Foo Fighters: o fim.
Foo Fighters: o fim.

Uma notícia surpresa, bombástica e dupla chegou via internet hoje: a banda norteamericana Foo Fighters disponibilizou em seu site um EP (compacto-duplo), Saint Cecilia, inédito e gratuito para os fãs baixarem, num tipo de agradecimento a tudo o que receberam nesses últimos anos. Junto com o disco, o líder da banda, o guitarrista Dave Grohl disponibilizou uma carta emocionada onde anuncia o fim da banda!

Segundo diz na carta, Saint Cecilia é o nome do hotel em Austin, no Texas, onde a banda gravou as cinco faixas do EP e também a Padroeira da Música na religião católica. Grohl faz um longo relato dos últimos anos da banda, quando atingiram o período de maior sucesso de sua carreira e fizeram projetos de grande aceitação da crítica, como Wasting Light (que ganhou o Grammy de Melhor Álbum) e Sonic Highway, que também virou uma elogiada série de TV na HBO, mostrando as gravações do disco e uma reflexão sobre a cultura musical dos Estados Unidos. Seguiu-se a turnê de Sonic Highway, que passou pelo Brasil em janeiro deste ano, com um sucesso enorme, e apresentações seminais no Festival de Glastonburry na Inglaterra e no estádio Robert F. Kennedy, em Washington, DC., em 04 de julho (dia da Independência dos EUA).

A capa do EP Saint Cecilia.
A capa do EP Saint Cecilia.

Também houve o acidente em Gothemburg, no qual Grohl caiu do palco e quebrou a perna. O músico deu a volta por cima e continuou a fazer os shows com a perna quebrada e até criou um tipo de trono no qual ficava sentado durante os shows. Em meio à turnê, a cidade de Casena, na Itália, promoveu um vídeo impressionante no qual mil pessoas tocam Learning to fly como um pedido para o grupo se apresentar lá. Emocionados com a estratégia, que viralizou na internet, o Foo Fighters cumpriu a promessa feita no primeiro momento e tocou na cidade há algumas semanas atrás, durante sua recém-finalizada turnê na Europa.

Infelizmente, tal turnê não se concretizou totalmente: os atentados em Paris, no dia 13 de novembro, obrigaram o grupo a cancelar as apresentações restantes, inclusive, na França, além de Itália e Inglaterra.

Imagem promocional do novo disco.
Imagem promocional do novo disco.

Na carta, Dave Grohl não dá um motivo direto, mas fala sobre como Gothemburg lhe lembrou como a vida é curta e efêmera e os atentados de Paris colocam uma série de outras questões no ar. Também há um clima de que a banda atingiu o máximo de topo que poderia almejar e tudo daqui para frente seria repetição ou declínio. Além disso, Grohl deixa claro que este fim pode não ser definitivo, que a banda e a equipe técnica que os acompanham formam uma família e que um novo projeto pode surgir a qualquer momento e o grupo se reunir.

Porém, até segunda ordem, Grohl e companhia estão em pausa por tempo indeterminado. (Leia a carta na íntegra em português no site Foo Fighters Brasil e baixe o disco na página oficial da banda).

É uma pena, o Foo Fighters é uma das bandas mais autênticas e sinceras de rock em atividade e conseguiram casar qualidade e popularidade, o que é um equilíbrio sempre difícil. O HQRock tem um post especial com a Discografia Completa da banda, clique aqui para ver.

Saint Cecilia, o EP, traz cinco faixas: Saint Cecilia, Sean, Savior Breath, Iron Rooster, The Neverending Sign e é composta por canções que a banda havia deixado de modo inacabado ao longo de sua carreira, finalizadas especialmente para o disco. A última tem 20 anos de idade, informa Grohl na carta. As gravações foram no bar e no quarto 4 do Hotel Saint Cecilia.

O Foo Fighters é uma banda de hardcore dos EUA que se formou em 1995, capitaneada pelo cantor e compositor Dave Grohl, então, ex-baterista do Nirvana, que encerrara as atividades no ano anterior. Desde então, a banda é uma das principais do cenário roqueiro made in USA e sua popularidade vem crescendo a cada ano. Atualmente, a formação consiste em Dave Grohl (vocais e guitarra), Pat SmearChris Schifflet (guitarras), Nate Mendel (baixo) e Taylor Hawkins (bateria).

Advertisements