Os heróis em conflito em Guerra Civil.
Os heróis em conflito em Guerra Civil.

Um mês atrás havia vazado na internet uma descrição do trailer de Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. O vídeo havia sido exibido na Disney X D, que promove os produtos dessa companhia. Esta semana ocorreu a Asia Pop Comic-Con e lá estava o Marvel Studios exibindo novamente o mesmo trailer, com apenas algumas adesões a mais. E novamente uma descrição detalhada do vídeo veio à tona, de um usuário do Reddit de nickname “murdockmanila”, reproduzida pelo Comic Book Movie.

  • Falcão pousa nas filmagens da cena no mercado africano.
    Falcão pousa nas filmagens da cena no mercado africano.

    O vídeo inicia com uma cena de ação dos Novos Vingadores do Capitão América, agindo no que parece ser o mercado popular de um país africano. Talvez, seja Wakanda, o fictício lar do Pantera Negra.

  • O Falcão utiliza o Asa Vermelha, que não é uma águia tal qual nos quadrinhos, mas um drone de reconhecimento. O drone identifica um caminhão carregado de explosivos. Um outro caminhão para bruscamente e dele descem Ossos Cruzados e seus comparsas da HIDRA. (O usuário inclusive reconhece que um dos capangas é o ator Damion Poitier, que interpretou Thanos na ponta-relâmpago em Os Vingadores).
  • Filmagem da cena da bomba.
    Filmagem da cena da bomba.

    A equipe (Capitão América, Falcão, Viúva Negra, Feiticeira Escarlate, Visão) entra em ação e luta contra agentes da HIDRA liderados por Ossos Cruzados.

  • O Falcão salta de um telhado e cai vertiginosamente, só abrindo suas asas bem próximo do chão.
  • A Viúva Negra dá uma chave de pernas no personagem de Damion Poitier.
  • O Capitão tem uma batalha contra o Ossos Cruzados: o vilão joga uma bomba magnética no escudo do herói, que precisa jogar sua defesa para o alto e ela explode. Há uma luta entre eles, com o vilão usando uma manopla que amplifica sua força, cujo soco estraçalha uma parede e, depois libera uma lâmina dos punhos. O Capitão lhe dá uma cabeçada e o capacete do vilão racha, mas o usuário diz que não é possível ver o rosto queimado de Brock Rumlow direito.
  • Ossos Cruzados chega para a batalha nas filmagens em Atlanta.
    Ossos Cruzados chega para a batalha nas filmagens em Atlanta.

    Aparentemente, repete-se a cena entre Steve Rogers e o General Thadeus Ross, que agora é Secretário de Defesa dos EUA. A fonte não entra em detalhes nessa parte, mas já sabemos que Ross diz: “O mundo tem uma dívida impagável com você. Alguns acham que você é um herói. Outros preferem a palavra ‘vigilante’. As pessoas estão com medo”. Cenas de outros filmes aparecem durante a conversa. O Capitão responde: “Nesse trabalho, procuramos salvar o maior número de pessoas possíveis. Isso não significa que todos estarão à salvo”.

  • A fonte descreve uma cena de ação na qual – em câmera lenta – Steve Rogers impede (ou tenta impedir) a queda de um helicóptero com as suas mãos.
  • A equipe do Capitão América aparece caminhando em uma sala cheia de monitores, uma sala de controle, guiados pelo personagem de Martin Freeman. O usuário do Reddit afirma que a postura dele lembra bem mais Henry Peter Gyrich do que Everett Ross (para citar os dois personagens mais cotados para seu papel. Mas pensando nisso agora, é pouco provável que seja o segundo, já que ele tem o mesmo sobrenome do General Ross).
  • Sebastian Stan faz o Soldado Invernal na filmagem em Berlin.
    Sebastian Stan faz o Soldado Invernal na filmagem em Berlin.

    Vem então a cena pós-créditos de Homem-Formiga, em que Capitão e Falcão encontram o Soldado Invernal feito prisoneiro em um galpão, preso pelo braço metálico. Rogers pergunta ao velho amigo: “Você lembra de mim, Bucky?”, e o ex-amigo diz: “O nome de sua mãe era Sarah. Você colocava jornais em seus sapatos”. É interessante o comentário da fonte sobre a cena: “A melhor parte dessa cena é como Bucky entrega uma expressão facial de alívio e dor. Steve dá um sorriso cheio de emoção. Você percebe o quanto ele está feliz de ter seu melhor amigo de volta”.

  • Seguem cenas do Capitão América lutando contra alguns soldados. E o Soldado Invernal também. Na sequência, Ossos Cruzados aparece com outra máscara (com um visor amarelo) e parece caminhar por um hall, que se assemelha à sala de controle já mencionada.
  • Capitão e Bucky também aparecem caminhando na neve em um tipo de base secreta (do Barão Zemo? Faz todo o sentido…).
  • A cena do funeral aparece em seguida e a fonte informa que a fotografia é belíssima e a cena é muito emocional.
  • Os dois times em uma montagem dos fãs.
    Os dois times em uma montagem dos fãs.

    Vemos uma discussão entre Rogers e Tony Stark sobre ética e o Homem de Ferro diz: “Às vezes, eu quero bater nesses seus dentes perfeitos!”. Isso se dá em um tipo de sala de reuniões, novamente, parece ser a sala de controle já citada. Depois, o Homem de Ferro aparece com armadura e sem capacete, abrindo com as mãos a porta de um elevador e com um olho roxo. Em outro corte rápido, aparece andando atrás do General Ross.

  • Aparecem novas cenas de ação, com os heróis lutando entre si. O Gavião Arqueiro aparece usando seu arco e o Pantera Negra aparece mostrando suas garras afiadas. Também há o Visão usando terno e refletindo enquanto joga xadrez.
  • O time do Capitão América aparece em plano heroico correndo juntos, na cena do aeroporto que, aparentemente, será o palco do grande confronto entre eles e o time do Homem de Ferro.
  • Por fim, o trailer termina com a hilária cena do Homem-Formiga encontrando o Capitão América. Scott Lang se comporta como um fã abobalhado. Os dois apertam as mãos e Scott Lang diz: “Estou segurando sua mão por tempo demais, né?”, e depois diz: “Eu sei que você conhece muita gente poderosa. Obrigado por me agradecer… quer dizer, por pensar em mim”, num trocadilho em inglês com “Thanks for thanking of me… Er… Thanks for thinking in me”. Há um novo enxerto, agora com ele apalpando impressionado os bíceps de Steve Rogers. A fonte comenta que este foi o momento de maior efusividade da plateia na exibição do vídeo, que riu e gritou em aprovação.

Bem, como se pode comparar com a postagem anterior – confira aqui – é quase o mesmo vídeo, com apenas algumas mudanças (não é citada a luta entre Viúva Negra e Gavião Arqueiro, por exemplo). Mas é de se presumir que este deve ser, mais ou menos, o trailer que o grande público verá do filme em breve (provavelmente na época do lançamento de filmes como 007 Contra Spectre ou Star Wars – O Despertar da Força [este último é da Disney também…]).

Essa nova descrição parece autêntica. Só achamos estranho o expectador conseguir dar tantos detalhes do vídeo, que sabemos, tem cortes bem rápidos para poder ser curto. Apesar do vídeo ter sido exibido duas vezes na Asia Pop, o relato parece ser detalhado demais. Não quer dizer que seja falso, apenas parece ser de alguém que já o viu outras vezes e pode falar mais. Sinceramente, fica parecendo que o usuário do Reddit é, na verdade, alguém de dentro da produção que, aproveitando o anonimato e a oportunidade da convenção, está compartilhando o que sabe. Isso é ainda mais forte nas descrições que faz da cena entre Steve e Bucky se reencontrando e do enterro. Parece que ele viu mais do enterro do que os demais…

De qualquer modo, parece ser um vídeo bastante empolgante. Esperamos poder vê-lo em breve.

Por fim, em outra notícia relacionada, o site Heroic Hollywood disse que, em Guerra Civil o Homem-Aranha já estará em ação por cerca de um ano. E que será tomado pela população como uma lenda urbana.

Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven, sendo a história da Marvel mais importante daquela década, mudando o status quo dos personagens por anos.

No filme, uma tragédia fará o Governo dos EUA baixar uma lei que exige o controle dos superhumanos, abrindo um debate acirrado entre o Homem de Ferro (que defenderá a lei) e o Capitão América (que julgará que ela fere dos os direitos civis). O Homem-Aranha terá uma participação importante no filme como alguém que fica dividido entre as duas facções. Além de Tony Stark assumir um papel quase vilanesco, também teremos como vilões o Barão Zemo e Ossos Cruzados. Os personagens dos filmes do Capitão – Soldado Invernal, Falcão, Sharon Carter – e dos outros filmes da Marvel – Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Visão, Máquina de Combate e o estreante Pantera Negra – participarão do filme e se dividirão entre as duas facções. Guerra Civil também servirá de “abre-alas” para Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e Parte 2, que estreiam em 2018 e 2019, respectivamente.

Captain America – Civil Wartem direção dos irmãos Joe Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeelyO elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr.(Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Jeremy Renner (Clint Barton/ Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/ Feiticeira Escarlate), Paul Bettany (Visão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), Don Cheadle(Coronel Jim Rhodes/ Máquina de Combate), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Martin Freeman (papel não-revelado), com participação especial de Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha) e Hayley Atwell (Peggy Carter). O longametragem é o primeiro da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas. As filmagens já encerraram e a estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios