Iommi, Osbourne e Butler: última turnê.
Iommi, Osbourne e Butler: última turnê.

Dias atrás, a lendária banda Black Sabbath, uma das fundadoras da estética heavy metal, anunciou via YouTube que fará sua última turnê, apropriadamente chamada The End, entre janeiro e março de 2016. E em entrevista à revista Rolling Stone, o guitarrista Tony Iommi garante que é o fim mesmo.

Iommi, a grande força musical do grupo, foi diagnosticado com um linfoma em 2012 e conseguiu vencer a doença. Porém, a exaustão física das turnê vem atrapalhando sua recuperação completa. O guitarrista diz:

Eu adoro fazer shows, mas as viagens e a exaustão necessárias para que eles sejam possíveis acabam comigo. Essas coisas surtem um efeito muito impactante na minha saúde. Nós voamos em primeira classe, nos hospedamos nos melhores hotéis, andamos em limusines, mas há um impacto físico em viajar constantemente. (…) Não quero ficar me rastejando por aí. Todas as viagens envolvendo o Sabbath exigem muito de mim. É por isso que estamos partindo em uma última turnê e vamos dizer adeus aos palcos. Será realmente o fim!

O Black Sabbath reuniu sua formação clássica em 2013 elançou o álbum 13, de bastante sucesso. Em seguida, partiu para uma vitoriosa turnê que incluiu o Brasil e prosseguiu até julho do ano passado, com um concerto no Hyde Park em Londres. Na época, Iommi já cogitava que aquele podia ser o último show do grupo. (Veja aqui).

A nova turnê começa em 20 de janeiro de 2016 e prossegue até março, passando por EUA, Europa e Oceania. Não há previsão de uma nova passagem na América do Sul ou no Brasil, mas a Rolling Stone dá um pouco de esperança, afirmando que novas datas devem ser confirmadas em breve.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, com Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações. Osbourne foi substituído por Ronnie James Dio, que tocou entre 1978 e 1984, até ser substituído por Ian Gillan. Outras formações se seguiram nos anos posteriores, mantendo apenas Iommi como membro original. Há alguns anos, os membros do grupo fizeram um acordo para que apenas a combinação de Osbourne, Iommi e Butler pudesse usar o nome de Black Sabbath.

 

Anúncios