David Gilmour: primeira vez no Brasil?
David Gilmour: primeira vez no Brasil?

Duas boas notícias para os fãs de Pink Floyd, a lendária banda britânica que é uma das mais importantes da história do rock, envolvendo seus dois principais ex-membros: David Gilmour pode fazer shows no Brasil e Roger Waters está escrevendo uma autobiografia, lançará novo disco e fará turnê.

Segundo o site David Gilmour Tour – que não é oficial, mas mantido por fãs – o guitarrista e vocalista do Pink Floyd pode fazer shows no Brasil este ano! Estão pré-agendadas três datas:

  • 12/12, Estádio do Palmeiras, São Paulo;
  • 14/12, Pedreira Paulo Leminsky, Curitiba;
  • 16/12, Arena do Grêmio, Porto Alegre.

Gilmour está lançando um novo álbum solo, chamado Rattle That Lock, e em breve embarcará numa turnê pela Europa, chegando aos EUA no ano que vem. Não seria inoportuno uma turnê pela América Latina no fim deste ano. Se os shows forem confirmados, será a primeira vez que o guitarrista tocará no Brasil.

O site diz que as datas estão em negociação e têm 50% de chances de ocorrerem.

Roger Waters: biografia, disco e turnê.
Roger Waters: biografia, disco e turnê.

Enquanto isso, seu ex-colega de banda, o baixista e compositor Roger Waters, anunciou que está escrevendo suas memórias em uma autobiografia. Waters foi o mentor intelectual do Pink Floyd, autor das letras das canções e o criador dos conceitos que geraram álbuns como Darkside of the Moon e The Wall. Com certeza, Waters tem muito o que contar em livro, inclusive, suas incursões políticas, pois é famoso por sua militância de esquerda.

Além disso, se sabe que o músico está trabalhando em um novo álbum solo, que deve chegar às lojas no ano que vem. Ele também garante que irá voltar à estrada em 2016. A última turnê dele se encerrou em 2013, mas o compositor voltou aos palcos no dia 24 de julho, se apresentando no Newport Folk Festival, com um set totalmente acústico, onde interpretou canções do Pink Floyd, de sua carreira solo, a inédita Crystal Clean e covers de Bob Dylan, Levon Helm e Buddy Guy.

Waters também está lançando o filme Roger Waters – The Wall, que documenta sua última turnê mundial, que será exibido em apenas alguns cinemas brasileiros no dia 29 de setembro.

***

O Pink Floyd surgiu em Londres, em 1965, e se tornou um dos maiores exponentes do Movimento Psicodélico com seu primeiro disco, em 1967. Era formado por Syd Barrett (vocais e guitarra), Roger Waters (baixo e vocais), Richard Wright (teclados e vocais) e Nick Mason (bateria), mas o primeiro foi substituído por David Gilmour em 1968. Depois, a banda se tornou uma das fundadoras do chamado rock progressivo e após anos na cena underground, alçou à categoria de uma das bandas mais populares do planeta pelo sucesso do disco Darkside of the Moon, de 1973. O grupo viveu várias crises nos anos 1980, que resultou na saída de Roger Waters, em 1985. O trio Gilmour, Wright e Mason se reuniu em seguida e prosseguiu a carreira de álbuns e shows e o Pink Floyd encerrou as atividades em 1996. Poucas reuniões ocorreram depois disso.

Anúncios