Arte promocional de Andy Kubert para Dark Knight III.
Arte promocional de Andy Kubert para Dark Knight III.

Batman, o mais popular dos super-heróis criados pela editora DC Comics, terá dois lançamentos especiais em quadrinhos este ano e foram revelados detalhes sobre eles: o terceiro volume da clássica minissérie O Cavaleiro das Trevas e uma nova minissérie chamada Europa.

Dark Knight III: The Master Race terá textos de Frank Miller (o criador da obra original) e Brian Azzarello (de 100 Balas e Batman: Cidade Castigada) e desenhos de Andy Kubert, com arte-final de Klaus Janson (parceiro de Miller na obra original). A minissérie terá 8 capítulos e terá um formato diferenciado: além de uma história em cada capítulo de 32 páginas, cada edição virá com um tipo de encarte com outra história, num formato menor, com outras 16 páginas.

Após o lançamento de cada edição, a DC lançará uma Collector Edition que coletará as duas histórias no formato padrão. Além disso, o 8º capítulo da série virá com uma embalagem para armazenar as edições em uma caixa, tal qual a Panini brasileira faz com sua Coleção Histórica Marvel.

O lançamento de The Master Race será em novembro e todos estão preocupados, já que, embora O Cavaleiro das Trevas, publicada em 1986, seja uma das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos, a sequência da obra, publicada em 2002, foi uma das piores histórias já escritas sobre o Batman, maculando a capacidade de seu criador em relação ao homem-morcego. Suas últimas empreitadas com o Batman foram todas mal-sucedidas. (saiba mais aqui). Além disso, o posicionamento político fascista de Miller em suas obras é outra preocupação constante.  Quem sabe Brian Azzarello conseguiu salvar o material da ruína?

Arte de Jim Lee para Batman: Europa.
Arte de Jim Lee para Batman: Europa.

Batman: Europa (assim mesmo, com “a” e não “e”) será uma minissérie em 4 capítulos, com texto de Mateo Casali e Brian Azzarello, layouts de Giusseppe Camuncoli e arte de vários artistas diferentes, um para cada edição. O número 1 traz o traço do superastro Jim Lee.

Na trama, Batman é infectado por um vírus mortal e precisa da ajuda do Coringa para buscar a cura.

Europa também chega às comic shops dos EUA em novembro. Não há previsão desse material chegar no Brasil, mas a Panini – editora que publica o material original da DC Comics no país – tem sido bastante ágil com os lançamentos que fazem sucesso lá fora.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios