Wolverine deve fazer uma pequena participação especial no filme.
Wolverine deve fazer uma pequena participação especial no filme.

Oficialmente, já encerraram as filmagens de X-Men – Apocalipse, sequência de X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, terceiro filme da série que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, mas em produções desse tipo, carregadas de efeitos especiais e complexas sequências de ação, é muito comum – praticamente obrigatório – a realização de refilmagens em meio à reta final de pós-produção, para ajustes ou inclusão de cenas. E Apocalipse estará retornando a Montreal, no Canadá, para refilmagens em janeiro de 2016, é o que garante o jornal local Le Journal de Montréal (via Comic Book Movie). E o mais interessante é que o jornal afirma categoricamente que o ator Hugh Jackman está no pacote, trazendo Wolverine ao filme.

Durante as filmagens correntes de Apocalipse, Jackman estava do outro lado do Atlântico filmando Eddie the Eagle, o que levou muitos a considerarem que o ator – e Wolverine – estavam fora do último capítulo da “trilogia do passado” dos X-Men, mesmo com reportes frequentes de que o personagem estaria no longa. Anteriormente, até um dos trabalhadores da produção, do setor de design, terminou soltando no Twitter que produziu uma mochila para o Wolverine. A nova notícia garante que Logan estará na história.

Os jovens X-Men em Apocalipse.
Os jovens X-Men em Apocalipse.

Bom, pelo menos um pouco. Afinal, se Jackman só está participando das refilmagens, significa que a participação de Wolverine será minúscula. Apenas uma participação especial, em duas ou três cenas, talvez. Provavelmente, como coloca o CBM, será apenas uma estratégia para dar um rumo à história do personagem, que ficou nebulosa ao fim de Dias de Um Futuro Esquecido.

Afinal, a Trilogia dos X-Men – a história no “presente” – inicia justamente quando a equipe encontra Wolverine vivendo isoladamente no Canadá, meio perdido, e o professor Charles Xavier lhe diz que ele está “há quinze anos” naquela condição. No segundo capítulo – X-Men 2 – inclusive Logan descobre mais do seu passado: quando conhece a informação de que foi cobaia do Programa Arma X comandado pelo general William Strycker; e também sabemos que não somente Xavier, mas também o vilão Magneto já sabiam da história toda. Depois, o filme X-Men Origens – Wolverine, mostra o que aconteceu antes desses 15 anos, mostrando o processo de inserção de adamantium nos ossos do mutante pelo Programa Arma X e um Strycker mais jovem.

Tempestade, Apocalipse e Psylocke estão no time dos vilões.
Tempestade, Apocalipse e Psylocke estão no time dos vilões.

Dentro da Trilogia do Passado, Dias de Um Futuro Esquecido entornou o balde ao mostrar um jovem Strycker envolvido nas ações do filme, situado em 1973. Na batalha final, Magneto joga Wolverine preso em uma grade de metal no fundo do rio Potomac, em Washignton-DC, e o herói fica lá. Depois, vemos Wolverine ser resgatado das águas por Strycker, mas fica claro que, na verdade, não é o militar, mas a mutante Mística se passando por ele. Em seguida, na cena final, passada em 2023, Logan desperta na nova linha temporal e está integrado normalmente aos X-Men.

O que aconteceu no intermédio entre as décadas? Apocalipse deve dar algumas pistas. 

São longevos os rumores de que, apesar do filme se passar em 1983, teremos algumas cenas no presente, com as versões maduras de Wolverine, Fera, Tempestade e Magneto. Será?

Apocalipse se passará em 1983 e trará a ameaça do vilão homônimo, um dos maiores das HQs originais, e mostrará a real fundação dos X-Men, quando Charles Xavier reúne o time formado por Ciclope, Jean Grey e Fera para atuarem como uma equipe paramilitar que luta pela causa mutante. Outros heróis devem participar do filme, como Wolverine. A trama também envolve uma trama familiar entre o vilão Magneto e o heroico Mercúrio, que está em busca de seu pai.

X-Men – Apocalypse tem história de Bryan Singer e Simon Kinberg (de X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido); com roteiro de Kinberg, Dan Harris e Michael Dougherty (de X-Men 2 e Superman – O Retorno); e é dirigido por Bryan Singer. O filme é uma sequência de Dias de Um Futuro Esquecido e traz James McAvoy (Charles Xavier/ Professor X), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Oscar Isaac (En-Sabar-Nur/ Apocalipse), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Evans Peters (Peter Maximoff/ Mercúrio), Tye Sheridan (Scott Summers/ Ciclope), Sophie Turner (Jean Grey), Alexandra Shipp (Ororo Monroe/ Tempestade), Ben Hardy (Warren Worthington III/ Anjo), Kodi Smit-McPhee (Kurt Wagner/ Noturno), Lana Condor (Jubileu), Olivia Munn (Betsy Braddock/ Psylocke) e Rose Byrne (Moira MacTargget), além da provável participação de Hugh Jackman (Wolverine). Aparentemente, Ian McKellen (Magneto idoso) e Halle Berry (Tempestade adulta) também farão pequenas participações especiais. O lançamento será 27 de maio de 2016.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

Advertisements