Punho de Ferro: nenhuma notícia. Vai rolar mesmo?
Punho de Ferro: nenhuma notícia. Vai rolar mesmo?

A série de TV Demolidor foi um sucesso absoluto, quando lançada há alguns meses: foi a maior audiência da história do Netflix! Como todos já sabem, esta é parte de um plano da Marvel Entertainment, o braço multimídia originário da editora Marvel Comics, de produzir quatro séries – as outras são Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro – e, em seguida, reunir os quatro protagonistas em uma minissérie especial chamada Defensores. Jessica Jones está prestes a estrear e o personagem Luke Cage será introduzido nessa série, ao mesmo tempo em que Demolidor já tem sua segunda temporada em estágio de gravação. Então, se unem duas notícias: por um lado, não há qualquer movimento, notícia ou anúncio sobre Punho de Ferro; ao mesmo tempo em que surgem rumores de que o personagem Cavaleiro da Lua irá ganhar uma série de TV. Estaria o último substituindo o primeiro nos planos da Marvel?

De fato, desde o início, Punho de Ferro seria o maior desafio da Marvel. O personagem envolve artes marciais e misticismo, o que não é exatamente a “pegada” dos demais Defensores, que são vigilantes urbanos de abordagem mais realística. Para piorar as coisas, não há, como dito, qualquer tipo de desenvolvimento visível sobre Punho de Ferro desde o anúncio dos planos da Marvel. Jessica Jones já vai estrar; Luke Cage irá fazer participação especial nessa; o Demolidor vem aí com sua segunda temporada, que irá introduzir Elektra e Justiceiro (!) e nada sobre Punho de Ferro. Nem mesmo o ator que irá interpretar Dany Rand.

O Cavaleiro da Lua: na TV?
O Cavaleiro da Lua: na TV?

Por isso, os rumores lançados ao ar pelo site Heroic Hollywood de que o Cavaleiro da Lua irá ganhar uma série de TV, logo, abrem a questão: irá ele substituir o Punho de Ferro? O Cavaleiro da Lua é um personagem mais “casado” ao estilo vigilante urbano dos demais, servindo, inclusive, quase como uma versão do Batman (da DC Comics) para a Marvel, embora, claro, não seja tão famoso.

O Cavaleiro da Lua foi criado por Doug Moench e Don Perlin, em 1975, como um coadjuvante da revista Warenwolf by the Night 32 e 33, que mostrava as desventuras de um lobisomen na linha de revistas de terror da Marvel. O personagem fez sucesso e ganhou uma série de aventuras solo em títulos secundários da Mavel, além da mais famosa Spectacular Spider-Man 22 e 23, de 1978, com texto de Bill Mantlo e arte de Mike Zeck e Jim Mooney, o que serviu para apresentá-lo a um público maior de leitores.

O personagem ganhou sua primeira revista própria em 1980Moon Knight, com texto de Doug Moench e arte de Bill Sienkiewicz. Foi nessa temporada em que foram exploradas as origens do personagem e sua ambientação mais conhecida.

O Cavaleiro da Lua e suas três identidades: esquizofrenia?

Na trama, Marc Spector era um mercenário que termina à beira da morte em uma batalha numa pirâmide do Egito. Mas o deus da lua egípcioKhonshu lhe concede uma segunda chance se ele se tornar um avatar do deus na Terra. Spector aceita e volta à Nova York, onde passa a agir como um vigilante urbano. O herói usa o dinheiro ganho com anos de mercenário para aplicação e ganha uma pequena fortuna, criando uma nova identidade para si: Steven Grant, para andar na high societydesvinculado de seu passado de mercenário. Além disso, também cria outra identidade: Jake Lockley, um taxista que consegue informações no submundo.

(Saiba mais sobre o personagem neste post de 2014 sobre o lançamento de uma nova revista dele).

Segundo o Heroic Hollywood, o Cavaleiro da Lua seria uma oportunidade de explorar o aspecto “Batman” pela Marvel (afinal, o homem-morcego é o herói mais popular do mundo na atualidade) e ainda ser um grande personagem à explorar, afinal, pode ser retratado como um sujeito com uma grave problema de tripla personalidade.

Não é a primeira vez que se aventa a possibilidade de uma série de TV sobre o Cavaleiro da Lua, mas dentro do contexto atual, o rumor faz todo o sentido.

O que pesa contra a notícia é o fato de o HH estar com sua credibilidade abalada após uma série de equívocos nos últimos tempos. Mas vamos aguardar.

Luke Cage e Punho de Ferro: heróis de aluguel. E  na TV?
Luke Cage e Punho de Ferro: heróis de aluguel. E na TV?

O Punho de Ferro foi criado por Roy Thomas e Gil Kane na revista Marvel Premiere 15, de 1974. O personagem foi bem aceito e teve aventuras nas revistas subsequentes até ganhar uma revista própria, Iron Fist, no ano seguinte, sob a responsabilidade da dupla Chris Claremont e John Byrne. O Punho de Ferro era um dos principais personagens da seção de artes marciais da editora, mas sua revista foi cancelada em 1977 por baixas vendas.

No ano seguinte, a revista Luke Cage, the Power Man 50 absorveu o Punho de Ferro. Com o novo título de Power Man and Iron Fist, a revista continuou sendo publicada e até ficou mais popular, trazendo a empresa Heróis de Aluguel sendo oficialmente criada na edição 54, por Ed Hannigan e Lee Elias. Além de Luke Cage e o Punho de Ferro, a empresa trazia Colleen Wing e Misty Knight, duas coadjuvantes da antiga revista do segundo.

A revista terminaria cancelada no início dos anos 1980 e outras tentativas posteriores trabalharam o conceito. Em 2005, Luke Cage se tornou um dos membros fundadores dos Novos Vingadores de Brian Michael Bendis e David Finch, enquanto o Punho de Ferro também se tornaria um membro após os eventos da Guerra Civil, em 2007.

Advertisements