O Coringa na capa da Empire.
O Coringa na capa da Empire.

A revista Empire dedicou sua nova capa a Esquadrão Suicida, filme que adaptará as aventuras do grupo de vilões forçados a trabalhar para o Governo dos EUA em troca da redução de pena, publicado nas revistas da DC Comics e levado aos cinemas pela Warner Bros. dentro do mesmo universo ficcional de Batman e Superman. A reportagem não traz uma tonelada de novidades sobre o longametragem, pois o sentido é guardar o máximo de segredo sobre a trama, mas há algumas informações interessantes, além da primeira declaração do ator Jared Leto sobre o Coringa.

Vejamos algumas das informações interessantes:

  • Coronel Rick Flagg é o operativo mais qualificado do exército dos EUA e será o responsável pela liderança de campo não apenas da Força-Tarefa X (o nome oficial do Esquadrão Suicida), mas também um time das Forças Especiais que acompanhará o grupo.
  • Katana não é uma criminosa tal qual os outros membros da equipe. Ela é uma voluntária no time e serve, ainda, como uma guarda-costas de Flagg. Em fóruns na internet, os fãs já estão achando isso interessante, pois casa com os quadrinhos originais e traz outro elemento: nas HQs Katana tem uma relação próxima com o Batman, sendo uma de suas pupilas e aliadas, o que pode ser usado também no filme!
  • Há pequenos textos descritivos dos personagens menos conhecidos na matéria. Katana: tem moral e um código de honra, mas pode matar centenas de pessoas sem problemas. Spliktnot: pode escalar qualquer coisa e vive de enforcar as pessoas. Bumerangue: é australiano e um “bogan”, expressão que nomeia pessoas de origem humilde, grosseiras, rústicas e sem modos. Diablo: ao contrário dos outros membros da equipe, ele não gosta de matar e não quer ir à luta. Crocodilo: um canibal raivoso, mas que come apenas as pessoas mais talentosas.
  • O Crodocilo, aparentemente, será grotesco e servirá um pouco como “alívio cômico” (!).
Imagem sobre as origens da Arlequina, com o Coringa.
Imagem sobre as origens da Arlequina, com o Coringa.

Por fim, há a descrição de uma cena: a equipe e os militares estão em um helicóptero e param para pegar Katana. Flag, então, diz: “Ela é minha guarda-costas. Eu aconselho vocês não serem mortos por ela: sua espada retém a alma de suas vítimas”. A Arlequina, então, estende sua mão, simpática e brincalhona: “Harley Quinn, prazer em conhecer. Adorei seu perfume! O que é? Fedor da morte?”.

As imagens também revelam algumas coisas. Uma delas mostra a Dra. Harleen Quinzel entrevistando um Coringa (no Asilo Arkham?) preso em uma camisa de força, o que confirma que teremos a origem da Arlequina no filme, provavelmente em cenas de flashback.

Crocodilo e Arlequina.
Crocodilo e Arlequina.

Outra grande atração da matéria da Empire é a conversa com o ator Jared Leto, que fala sobre o Coringa pela primeira vez. Durante as gravações no filme – no meio deste ano – Leto usou uma metodologia de imersão profunda no personagem, agindo como o Coringa o tempo todo! Por isso, ele chegou a fazer algumas brincadeiras pesadas com seus companheiros de set, como mandar um rato vivo de presente para Margot Robbie, que vive a Arlequina, a namorada do vilão. Esse comportamento levou o ator Will Smith, que vive o Pistoleiro, a dizer recentemente em uma entrevista que nunca encontrou “Jared Leto” em sua vida, pois todo o contato que teve com o músico e ator – ele é roqueiro e líder da banda 30 Seconds to Mars – nos sets foi com o “Coringa” e que esperava conhecer Leto algum dia.

Sem dúvidas, o Coringa é um dos destaques do filme.
Sem dúvidas, o Coringa é um dos destaques do filme.

É neste ponto em que o ator/músico, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Clube de Compras Dallas, é interrogado pela Empire:

Houve definitivamente um período de… descolamento. Eu dei um mergulho profundo. Mas foi uma oportunidade única e eu não consigo imaginar fazendo isso de outro modo. Foi divertido jogar esses jogos psicológicos, mas ao mesmo tempo, foi doloroso, como dar a luz por um outro buraco.

Curiosamente, a revista diz que Leto ouviu música gospel dos anos 1920 e leu literatura xamântica durante o período em que interpretou o personagem. Talvez, estivesse em busca de um mal antigo, de algum tipo de espírito demoníaco, já que ele diz o seguinte sobre isso:

Eu sempre tive essa sensação de que o Coringa pode ser muito mais velho do que as pessoas pensam. É algo diferente. Se você não quebra as regras, você não vai atingir um novo nível. Eu acho que estarei arrefecendo pelo resto de minha vida.

Quem também comenta o vilão é o produtor Charles Roven, que diz coisas interessantes sobre a nova abordagem do Coringa, como o fato de seu vestuário ser inspirado nos carteis mexicanos:

[O Coringa é agora] Mais sociável… um homem de negócios esperto e bem-sucedido, embora seja um sociopata.

suicide-squad empire cover splishpage the team 1suicide-squad empire cover splishpage the team 2Suicide Squad, o filme, é escrito e dirigido por David Ayer e o elenco traz: Jared Leto (Coringa), Will Smith (Floyd Lawson/Pistoleiro), Viola Davis (Amanda Waller), Margot Robbie (Harleen Quinzel/ Arlequina), Joel Kinnaman (Rick Flagg Jr.), Jai Courtney (George “Digger” Harkness/Bumerangue), Cara Delevingne (June Moon/Enchantress),   Jay Hernandez (Chato Santana/ El Diablo), Adam Beach (Christopher Weiss/ Slipknot), Karen Fukuhara (Tatsu Yamashiro/ Katana), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Waylon Jones/ Crocodilo), Ed Harris (Rick Flagg Sr.),  Jim Parrak (capanga), Common (papel não-revelado), Ike Barinholtz (Dr. Hugo Strange), com participação especial de Ben Aflleck (Batman) e talvez de Jesse Eisenberg (Lex Luthor). As gravações ocorram em Toronto, no Canadá. A estreia será em 05 de agosto de 2016.

Chegou a existir um time com o nome de Esquadrão Suicida na DC Comics em 1959, contudo, a encarnação mais famosa da equipe foi criada pelo roteirista John Ostrander (com desenhos de John Byrne) para a edição 03 da minissérie Legends, em 1987. Em seguida, o grupo ganhou até revista própria, sendo desde então, uma parte importante do Universo DC. Em live action, o grupo já apareceu nas séries de TV SmallvilleArrow.

O Coringa foi criado por Bob Kane, Jerry Robinson e Bill Finger e surgiu em Batman 01, de 1940.

 

Anúncios