Artes promocionais de Capitão América, Homem de Ferro e Ossos Cruzados.
Artes promocionais de Capitão América, Homem de Ferro e Ossos Cruzados.

Sábado ocorreu a D23, a exposição da Disney sobre seus projetos futuros. E, claro, um dos destaques foi o painel da Marvel, focado em seus próximos filmes. Foi exibido um trailer (o primeiro) de Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. O vídeo não vazou na internet e nem a Marvel tem intenções de mostrá-lo ao grande público, já que o primeiro trailer oficial só sairá em novembro. Mas os sites que estiveram no evento já descreveram o que viram por lá.

A cena de ação num país africano abre o vídeo.
A cena de ação num país africano abre o vídeo.

O HQRock montou a descrição baseada nos relatos do Hollywood Reporter, The Wrap, Comic Book Resources e o brasileiro Omelete:

  • O vídeo inicia com uma cena de ação dos Novos Vingadores do Capitão América, agindo no que parece ser um país africano. Talvez, seja Wakanda, o fictício lar do Pantera Negra.
  • Confirmando rumores, o Falcão utiliza o Asa Vermelha, que não é uma águia tal qual nos quadrinhos, mas um drone de reconhecimento. O drone identifica um caminhão carregado de explosivos.
  • A equipe (Capitão América, Falcão, Viúva Negra, Feiticeira Escarlate, Visão) entra em ação e luta contra agentes da HIDRA liderados por Ossos Cruzados.
  • Filmagem de luta entre o Capitão e Ossos Cruzados.
    Filmagem de luta entre o Capitão e Ossos Cruzados.

    O Capitão tem uma batalha contra o Ossos Cruzados: o vilão joga uma bomba magnética no escudo do herói, que precisa jogar sua defesa para longe e explodir. Há confronto mano a mano e o Capitão vence. No chão, Brock Rumlow diz: “Ele lembra de você, seu amigo, seu parceiro, seu Bucky”, numa referência a Bucky Barnes, o Soldado Invernal.

  • General Ross, Visão e Homem-Formiga também aparecem no vídeo.
    General Ross, Visão e Homem-Formiga também aparecem no vídeo.

    Há uma cena entre Steve Rogers e o General Thadeus Ross, que agora é Secretário de Defesa dos EUA. Ross diz: “O mundo tem uma dívida impagável com você. Alguns acham que você é um herói. Outros preferem a palavra ‘vigilante’. As pessoas estão com medo”. Cenas de outros filmes aparecem durante a conversa. O Capitão responde: “Nesse trabalho, procuramos salvar o maior número de pessoas possíveis. Isso não significa que todos estarão à salvo”.

  • Corta para o que parece ser a continuação da cena pós-créditos de Homem-Formiga, em que Capitão e Falcão encontram o Soldado Invernal feito prisoneiro em um galpão, preso pelo braço metálico. Rogers pergunta ao velho amigo: “Você lembra de mim, Bucky?”, e o ex-amigo diz: “O nome de minha mãe era Sarah. Você colocava jornais em seus sapatos”.
  • Vemos uma discussão entre Rogers e Tony Stark sobre ética e o Homem de Ferro diz: “Às vezes, eu quero bater nesses seus dentes perfeitos!”.

    A cena de Steve Rogers em um funeral.
    A cena de Steve Rogers em um funeral.
  • Há novas cenas de ação, mostrando a Feiticeira Escarlate e o Gavião Arqueiro, o Visão aparece de terno (!) e vemos um vislumbre rápido da cena do funeral já flagrada por papparazzis durante as filmagens.
  • O Pantera Negra também aparece, tanto em roupas civis, quanto com seu uniforme, no qual aparece mostrando suas garras afiadas.
  • O Pantera Negra em arte conceitual do Marvel Studios.
    O Pantera Negra em arte conceitual do Marvel Studios.

    Mais cenas de lutas, dessa vez entre os heróis. A Viúva Negra e o Gavião Arqueiro aparecem brigando e ela diz para ele: “Nós ainda somos amigos, certo?”, no que ele responde: “Isso depende do quão forte você bater em mim”.

  • O vídeo termina em um tom humorado, na cena em que o Homem-Formiga conhece o Capitão América e se comporta como um fã abobalhado. Os dois apertam as mãos e Scott Lang diz: “Estou segurando sua mão por tempo demais, né?”, e depois diz: “Eu sei que você conhece muita gente poderosa. Obrigado por me agradecer… quer dizer, por pensar em mim”, num trocadilho em inglês com “Thanks for thanking of me… Er… Thanks for thinking in me”.
Homem-Aranha não está no vídeo. Arte na internet de um suposto material do filme.
Homem-Aranha não está no vídeo. Arte na internet de um suposto material do filme.

O que mais chama atenção, claro, é a ausência do Homem-Aranha no vídeo. Mas por outro lado, é compreensível que a Marvel esteja guardando a aparição do personagem mais para próximo do lançamento. Eu diria que no trailer de novembro veremos o aracnídeo rapidamente em seu uniforme caseiro, mas a Marvel irá segurar o uniforme “profissional” do personagem o máximo que puder.

O site Omelete comenta que as cenas de ação são muito boas, com um tom realístico e a câmera sempre muito próxima da ação, mantendo o estilo de O Soldado Invernal. Outra observação interessante é que o vídeo passa a ideia de um filme mesmo do Capitão América, pois tudo é relacionado a ele. Isso diminui a preocupação de que Guerra Civil seja um filme dos Vingadores disfarçado.

Parece realmente um bom trailer. É esperar para que a Marvel o libere o quanto antes.

Homem de Ferro versus Capitão América. Arte de Steve McNiven.
Homem de Ferro versus Capitão América. Arte de Steve McNiven.

Na Disney D23, no sábado, o astro Chris Evans falou sobre o conflito do Capitão América com o Homem de Ferro. Na transcrição da conversa feita pelo site Comic Book Movie, o ator afirma que, sim, haverá luta, mas não é um MMA, e sim, mais no sentido de uma briga familiar, uma disputa entre irmãos.

Parte da batalha de Guerra Civil, por Millar e McNiven.
Parte da batalha de Guerra Civil, por Millar e McNiven.

Será uma disputa acirrada, pelo menos, já que circularam imagens do ator Robert Downey Jr. nos sets de filmagem com uma maquiagem que reproduzia hematomas no rosto e um olho roxo. E nos quadrinhos, no final de Guerra Civil, há uma grande batalha entre o Capitão América e o Homem de Ferro, com os dois se machucando muito e o primeiro quase chegando ao ponto de matar o ex-amigo.

Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven, sendo a história da Marvel mais importante daquela década, mudando o status quo dos personagens por anos.

No filme, uma tragédia fará o Governo dos EUA baixar uma lei que exige o controle dos superhumanos, abrindo um debate acirrado entre o Homem de Ferro (que defenderá a lei) e o Capitão América (que julgará que ela fere dos os direitos civis). O Homem-Aranha terá uma participação importante no filme como alguém que fica dividido entre as duas facções. Além de Tony Stark assumir um papel quase vilanesco, também teremos como vilões o Barão Zemo e Ossos Cruzados. Os personagens dos filmes do Capitão – Soldado Invernal, Falcão, Sharon Carter – e dos outros filmes da Marvel – Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Visão, Máquina de Combate e o estreante Pantera Negra – participarão do filme e se dividirão entre as duas facções. Guerra Civil também servirá de “abre-alas” para Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e Parte 2, que estreiam em 2018 e 2019, respectivamente.

Captain America – Civil Wartem direção dos irmãos Joe Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeelyO elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr.(Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Jeremy Renner (Clint Barton/ Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/ Feiticeira Escarlate), Paul Bettany (Visão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), Don Cheadle(Coronel Jim Rhodes/ Máquina de Combate), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Martin Freeman (papel não-revelado), com participação especial de Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha) e Hayley Atwell (Peggy Carter). O longametragem é o primeiro da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas. As filmagens estão ocorrendo em Berlim, na Alemanha e a estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios