A Liga da Justiça Sombria, liderada por Constantine.
A Liga da Justiça Sombria, liderada por Constantine.

Segundo o site Tracking Board, após vários e vários meses sem qualquer notícia, voltou aos eixos a produção de Dark Universe, título provisório do filme que adaptará a Liga da Justiça Sombria, o grupo de personagens místicos liderados pelo mago John Constantine, da DC Comics e será levada aos cinemas pela Warner Bros. O site diz que o filme, que anda em um limbo já há algum tempo, ganhou um produtor na figura de Scott Rudin (de Steve Jobs) e ele quer por a produção em andamento imediatamente. As filmagens seriam já em 2016, o que leva o lançamento da obra para 2017.

Além disso, o site revela que Dark Universe estará mesmo situado dentro do Universo Cinematográfico da DC, ou seja, se passará no mesmo mundo de Batman vs Superman – A Origem da Justiça e do vindouro Liga da Justiça – Parte 1, sem que, também, seja necessária uma interação entre os personagens de ambos. Como comparação, é algo igual a Guardiões da Galáxia, que está situado no mesmo universo de Vingadores, mas sem interação entre os personagens. No caso da DC Comics, contudo, o site diz que, inevitavelmente, haverá futuras interações entre os personagens.

John Constantine nos quadrinhos atuais.
John Constantine nos quadrinhos atuais.

O que não está claro no informe do Tracking Board é se o cineasta Guilhermo Del Toro continua envolvido no projeto. Aparentemente não. Meses atrás – veja aqui – Del Toro anunciou em uma entrevista à revista Forbes que o seu roteiro para o filme já estava pronto, apenas esperando sua complicada agenda para filmar. Embora seja ótimo, Del Toro é famoso por se envolver em vários projetos ao mesmo tempo e não realizá-los, porque demora demais neles. Informes antigos diziam que Dark Universe seria o projeto do diretor após Crimson Peak, seu novo filme que está prestes a ser lançado.

É bem provável que a Warner/DC mantenha o nome de Del Toro como um tipo de Produtor Executivo (cargo simbólico) e use seu roteiro como base para o filme, adicionando alguns elementos para vinculá-lo ao mundo pós-A Origem da Justiça.

Nos poucos informes anteriores sobre a trama, Del Toro apenas confirmou que o mago John Constatine seria o líder da equipe, tal qual nas HQs originais. O Tracking Board revelou, por fim, uma sinopse da obra:

Uma série de tomos antigos são roubados por um lunático filho do inferno visando a destruição da humanidade. Quando descobre sobre isso, o detetive e ocultista John Constantine sai em busca de um grupo de heróis especializados no misticismo e no arcano para tentar salvar o mundo.

Nenhum informe de quem seria esse vilão, mas é uma boa premissa.

Nos quadrinhos, a Liga da Justiça Sombria é uma nova equipe criada pela editora no recente reboot cronológico e editorial chamado Os Novos 52, lançado em agosto de 2011. Reúne heróis não-tradicionais, de caráter mais sombrio e envolvimento com temas como magia, misticismo e terror. O mais famoso membro, e seu líder, é John Constantine, ao lado de Zatanna, Desafiador (Deadman), Madame Xanadu, Magia (Enchantress), Shade e Mindwarp. A equipe surgiu em sua própria revista, Justice League Dark 01, escrita por Peter Milligan e desenhada por Mikel Janin, com os roteiros depois assumidos por Jeff Lemire.

Constantine é um arrogante e egoísta mago inglês criado pelo escritor Alan Moore e os desenhistas Steve Bissette e John Totleben e apareceu pela primeira vez na revista do Monstro do PântanoThe Saga of Swamp Thing 37de 1985. A partir de 1988, o personagem ganhou uma revista própria, Hellblazer, o mais famoso, apreciado e vendido título do Selo Vertigo, da DC Comics, especializado em histórias de conteúdo adulto. Pela revista, passaram alguns dos maiores nomes dos quadrinhos autorais dos últimos tempos, como Jaime DelanoGarth Ennis, Paul Jenkins,  Warren Ellis e Brian AzzarelloHellblazer foi cancelada em 2011 para que Constantine fosse reintegrado ao universo de super-heróis da editora e liderasse a Liga da Justiça Sombria.

O personagem já foi adaptado ao cinema no filme Constantine, estrelado por Keanu Reeves, em 2007, mas não agradou público e crítica, especialmente, por ter modificado muitos dos elementos básicos do personagem. Também ganhou uma série de TV Constantine em 2015 na NBC, mas o programa foi cancelado após 13 episódios, mesmo com fartos elogios da crítica. O personagem, vivido por Matt Ryan, contudo, será incorporado à série de TV Arrow, sobre o Arqueiro Verde.

Anúncios