Quarteto Fantástico: depois do fracasso, de volta à Marvel?
Quarteto Fantástico: depois do fracasso, de volta à Marvel?

Seguindo a incrível notícia de que a Marvel Entertainment (braço multimídia da editora Marvel Comics) e o estúdio 20th Century Fox (dona dos direitos cinematográficos dos X-Men) entraram em um acordo para produzir séries de TV derivadas do universo mutante da editora (veja a notícia aqui), segue-se outra notícia bombástica! Segundo o site Den of Geek, a moeda de troca no acordo foram os direitos ao cinema do Quarteto Fantástico e seu universo. Ou seja, a partir de agora, a primeira família está de volta ao controle da Marvel e pode seguir aos cinemas dentro do Marvel Studios.

Como já comentamos em vários outros posts, o Quarteto Fantástico é alvo de uma grande disputa entre a Marvel e a Fox, não tanto por causa dos heróis em si, mas por causa do riquíssimo universo de personagens que lhes cercam, em especial, o Surfista Prateado e Galactus, o devorador de mundos.

Galactus e Surfista Prateado: barganha com a Fox.
Galactus e Surfista Prateado: barganha com a Fox.

Em 2012, às vésperas de ter o prazo dos direitos de adaptação do Demolidor vencidos, a Fox (que tinha feito o filme do personagem em 2003 e queria fazer um reboot) tentou negociar uma ampliação do prazo com a Marvel. Esta deu como condição à extensão do prazo que a Fox devolvesse os direitos do Surfista Prateado e de Galactus (e apenas eles). O que a Marvel queria era incluí-los em seu Universo Cinematográfico, fazendo-os aparecerem em filmes como Guardiões da Galáxia e Vingadores – Guerra Infinita Parte 1. Mas a Fox recusou.

Como resultado, a Marvel não renovou o prazo do Demolidor e a Fox perdeu os direitos. Isso azedou completamente as relações entre os estúdios. A Marvel transformou o Demolidor no maior sucesso de audiência do canal Netflix em sua história; ao mesmo tempo em que a Fox lançou um novo filme do Quarteto Fantástico que é um dos maiores fracassos de público e crítica da história recente do cinema.

Segundo o Den of Geek, a Marvel aproveitou o desejo da Fox de produzir séries para a TV dos X-Men, algo que não podiam por contrato, para novamente negociar os direitos sobre o Quarteto Fantástico, mas dessa vez com o pacote inteiro dos personagens de seu universo. Segundo eles, o acordo foi feito.

Guardiões da Galáxia 2 pode ter o Surfista Prateado?
Guardiões da Galáxia 2 pode ter o Surfista Prateado?

Agora, deveremos ver Surfista Prateado e Galactus nos filmes do Marvel Studios e, talvez, até o próprio Quarteto.

Não duvide que o Surfista Prateado já faça sua reestreia nos cinemas já em 2017 como parte do elenco de Guardiões da Galáxia Vol. 2, lembrando que o diretor James Gunn disse ontem em uma entrevista que o filme terá um ou dois novos nomes para se unir ao time. Um deles pode ser Adam Warlock e o outro… o Surfista?

Também os fóruns da internet já começam a especular que um novo filme do Quarteto Fantástico pode estar no pacote de três novos filmes anunciados pelo Marvel Studios esses dias para 2020 (veja aqui). Será?

[Atualizado: Infelizmente, parece que não foi dessa vez. A confiabilíssima Entertainment Weekly garante que isso tudo foi apenas um rumor e que os direitos do Quarteto Fantástico permanecem com a Fox. Então, nada feito. Fim da Atualização].

O Quarteto Fantástico foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four 01, de 1961, dando início à era moderna da Marvel Comics. Por isso, a equipe é apelidada de “a primeira família”. Maior sucesso dos anos iniciais da década de 1960, o grupo perdeu importância nas últimas décadas para outros – como Homem-Aranha, Vingadores, X-Men etc. – mas continua sendo uma parte essencial do Universo Marvel.

Anúncios