Liga da Justiça nos quadrinhos. Arte de Jim Lee.
Liga da Justiça nos quadrinhos. Arte de Jim Lee.

Parece haver uma disputa entre os rumores sobre que filme terá Brainiac como vilão: Superman – O Homem de Aço 2 ou Liga da Justiça – Parte 1, filme sobre o supergrupo de heróis da editora DC Comics, que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash, levados ao cinema pela Warner Bros. Dias atrás, divulgamos um rumor do site Heroic Hollywood de que o vilão estaria no primeiro filme – o que encaramos com desconfiança, graças ao restante do rumor (veja aqui) – mas hoje o site Birth Movies Death garante que o vilão irá mesmo aparecer em Liga da Justiça – Parte 1, mantendo outro velho boato. A notícia ganha peso porque o BMD tem acertado bastante em relação às filmagens de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, o que lhes credencia a ter boas fontes dentro da Warner/DC, ao contrário do HH que, como comentado no outro post mencionado, vem perdendo credibilidade ultimamente.

Superman e Brainiac na arte de Gary Frank.
Superman e Brainiac na arte de Gary Frank.

O Birth Movie Death afirma que todos os comentários que ouve de dentro da produção de Liga da Justiça- Parte 1 envolvem o nome Brainiac, garantindo com certeza de que o vilão é o oponente titular do filme. Além disso, o site reafirma um velho rumor de que Parte 1 irá mostrar a união da Liga da Justiça (com Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue) para impedir um ataque à Terra por Brainiac (que viria ao planeta motivado pela origem kryptoniana do homem de aço, tendo em vista que a inteligência artificial alienígena é um tipo de colecionador de artefatos do universo e, dada à extinção de Krypton, Kal-El é um artigo extremamente raro no cosmos) e que, após vencer o vilão no fim do filme, o Lanterna Verde Hal Jordan apareceria para alertar a equipe de um perigo ainda maior: Darkseid, que seria o oponente de Liga da Justiça – Parte 2.

Sem dúvidas é um plano interessante, embora – aos leitores de HQs – fica apenas um pequeno desencantamento ao fato de tal “origem” à equipe não estar vinculada ao novo padrão estabelecido pela DC Comics em 2011, na qual a Liga da Justiça se une pela primeira vez para combater Darkseid. Sem mencionar que o uso de Brainiac priva o Superman de combatê-lo sozinho em um de seus filmes-solo, o que seria bastante interessante.

Brainiac surgiu na revista Action Comics 242, de 1958, por Otto Binder e Al Plastino, numa aventura do Superman, e desde então, é um dos mais tradicionais vilões de sua galeria de personagens. Ao longo dos anos, o personagem já ganhou várias versões e visuais distintos. Nos últimos tempos, o personagem teve duas grandes histórias publicadas, marcadas como algumas das melhores do homem de aço recentemente: Superman – Brainiac, por Geoff Johns e Gary Frank (adaptada como um longametragem em desenho animado chamado Superman – Unbond), publicada originalmente em Action Comics 866 a 870, de 2008; e O Colecionador de Mundos, por Grant Morrison, Rags Morales e Andy Kubert, fim da primeira parte da empreitada Os Novos 52, em Action Comics 06 a 08, de 2012.

Aquaman, Mulher-Maravilha, Superman e Batman já aparecem em A Origem da Justiça. Montagem feita por fã.
Aquaman, Mulher-Maravilha, Superman e Batman já aparecem em A Origem da Justiça. Montagem feita por fã.

Nos cinemas, a Liga da Justiça começa a se unir em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, que estreia em 2016. Na trama, além de um confronto aberto entre o homem-morcego e o homem de aço, haverá no final uma união da dupla e, ainda, a participação da Mulher-Maravilha e do Aquaman, com Flash e Ciborgue podendo fazer pequenas pontas rápidas. Este longametragem deixará algum tipo de gancho para a reunião do grupo em seu próprio filme.

Liga da Justiça – Parte 1 tem roteiro de Chris Terrio e será dirigido por Zack Snyder, trazendo Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Orin/Aquaman), Ezra Miller (Barry Allen/The Flash) e Ray Fisher (Victor Stone/ Ciborgue). Ele serve como sequência de Superman – O Homem de Aço e de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, que estreia em 2016. O filme terá uma sequência chamada Parte 2 e tudo indica que os dois filmes serão filmados consecutivamente em 2016. O lançamento da Parte 1 será em 23 de novembro de 2017 e da Parte 2 em 14 de junho de 2019. 

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

 

Anúncios