Superman ganha homenagem. Arte  por John Romita Jr.
Superman ganha homenagem. Arte por John Romita Jr.

A cidade de Cleveland, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, irá criar uma grande homenagem ao Superman, o maior de todos os super-heróis, criado pela editora DC Comics. O motivo é porque a cidade é o lar natal de Jerry Siegel, o escritor que criou o personagem. Foi lá que Siegel conheceu o desenhista Joe Shuster (nascido no Canadá) ainda no Ensino Médio e os dois criaram o personagem e suas primeiras histórias, vendidas para a DC, que ficava situada em Nova York.

Design prévio da estátua.
Design prévio da estátua.

A ideia das autoridades de Cleveland é erguer uma estátua de aço do Superman de 36 pés (quase 11 metros!) de altura defronte à ponte de pedestres de lakefront. O monumento ficará no centro de uma praça de 700 metros quadrados enfeitada com símbolos abstratos que farão referência a Krypton, o planeta de origem do herói. Também farão parte do conjunto estátuas de bronze dos criadores Siegel e Shuster e de Joane Carter-Sigel, a esposa do escritor que serviu de modelo para a criação de Lois Lane.

Jerry Siegel (em pé) e Joe Shuster, criadores do Superman: também homenageados.
Jerry Siegel (em pé) e Joe Shuster, criadores do Superman: também homenageados.

O custo do projeto é de US$ 3 milhões e será financiado por investidores e doadores privados. A inauguração está programada para 2017.

Cleveland já possui outros marcos para celebrar sua vinculação com o Superman, que incluem uma feira especial no bairro de Glenville, onde os criadores viveram; uma placa celebrativa na casa de Siegel e uma exibição permanente no aeroporto da cidade. O estado de Ohio também permite o uso de uma placa automotiva especial com o símbolo do herói (nos EUA as placas de trânsito podem ser personalizadas dentro de alguns limites).

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios