Black Sabbath: última turnê e fim próximo.
Black Sabbath: última turnê e fim próximo.

Dias atrás, para surpresa e tristeza de fãs em todo o planeta, a banda britânica Black Sabbath, uma das mais importantes da história do rock e uma das criadoras da estética heavy metal, anunciou que não gravará nenhum outro álbum. O grupo reuniu seus membros originais em 2013 e lançou o álbum 13, que foi sucesso em todo o globo, e depois saíram em uma extensa turnê. Conforme anunciado pela própria banda, o plano seria gravar um novo disco este ano, mas os integrantes desistiram da ideia. A turnê final está mantida.

O vocalista Ozzy Osbourne e o guitarrista Tony Iommi se pronunciaram sobre a questão nos últimos dias. Ozzy disse ao site Digital Spy:

Não estou dizendo que não irei mais subir num palco com Geezer ou Tony mais uma vez. Apenas não vamos mais trabalhar em estúdio. Estamos velhos demais para isso. Eu vou seguir com minhas próprias coisas.

A fala do vocalista parece denotar certo rancor. Ele ainda completou:

Nós íamos produzir mais um álbum antes da turnê, mas demoraríamos uns três ou quatro anos para escrever e gravar tudo. Até lá terei 72 ou 73 anos, por isso, optamos em fazer apenas a excursão.

Em entrevista separada à Q Magazine (via Whiplash), o guitarrista Tony Iommi foi mais otimista:

Adoraria fazer [um novo álbum]. Escrevi um monte de material para outro disco, mas acabamos não fazendo. Porém, temos coisas gravadas de quando fizemos o último álbum, então, temos bastante material sobrando.

Iommi dá a entender que, na ausência de novas canções, pode utilizar material que sobrou do álbum passado para lançar algumas coisas inéditas. A saúde do guitarrista é sempre o principal motivo pelo qual o Sabbath irá encerrar definitivamente as atividades: há alguns anos, o músico luta contra um linfoma.

A expectativa é que a turnê do Black Sabbath se inicie em 20 de janeiro de 2016 e percorra boa parte do ano. Estados Unidos, Europa e Austrália são alguns dos destinos já confirmados, mas é possível que o Brasil também seja contemplado. Depois desses shows, o grupo deve encerrar as atividades definitivamente.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, com Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações. Osbourne foi substituído por Ronnie James Dio, que tocou entre 1978 e 1984, até ser substituído por Ian Gillan. Outras formações se seguiram nos anos posteriores, mantendo apenas Iommi como membro original. Há alguns anos, os membros do grupo fizeram um acordo para que apenas a combinação de Osbourne, Iommi e Butler pudesse usar o nome de Black Sabbath.

 

Anúncios