A trindade da DC Comics no filme.
A trindade da DC Comics no filme.

Ansiosamente aguardado e com dois trailers na praça, finalmente foi encerrada produção dos efeitos especiais de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. É o que garantiu um dos técnicos que trabalhou no filme em seu Twitter, segundo replicou o site Comic Book Movie. Sean Ray, o tal do técnico, disse que terminou os trabalhos no que chamou de “o maior blockbuster de todos os tempos” e “no melhor filme que já trabalhei”. Alguém questionou o que ele fazia e respondeu: modelagem de personagens em 3D. Então, alguém questionou se ele trabalhou no vilão Doomsday (Apocalipse, no Brasil), o técnico respondeu que o monstro não está no filme.

Continua, assim, a novela de quem será o vilão “físico” do filme. Afinal, haverá alguém poderoso o suficiente em ação para interromper a contenda entre o Batman e o Superman e obrigar a dupla a se unir à Mulher-Maravilha contra ele. Há outros candidatos – Parasita, Metallo – mas Apocalipse sempre pareceu a escolha mais óbvia. Além disso, os trailers até agora lançados sugerem que o cadáver do General Zod (o kryptoniano vilão em O Homem de Aço) será usado de algum modo como uma arma e muitos especulam que uma tentativa frustrada de clonar Zod poderia resultar no surgimento de Apocalipse.

Mas pode haver outra coisa também.

Mulher-Maravilha encara Doomsday nos quadrinhos. Vilão vai ou não vai?
Mulher-Maravilha encara Doomsday nos quadrinhos. Vilão vai ou não vai?

No perfil fictício que a revista Fortune construiu sobre o vilão Lex Luthor (veja aqui), o personagem fala sobre uma “nova tecnologia” de segurança “que irá mudar o mundo”. Seria a clonagem? Ou algo como Metallo, que é um ciborgue alimentado por kryptonita? A trama do uso de kryptonita como combustível ou energia foi muito recorrente em Smallville, a série de TV que retratou a juventude de Clark Kent antes de se tornar o Superman, e poderia ser novamente acessada.

Um novo trailer do filme ainda deve sair, talvez na temporada de Natal ou no início do ano que vem. Quem sabe descobrimos?

Por fim, o fim dos efeitos especiais não significa que o A Origem da Justiça esteja terminado. É bem provável que os trabalhos em edição e mixagem de som permaneçam até o começo do ano que vem.

***

Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. Outros personagens da DC Comics, como Aquaman e Ciborgue, terão pequenas participações no filme. A cidade de Detroit serve de modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens ocorreram no Estado de Michigan e já se encerraram.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter (uma senadora), Callan Mulvey (rumores dizem que fará Anatoli Kanyazev, o KGBesta) e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). Rumores também dão papeis a Jena Malone (Barbara Gordon) e Eli Snyder (Robin/ Jason Todd). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

 

Anúncios