Roger Waters: novo álbum no ano que vem.
Roger Waters: novo álbum no ano que vem.

O cantor, compositor e baixista britânico Roger Waters, ex-líder da banda Pink Floyd, uma das mais importantes da história do rock, confirmou em entrevista ao site Digital Spy que irá lançar um novo álbum em 2016. Já faz alguns anos que a notícia de um novo disco do músico estava para vir, mas agora, ele confirma uma data de lançamento.

Waters disse que está no meio das gravações e que o disco será conceitual, como aliás são todas as suas obras na carreira solo, ou seja, discos que giram em torno de uma mesma temática ou contam uma história.

Por que estão matando as crianças? O disco é sobre isso. (…) Há dois personagens nele, um avô e um neto que tentam responder a essa questão e ficam dando voltas em torno disso.

Em relatos anteriores, Waters tinha dito que o tema do álbum seria a religião, porém, sua frase para indicar mais a temática da guerra, algo muito recorrente em sua obra. Tendo em vista o contexto global atual, com a Guerra Contra o Terror e toda a sua matança, seria mesmo importante que alguém como o compositor levantasse a voz e dissesse algumas coisas importantes. Ele também disse que o álbum mistura canções inéditas com outras que ele compôs há 15 anos atrás.

Roger Waters (esq.) e o Pink Floyd em 1968.
Roger Waters (esq.) e o Pink Floyd em 1968.

O site ainda perguntou se o músico considera levar o álbum para as turnês, mas ele ainda está decidindo sobre isso, se o transforma em um show para arenas. O disco será o quarto trabalho da carreira solo de Waters, cujo último lançamento inédito de rock foi Amused to Dead, em 1992, há 23 anos atrás. Depois disso, ele lançou uma ópera chamada Iça Ira, em 2005.

Atualmente, Waters cuida do lançamento do filme e do disco Roger Waters – The Wall, frutos da turnê mundial de três anos (e que passou no Brasil em 2013) no qual executou ao vivo o álbum The Wall que criou com o Pink Floyd em 1979. O filme foi lançado nos cinemas e está sendo preparado para o mercado doméstico agora, enquanto os discos serão lançados dia 20 de novembro em CDs duplos e LPs triplos. Os discos dos shows são produzidos por Nigel Godrich, que já trabalhou com a banda Radiohead.

Não custa lembrar, seu ex-companheiro de Pink Floyd, o guitarrista David Gilmour, acaba de lançar um novo álbum e fará shows no Brasil em dezembro.

Roger Waters nasceu em Surrey na Inglaterra, em 1943, mas viveu toda a infância e juventude em Cambridge. Ele fundou o Pink Floyd em 1965 e a estreia fonográfica veio em 1967 com sucesso. Permanecendo no circuito alternativo por alguns anos, o Pink Floyd se tornou uma das bandas de maior sucesso do mundo em 1973, com o lançamento do álbum Darkside of the Moon. Após uma série de brigas e crises, Roger Waters deixou a banda em 1985, mas esta prosseguiu sem ele até 1996. Roger Waters fez uma carreira solo com pouco sucesso, mas aclamada pela crítica em discos como The Pros and Cons of Hitching Hiking (1984), Radio KAOS (1987) e Amused to Death (1992), além da ópera Ça Ira (2005).

Anúncios