Rolling Stones: Brasil em 2016.
Rolling Stones: Brasil em 2016.

Em turnês praticamente incessantes desde 2012, quando completaram 50 anos de carreira, a lendária banda The Rolling Stones, uma das mais importantes da história do rock, ainda está devendo uma passagem pela América do Sul e o Brasil. Mas agora, vai acontecer mesmo! É o que garantiu o guitarrista Keith Richards em entrevista ao site da revista Entertainment Weekly.

Keith Richards está lançando seu terceiro álbum soloveja aqui – e, por isso, está dando muitas entrevistas ultimamente. A EW perguntou-lhe se havia planos para um novo álbum dos Stones e o guitarrista não mediu palavras:

Como faremos turnê pela América do Sul em fevereiro e março [de 2016], eu gostaria de voltar para o estúdio em abril. Mas eu conheço esses caras [os outros membros]: quando acabam uma turnê não querem fazer mais nada.

Como percebe o blog RockyRaccon, a fala de Richards casa direitinho com os rumores de julho de que os Rolling Stones irão tocar mesmo no Brasil em 2016. Segundo o blog, a assessoria da produtora AGE confirmou dois concertos da banda no Allianz Parque, em São Paulo, para os dias 21 e 23 de fevereiro de 2016.

As datas se darão, portanto, exatamente 10 anos após o último show da banda no pais, que ocorreu na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para 1,5 milhões de pessoas.

Stones: de volta ao Brasil após 10 anos.
Stones: de volta ao Brasil após 10 anos.

É importante frisar que os Stones iriam fazer shows no Brasil (e na América do Sul) em fevereiro deste ano, mas toda a turnê foi cancelada por causa da morte da namorada de Mick Jagger. Contudo, tendo em vista os laços do Brasil com a banda (eles frequentam o país como turistas desde 1968, Ron Wood tem grandes amigos aqui e Jagger um filho brasileiro) já era esperado que as datas fossem repostas antes do fim da turnê atual.

Infelizmente, o Brasil saiu perdendo no adiantamento, já que antes estavam previstos shows para quatro cidades (São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre) e, agora, parece que teremos só uma. Mas quem sabe esse número não cresce um pouquinho nos próximos meses?

Não há datas confirmadas para a venda dos ingressos até agora.

Quanto ao novo álbum dos Stones, é torcer para que a banda realmente se junte para gravar e lançar o sucessor de A Bigger Bang, de 2005. Desde então, o grupo lançou apenas duas canções inéditas na coletânea Grrrrrr!, de 2012.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial. Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade.

Formado originalmente por Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra), Brian Jones(guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charles Watts (bateria), a banda perdeu Jones em 1969, que foi substituído por Mick Taylor; que por sua vez deixou o grupo em 1975, cedendo lugar a Ron Wood. Com a saída de Wyman em 1993, desde então, os Stones mantém-se como um quarteto com Jagger, Richards, Wood e Watts.

Anúncios