O Capuz Vermelho em seu filme: velho aliado.
O Capuz Vermelho em seu filme: velho aliado.

Batman, o herói criado pela DC Comics e levado aos cinemas pela Warner Bros. é hoje o mais popular personagem dentre os super-heróis e está de volta às telonas em Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, que estreia logo mais em março. Mas todos se perguntam quando o cavaleiro das trevas terá seu novo filme solo e sabemos que não deve demorar muito para isso. E já há até manifestações dos próprios envolvidos no novo Universo Cinematográfico da DC sobre tal questão, como se pode ver na matéria da revista Total Film sobre o filme citado (veja aqui), quando o ator Ben Affleck comenta a possibilidade de estrelar e dirigir um novo filme solo do Batman, algo referendado pelo produtor Charles Roven. A grande pergunta que fica é: que história a Warner/DC levaria aos cinemas? O site JoBlo, que tem dado grandes acertos nessa matéria ultimamente, garante que sabe: o próximo filme solo do Batman será baseado em Under the Hood, a história que no Brasil é mais conhecida como Contra o Capuz Vermelho!

Alguns meses atrás, o HQRock publicou uma lista das possíveis histórias do Batman a serem levadas aos cinemas e Contra o Capuz Vermelho está lá, confira clicando aqui.

O Capuz Vermelho em sua versão nos quadrinhos.
O Capuz Vermelho em sua versão nos quadrinhos.

O site ainda garante que não apenas o Capuz Vermelho estará no filme, mas que, além da participação de Jason Todd, teremos também Dick Greyson sob a identidade de Asa Noturna. E o Coringa seria também o outro vilão do filme. Desse modo, o novo filme do Batman seria uma adaptação de Contra o Capuz Vermelho, com elementos de Morte em Família, a clássica história dos anos 1980 em que o Coringa assassina o segundo Robin, Jason Todd. Sob essa mesma estrutura já existe o desenho animado em longametragem Batman Contra o Capuz Vermelho, que é uma das melhores animações do homem-morcego e um grande filme. Se esse desenho for adaptado aos cinemas, será espetacular!

O relato a partir de agora tem SPOILERS sobre as tramas das HQs. Se não leu as histórias ou não sabe do que se trata, siga em frente apenas por conta e risco!

Morte em Família foi publicada em 1988, com roteiro de Jim Starlin e arte de Jim Aparo, e mostra uma trama em que, em busca de sua mãe desconhecida, o jovem Jason Todd, então, o novo Robin, parte em uma jornada na qual termina cruzando o caminho com o Coringa, que não perde a oportunidade de matá-lo apenas para chatear o Batman. O homem-morcego parte em uma vingança cega contra o vilão, mas de que adianta? O garoto morreu!

Em 2005, chegou às bancas Under the Hood (Sob o Capuz), escrita por Judd Winick e desenhada por Doug Manhke, na qual um novo criminoso chega a Gotham City disposto a destruir o crime organizado e controlá-lo. Ele se chama Capuz Vermelho, usando uma identidade criminosa que já fora usada por vários outros no passado. Não somente o Batman tenta desesperadamente deter esse novo e sanguinário vilão, mas também o Máscara Negra, então, o principal chefão do crime na cidade. Em meio à batalha, o Batman termina descobrindo que o Capuz Vermelho é ninguém menos do que um adulto Jason Todd, que voltou misteriosamente dos mortos!

O Batman de Ben Affleck.
O Batman de Ben Affleck.

A explicação para seu retorno não é bem explicada na história – e envolvia uma outra saga dos heróis da DC Comics, chamada Crise Infinita. No desenho animado (também escrito por Winick) a história é ainda mais bem arrumada: Jason Todd teria sido revivido em um Poço de Lázaro, o artefato místico que mantém Rã’s Al Ghul vivo há séculos. Porém, o poço nunca tinha sido usado em alguém morto e, em consequência, Todd ficou totalmente insano. Ao voltar à Gotham, o Capuz Vermelho quer não somente se vingar do Batman, mas também de seu “assassino”, o Coringa. É esta a trama que deve ser usada, caso realmente tudo isto for parar nos cinemas.

Não seria uma má escolha. Não mesmo!

Já há várias indicações no trailer de A Origem da Justiça – o uniforme do Robin na Batcaverna; o bilhete destinado a Bruce Wayne sobre sua família sempre morrer – de que é neste caminho que a Warner/DC seguem. Quem sabe? O que você acha, leitor?

***

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter (uma senadora), Callan Mulvey (rumores dizem que fará Anatoli Kanyazev, o KGBesta) e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). Rumores também dão papeis a Jena Malone (Barbara Gordon) e Eli Snyder (Robin/ Jason Todd). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane e o roteirista Bill Finger, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Advertisements