Superman: novo filme?
Superman: novo filme?

O site Heroic Hollywood publicou uma série de rumores sobre Superman – O Homem de Aço 2, a sequência do reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics. Mesmo que o filme não tenha sido sequer confirmada a existência pela Warner, o site sugere que poderemos ver Brainiac, Bizarro e Supergirl. Um sonho nerd realizado ou tudo falso?

É difícil dizer.

O HH já acertou bastante coisa nesse quesito, mas vem sendo desacreditado nos últimos tempos por uma série de falhas. O principal articulador do site – Humberto Gonzales, vulgo El Mayimbe – deixou o Latino Review para assumir essa empreitada, mas sofre um tipo de campanha de descrédito em outros sites, como o Comic Book Movie, especialmente por parte dos leitores nos comentários.

Superman e Brainiac na arte de Gary Frank.
Superman e Brainiac na arte de Gary Frank.

Mas vamos por parte. Primeiro, Brainiac seria o principal vilão de O Homem de Aço 2. O Superman não tem uma galeria de vilões tão super quanto a de seu mui amigo Batman ou do concorrente Homem-Aranha, portanto, a inteligência artificial alienígena seria uma escolha até certo ponto óbvia e muito boa. Já tendo usado Zod no primeiro e Lex Luthor (e possivelmente Apocalipse/ Doomsday) em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, Brainiac seria a próxima escolha esperada.

O “senão” fica por conta de velhos rumores (veja aqui) sobre Brainiac ser o principal vilão de Liga da Justiça – Parte 1, enquanto Darkseid seria a atração da Parte 2. Contudo, ainda podemos refletir que – se a Warner/DC quiser ser fidedígna com a origem de seus personagens – embora Darkseid tenha surgido nas revistas do homem de aço, ele sempre foi um vilão mais relacionado ao Universo DC como um todo, enquanto Brainiac sempre funcionou melhor como um grande oponente do último filho de Krypton.

Brainiac surgiu na revista Action Comics 242, de 1958, por Otto Binder e Al Plastino, numa aventura do Superman, e desde então, é um dos mais tradicionais vilões de sua galeria de personagens. Ao longo dos anos, o personagem já ganhou várias versões e visuais distintos. Nos últimos anos, o personagem teve duas grandes histórias publicadas, marcadas como algumas das melhores do homem de aço recentemente: Superman – Brainiac, por Geoff Johns e Gary Frank (adaptada como um longametragem em desenho animado chamado Superman – Unbond), publicada originalmente em Action Comics 866 a 870, de 2008; e O Colecionador de Mundos, por Grant Morrison, Rags Morales e Andy Kubert, fim da primeira parte da empreitada Os Novos 52, em Action Comics 06 a 08, de 2012. Seria ótimo ver alguma dessas histórias adaptadas ao cinema.

Supergirl: também no cinema? Arte de Michael Turner.
Supergirl: também no cinema? Arte de Michael Turner.

No entanto, os relatos do Heroic Hollywood continuam: as fontes do site afirmam que Bizarro e Supergirl também estarão em O Homem de Aço 2. Segundo eles, Kara Zor-El, a prima kryptoniana do Superman, seria sim, a ocupante daquele casulo aberto e vazio que Clark Kent encontra na nave de seu planeta natal no início de O Homem de Aço. Brainiac viria à Terra em busca do Códex kryptoniano que Jor-El (o pai do herói) roubou antes do fim do planeta. (Como ele foi parar nas mãos de Kara? Não sabemos!). E o vilão tentaria produzir um clone do Superman, que resultaria em Bizarro.

É uma trama típica das HQs do último filho de Krypton, mas há alguma chance de vermos isso no cinema? Parece um sonho nerd…

O que pesa contra os rumores do HH é que, além de O Homem de Aço 2 sequer ter sido oficializado pela Warner/DC e não estar nos planos até 2020 já apresentados dos filmes de super-heróis, até onde se sabe este filme sequer tem um roteiro. Existe, sim, uma sinopse criada por Zack Snyder e David S. Goyer para O Homem de Aço 2 (que traria sim Brainiac como vilão, como já disse Snyder em entrevistas) quando estavam desenvolvendo o filme e antes dos planos mudarem e este se transformar em A Origem da Justiça. Será que o estúdio está aproveitando a sinopse já elaborada e partindo daí?

(Quanto a não ser oficializado, também não estão os novos filmes do Batman, mas há rumores fortes de que uma nova trilogia do homem-morcego vem aí, então…).

Por fim, o HH acrescenta que grande parte do interesse de George Miller (de Mad Max – Estrada da Fúria) para dirigir O Homem de Aço 2 (conforme os rumores de dias atrás – veja aqui) está justamente na possibilidade de trabalhar com a Supergirl. Será?

Não custa lembrar que a Supergirl está ganhando uma versão para a TV em sua própria série neste exato momento (veja aqui).

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios