Logo oficial de Thor - Ragnarok.
Logo oficial de Thor – Ragnarok.

Enquanto todas as atenções estão voltadas para outras produções da Marvel, também iniciou sua pré-produção discretamente o vindouro Thor – Ragnarok, terceiro filme solo do membro dos Vingadores, criado pela Marvel Comics e levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. E nesses dias surgiu um nome forte cotado para a direção: o neozelandês Taika Waititi.

Taika Waititi pode dirigir terceiro Thor.
Taika Waititi pode dirigir terceiro Thor.

Waititi é pouco conhecido, mas foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem por Two Cars, One Night (2003), teve o filme Eagle vs Shark (2007) selecionado à premiação do Sundance Films Festival e fez sucesso na Oceania com Boy (2010), além de ter contribuído com a série de TV Flight of the Conchords. O diretor também tem alguns trabalhos como ator, o mais conhecido deles como o melhor amigo de Hal Jordan em Lanterna Verde (2011).

Segundo o site The Wrap, as negociações estão em andamento, mas o acordo é quase certo.

De todos os derivados da Marvel, a franquia solo de Thor é a mais problemática. Não tanto pela audiência – já que as bilheterias são boas (o mais recente ultrapassou US$ 600 milhões) – mas pela instabilidade criativa: o primeiro Thor (2011) teve o cultuado Kenneth Branagh na direção; Thor – O Mundo Sombrio teve uma pré-produção conturbada, com algo como três diretores passando pela cadeira antes das filmagens começarem a rodar sob a batuta de Alan Taylor. Este último parece que não teve uma experiência feliz – em uma entrevista no início do ano reclamou que a Marvel mexeu totalmente na edição final do filme e, por isso, não tinha interesse em retornar o trabalho com o estúdio – de modo que Ragnarok terá um novo diretor, fazendo com que cada um dos filmes seja comandado por um artista diferente.

Thor: momentos difíceis nas telas e fora delas.
Thor: momentos difíceis nas telas e fora delas.

Thor – Ragnarok adaptará a saga cujo o título remeta ao apocalipse da mitologia nórdica, a morte dos deuses. O título já foi usado em algumas sagas importantes do herói, como nas mãos de Stan Lee e Jack Kirby; de Walt Simonson e Sal Buscema e a mais recente, produzida pelos escritores Michael Avon Oeming e Daniel Berman e a desenhista Andrea Divito, publicada em Thor (vol. 2) 80 e 85, de 2004. Esta última resultou na morte de todos os deuses nórdicos (Thor incluso), de modo que o deus do trovão ficou três anos sem ser publicado pela Marvel (!).

Nos poucos rumores surgidos sobre o filme, falam-se em duas coisas: numa batalha entre a Terra e Asgard e numa grande tragédia na qual vários asgardianos iriam perecer. De qualquer modo, Ragnarok irá lidar com as consequências de O Mundo Sombrio, na qual Loki assume o controle de Asgard, além de que, estará de algum modo mergulhando dentro da trama das Joias do Infinito, que estão sendo desenvolvidas nos filmes do Marvel Studios desde o início e irão culminar em Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e Parte 2, em 2018 e 2019.

Thor – Ragnarok está sendo escrito por Craig Kyle e Christopher Yost, sem diretor oficial ainda anunciado. O elenco deve trazer de volta Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Anthony Hopkins (Odin), Natalie Portman (Jane Foster), Jaime Alexander (Sif), Stellan Skarsgards (Dr. Selvig), Kat Denning (Darcy), Idris Elba (Heimdall), Zacharel Levy (Fandral), Ray Stevenson (Volstagg), Tadanobu Asano (Hogun). As filmagens devem ocorrer no primeiro semestre do ano que vem no complexo de estúdios do sul dos EUA. O filme é parte da Fase 3 do Marvel Studios, que se inicia com Capitão América – Guerra Civil no ano que vem. O lançamento será em 28 de julho de 2017.

Baseado nas lendas da mitologia nórdica, onde é o deus do trovão, Thor surgiu nos quadrinhos em 1962, nas mãos de Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, estreando em Journey Into Mystery 83. Os quadrinhos mantiveram sua origem mítica, mas colocando-o em um contexto de super-heróis do presente. Ele seria um dos membros fundadores dos Vingadores em 1963 e continua até hoje sendo publicado pela Marvel Comics.

Advertisements