01. O personagem já teve vários desenhos animados, uma série para a TV com atores e dois filmes para o cinema. Nos quadrinhos, é membro fundador dos Vingadores e também dos Defensores.

Advertisements