Kurt Cobain: disco solo.
Kurt Cobain: disco solo.

Acompanhando o lançamento do documentário Kurt Cobain – Montage of Heck, o compositor e líder da banda Nirvana ganhará um álbum solo. O disco foi copilado pelo diretor do filme, Brett Morgan, a partir de gravações caseiras de Cobain, com esboços de canções totalmente inéditas, em fitas encontradas nos arquivos pessoais do guitarrista.

O álbum acompanhará o lançamento de Montage of Heck em DVD em 06 de novembro próximo.

Será a primeira copilação de canções inéditas de Cobain desde o Box-Set With The Lights Out, de 2004, que reuniu gravações demo, ao vivo e out takes tanto de inéditas quanto dos velhos sucessos do Nirvana. Contudo, será a primeira vez que se tratará o material como solo do guitarrista, sem o envolvimento de sua banda.

Kurt Cobain – Montage of Heck é dirigido por Brett Morgen (de Rolling Stones – Crossfire Huricane) e tem produção executiva de Francis Cobain, a filha do músico e compositor. Este é o primeiro documentário sobre o artista a ser autorizado pela família dele. Além de depoimentos e animações sobre momentos específicos da carreira, o filme conta com extenso material da coleção pessoal de Cobain, como filmagens caseiras e cadernos e diários. Algumas canções inéditas também estão presentes. Nos EUA, o filme foi exibido nos cinemas em 24 de abril e estreou na TV via HBO em 04 de maio.

Kurt Cobain nasceu em 1967, em Aberdeen, no Estado de Washington, nos EUA, próximo à cidade de Seattle, e ainda adolescente fundou a banda Nirvana, em 1985. Gradualmente, a banda conquistou espaço no rock alternativo dos EUA e, inesperadamente, se tornou um sucesso avassalador após o lançamento do álbum Nevermind, em 1991, eclodindo o movimento conhecido como grunge. O peso da fama, contudo, foi demais para Cobain que, após uma série de eventos turbulentos relacionados à dependência das drogas, terminou se suicidando em abril de 1994. Ele permanece como uma das maiores influências do rock contemporâneo.

Anúncios