Hugh Jackman viverá Wolverine pela última vez em 2017.
Hugh Jackman viverá Wolverine pela última vez em 2017.

Segundo o site Comics Book Movie, o astro Hugh Jackman vem dizendo coisas interessantes sobre o vindouro Wolverine 3, sequência de Wolverine – Imortal, filme que dá prosseguimento à saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox. Em uma entrevista a um programa da TV australiana (lar do ator), Jackman comentou sua iniciativa de perguntar no Twitter aos fãs o que eles queriam ver no novo filme do personagem.

Dentre os tópicos mais pedidos, Jackman comentou a volta de Victor Creed, o vilão Dentes de Sabre, e a raiva de Berserker, que é um estado mental em que Wolverine atinge durante as batalhas, na qual é tomado totalmente pela raiva e perde a racionalidade, se tornando ainda mais eficaz e mortal.

Liev Schrieber como Dentes de Sabre.
Liev Schrieber como Dentes de Sabre: de volta?

Curiosamente, no dia seguinte, Jackman mandou uma mensagem no Twitter para Liev Schreiber, o ator que interpretou Creed em X-Men Origens – Wolverine, de 2009, peguntando: “Vamos fazer isso! Está comigo?”, no que Schreiber respondeu: “Vou ter que fazer isso!”. Para deixar a mensagem ainda mais clara, Jackman colocou a legenda “wolfpag x dogpound”, numa referência aos dois personagens.

Parece que veremos mesmo o desenrolar da relação entre Logan e Creed em Wolverine 3. Apesar de Origens ser um filme muito ruim, a interpretação de Schreiber é a melhor coisa da obra.

Fantástica capa de Alan Davis para o segundo round de Wolverine contra Dentes de Sabre.
Fantástica capa de Alan Davis para o segundo round de Wolverine contra Dentes de Sabre.

Nos quadrinhos, Dentes de Sabre surgiu como um vilão do herói Punho de Ferro, em Iron Fist 14, de 1977, criado por Chris Claremont e John Byrne, dupla que pouco tempo depois se uniu na revista dos X-Men. Byrne era canadense (a mesma nacionalidade de Wolverine) e, por isso, desenvolveu bastante Logan dentro da revista da equipe mutante, porém, curiosamente, não envolveram os dois personagens em sua longa passagem pelo título. O que é mais impressionante é que Byrne e Claremont chegaram a criar uma origem para Wolverine envolvendo-o com Dentes de Sabre, mas nunca a publicaram. (Saiba mais sobre isso clicando aqui).

Apenas muitos anos depois, em meio à saga Massacre de Mutantes, Chris Claremont (com os desenhistas Rick Leonardi e Alan Davis) envolveu efetivamente Wolverine e Dentes de Sabre com oponentes, deixando claro que havia uma antiga relação entre os dois, mas sem deixar claro qual era, como pode ser visto em Uncanny X-Men 212 e 213, de 1986.

Capa de Wolverine 10: pistas do passado e da relação com Dentes de Sabre.
Capa de Wolverine 10: pistas do passado e da relação com Dentes de Sabre.

Desde então, Dentes de Sabre é apresentado como o arquivilão de Wolverine. Quando Logan ganhou sua revista solo, também escrita por Claremont, o roteirista criou uma história na qual o mutante relembra uma cena de um passado distante em que – antes de serem seres uniformizados – Dentes de Sabre matava a namorada de Logan no interior do Canadá, publicada em Wolverine 10, de 1989, com desenhos de John Buscema. Essa história dava pistas de que Dentes de Sabre era o pai de Wolverine ou tinha algum tipo de relação muito próxima.

Capa de Wolverine 41: Dentes de Sabre seria o pai de Logan? A ideia é desmentida.
Capa de Wolverine 41: Dentes de Sabre seria o pai de Logan? A ideia é desmentida.

Contudo, a natureza da relação entre ambos só começou mesmo a ser explorada após a saída de Claremont das revistas dos mutantes. Já nos anos 1990, o escritor Larry Hama assumiu a revista Wolverine e trabalhou a exaustão no passado de Logan: em Wolverine 41, de 1991, com desenhos de Marc Silvestri, Dentes de Sabre revela a Wolverine que é o pai dele, mas em seguida, Nick Fury lhe informa que um exame de sangue provava que os dois não tinham nenhum parentesco; em Wolverine 47 a 50, o arco The Schiva Scenario, da mesma dupla, explicava porque Dentes de Sabre pensava que era o pai dele: os dois foram vítimas do Programa Arma-X e sofreram implantes de memória falsa.

Ao mesmo tempo, X-Men 04 a 06, por John Byrne, Scott Lobdell e Jim Lee, mostrava que Wolverine e Dentes de Sabre tinham sido operativos de uma equipe internacional de agentes secretos e que a rivalidade de ambos advinha desse período. Essa história também revela o verdadeiro nome do vilão: Victor Creed.

Anos mais tarde, a minissérie Wolverine: Origens, escrita por Paul Jenkins e desenhada por Andy Kubert, publicada em seis números entre 2001 e 2002, estabeleceu a verdadeira origem de Logan, mostrando que ele nasceu em Alberta, no Canadá, no século XIX, com o nome de James Howlett e numa família rica da região, embora não fosse o filho de John Howlett, mas o bastardo de sua esposa Elizabeth com o capataz Thomas Logan. Este último era mutante e é de quem nosso herói herda suas habilidades. Na trama, Thomas tem um outro filho, chamado apenas de Cão, que tem habilidades parecidas com Wolverine e os dois se tornam inimigos.

Logan e Creed são irmãos no cinema.
Logan e Creed são irmãos no cinema.

Claro que muita gente presumiu que Cão fosse, na verdade, Dentes de Sabre, embora a história dê a entender que Cão não tivesse fator de cura, algo que o vilão possui. O fato é que o cinema se aproveitou da trama de Origens e o filme X-Men Origens – Wolverine adapta o início da minissérie em seus minutos iniciais, apenas substituindo Cão por Victor Creed, estabelecendo que Wolverine e Dentes de Sabre são irmãos.

Curiosamente, os dois não parecem se conhecer quando se encontram em X-Men – O Filme, que cronologicamente se passa após os eventos de Origens. Mas do mesmo modo que Logan perdeu sua memória, poderia ter ocorrido o mesmo com Creed. De qualquer modo, com a mudança da linha do tempo causada por X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, Wolverine 3 seria uma ótima oportunidade para reapresentar em que condições estão as relações de Logan com seu meio-irmão. Assim, Hugh Jackman encerraria sua passagem no personagem de um modo bem interessante.

Wolverine 3 será dirigido por James Mangold (o mesmo de Wolverine – Imortal) e chega aos cinemas em 03 de março de 2017. A história deve girar em torno da parceria entre Logan e o professor Charles Xavier.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.

 

Anúncios