Watchmen no cinema: agora também na TV?
Watchmen no cinema: agora também na TV?

Um notícia surpreendente veio à tona ontem: segundo o site Collider, está em desenvolvimento no canal à cabo HBO o projeto de uma série de TV baseado em Watchmen, a aclamada maxissérie em quadrinhos escrita por Alan Moore e lançada pela DC Comics, geralmente eleita a melhor de todas as HQs já escritas, e já levada aos cinemas no filme de 2009 dirigido por Zack Snyder (de Superman – O Homem de Aço e Batman vs Superman – A Origem da Justiça).

Inclusive, os reportes são de que Zack Snyder será mesmo o responsável pela condução da série de TV.

Watchmen nos quadrinhos originais.
Watchmen nos quadrinhos originais. Arte de DAve Gibbons.

Watchmen tem um conteúdo adulto e quebra várias regras convencionadas no gênero super-heróis, o que ajuda a explicar porque o filme de 2009 não foi um sucesso absoluto, embora aclamado pela crítica e, na opinião do HQRock, um dos melhores filmes já realizados no gênero. Apesar de terem sido lançadas versões estendidas do filme em vídeo doméstico – afinal, a HQ original é imensa e o filme lançado nos cinemas tem pouco mais de duas horas – muita coisa da obra original teve que ficar de fora do filme, de modo, então, que uma série de TV daria o tempo necessário para contar tudo.

Além disso, a HBO é famosa pela alta qualidade de suas séries.

A equipe reunida num projeto mais recente. Arte de Lee Bermejo.
A equipe reunida num projeto mais recente. Arte de Lee Bermejo.

O único problema que apontamos, assim como o fez o Collider, é o fato da agenda de Zack Snyder estar ocupadíssima nos próximos anos, afinal, além do lançamento de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, em março de 2016, o diretor irá realizar os filmes Liga da Justiça – Parte 1 e Parte 2, que deverão sair em 2017 e 2019, respectivamente. Mesmo que seja apenas um Produtor Executivo, será difícil ao diretor acompanhar o desenvolvimento da série.

Levar Watchmen às telinhas seria uma forma interessante de incrementar o já robusto universo DC na TV, que conta hoje com as séries Arrow, The Flash, Gotham, a já cancelada Constantine e, logo mais, estreiam Legends of Tomorrow e Supergirl. Também seria uma resposta à concorrente Marvel, que criou um universo interligado de séries por meio do Netflix, com Demolidor e a em breve estreia de Jessica Jones.

Os Minutemen, a geração de heróis anterior aos Watchmen em sua versão no cinema.
Os Minutemen, a geração de heróis anterior aos Watchmen em sua versão no cinema.

Watchmen pode render uma longa série ou mesmo várias séries interligadas, tendo em vista o fato da história da maxissérie transcorrer no grande intervalo entre 1940 e 1985, cobrindo duas gerações de heróis e suas tramas.

Watchmen é uma maxissérie em quadrinhos publicada em 12 longos capítulos, em 1986, escrita por Alan Moore e com desenhos de Dave Gibbons. A trama foca num mundo em que os super-heróis existiram, mas estão há anos proibidos de agir por causa de uma lei do governo. Porém, a investigação de um assassinato irá desencadear a descoberta de uma incrível conspiração que forçará uma equipe de heróis a sair da aposentadoria e evitar uma grande tragédia. Tudo isso em paralelo com um mundo em uma crise política terrível, com os EUA e a União Soviéticas às portas de uma guerra nuclear. A história também relaciona esta geração de heróis com aquela que lhe sucedeu, com vigilantes dos anos 1940, mostrando como uma série de atos isolados se unificam em uma grande trama interligada e complexa.

Alguns anos atrás, a série ganhou um tipo de prévia no projeto Before Watchmen que narra, sob uma perspectiva mais contemporânea as origens dos personagens principais.

Advertisements