Arte promocional de Guerra Civil.
Arte promocional de Guerra Civil.

Enquanto continuam as filmagens, seguem algumas notícias em conta-gotas do bastante esperado Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernale fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. A rodada de hoje fala sobre os lados que os heróis tomarão na disputa do título e reportes sobre o Soldado Invernal e o Pantera Negra. Vamos lá!

Primeiro, de que lado você está? Este era o slogan de Guerra Civil quando lançada nos quadrinhos. Na trama, há uma disputa ideológica entre o Capitão América e o Homem de Ferro, com cada um assumindo uma posição oposta e um grupo de heróis em volta deles, dando início a uma grande batalha entre heróis. Não sabemos como isso será no filme  – tenho minhas suspeitas de que veremos realmente uma “guerra civil” entre os heróis como o quebra-pau das HQs, penso que haverá uma grande luta, mas no resto será mais um tipo de “corrida” de um grupo contra o outro, talvez guardando uma luta um pouco maior entre Steve Rogers e Tony Stark mais perto do fim (antes da união necessária para deter o grande vilão do filme, claro). Afinal, é Hollywood e não HQ. Mas é a Marvel, quem sabe?

Poster de Guerra Civil nas HQs com os lados de cada um. Arte de Michael Turner.
Poster de Guerra Civil nas HQs com os lados de cada um. Arte de Michael Turner.

Bom, mas indo ao tópico, o site Heroic Hollywood afirma que sabe como será a divisão dos times na disputa do filme. Do lado do Capitão América teremos Falcão, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Homem-Formiga e o Soldado Invernal.

Do lado do Homem de Ferro teremos Viúva Negra, Visão, Homem-Aranha e Máquina de Combate.

(O filme ainda traz o Pantera Negra, mas como já adiantou o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, em entrevistas, ele terá suas próprias questões na trama, não tão focado na disputa em si).

A lista não é realmente uma grande surpresa, embora traga uma: a Viúva Negra não permanecer fiel ao Capitão América, tal qual a relação profunda construída entre os dois nos filmes O Soldado Invernal e Vingadores – Era de Ultron. Tendo em vista o caráter da personagem, não seria de estranhar ela ser uma agente dupla, infiltrada no grupo de Stark pelo próprio Steve Rogers. Quem sabe?

Homem-Aranha dividido na Guerra Civil original em quadrinhos.
Homem-Aranha dividido na Guerra Civil original em quadrinhos.

Resta saber se o Homem-Aranha será um fator de “virada” tal qual foi na HQ: começando do lado de Stark e depois mudando para o lado de Rogers. Talvez, esse papel termine cabendo à Viúva Negra…

Bom, se a formação dos lados for esta mesmo (e parece ser, faz sentido dentro do contexto dos filmes), volta à questão: haverá mesmo uma “guerra civil” entre os heróis ou apenas uma concorrência localizada? Vamos esperar pelos trailers…

A Viúva Negra: do lado de Stark?
A Viúva Negra: do lado de Stark?

Agora, as outras notícias. Uma coisa interessante sobre a produção de Guerra Civil que veio à luz do dia esta semana foi que as filmagens se encerraram em Atlanta, depois de mais de seis semanas de trabalho por lá, e agora, aportaram ontem em Berlim, na Alemanha. À princípio, achamos que parte do filme se passará na Alemanha por causa do vilão alemão Barão Zemo, mas há ainda alguns complicadores. As imagens do set mostram o ator Sebastian Stan gravando cenas na capital do país e revelam duas coisas interessantes.

Sebastian Stan na filmagem em Berlin: mesma roupa!
Sebastian Stan na filmagem em Berlin: mesma roupa!

A primeira, é que a roupa usada por seu personagem – um traje civil tradicional – é exatamente a mesma com a qual ele aparece na cena pós-créditos do filme Homem-Formiga, em que ele está aprisionado e o Capitão América e o Falcão discutem em como libertá-lo. Isso significa que o ator está gravando cenas do momento anterior à captura ou mesmo do momento da captura.

A segunda coisa interessante é que, pelo que dá para notar no cenário no qual está inserido – há uma banca de revistas atrás dele – o site Comic Book Movie percebeu que se trata de um jornal romeno e não alemão, pela língua usada. Isso é muito curioso, pois situa a cena na Romênia e não na Alemanha. O que isso significa para o filme, ninguém sabe. Mas por outro lado, rende uma grande curiosidade: o próprio Sebastian Stan é romeno (nasceu na Romênia e migrou aos 8 anos de idade para a Áustria, porque sua mãe era pianista, e depois, aos 12 anos para os Estados Unidos). Homenagem ou coincidência? Zemo será romeno em vez de alemão?

O Barão Zemo nos quadrinhos.
O Barão Zemo nos quadrinhos.

(Esta última questão não é desimportante nem gratuita: talvez seja uma manobra da Marvel de internacionalizar mais ainda seus filmes e também tirar o peso dos “vilões alemães” do Capitão América, refugos do nazismo. O Caveira Vermelha era alemão, assim como o Barão Von Strucker de Era de Ultron; mas Ermin Zola é apresentado como suíço em Capitão América – O Primeiro Vingador. Talvez, Zemo seja romeno. Por que não?).

Chad Boseman é o Pantera Negra.
Chad Boseman é o Pantera Negra.

Por fim, o Heroic Hollywood afirma saber o motivo que coloca o Pantera Negra dentro da trama: segundo o site, o soberano de Wakanda, T’Chaka é assassinado no filme, o que obriga seu filho, T’Challa a ocupar seu lugar e ir se defrontar com a questão.

E que questão é essa? Já discutimos em outros posts: Wakanda é a única fonte de vibranium, o metal alienígena que forma o escudo do Capitão América e o corpo do Visão e foi usado como arma em grande escala pela HIDRA em Era de Ultron. No filme, esse contrabando ilegal de vibranium será o motivo de algum tipo de jogada diplomática agressiva de Wakanda nas Nações Unidas e vai se “comunicar” com a Lei de Registro de Superhumanos que motivará a cisão entre Rogers e Stark.

Desse modo, T’Chaka terá um papel pequeno no filme e rumores apontam o ator Ernie Hudson (de Os Caça-Fantasmas) no papel. Nos quadrinhos é a morte dele que motiva seu filho a se tornar o Pantera Negra. E o assassino é justamente Ulysses Klaw, que se transforma no vilão Garra Sônica; personagem que apareceu em Era de Ultron como Ullysses Klaue.

***

Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven, sendo a história da Marvel mais importante daquela década, mudando o status quo dos personagens por anos.

No filme, uma tragédia fará o Governo dos EUA baixar uma lei que exige o controle dos superhumanos, abrindo um debate acirrado entre o Homem de Ferro(que defenderá a lei) e o Capitão América (que julgará que ela fere dos os direitos civis). O Homem-Aranha terá uma participação importante no filme como alguém que fica dividido entre as duas facções. Além de Tony Stark assumir um papel quase vilanesco, também teremos como vilões o Barão Zemo e Ossos Cruzados. Os personagens dos filmes do Capitão – Soldado Invernal, Falcão, Sharon Carter – e dos outros filmes da Marvel – Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Visão, Máquina de Combate e o estreante Pantera Negra – participarão do filme e se dividirão entre as duas facções. Guerra Civil também servirá de “abre-alas” para Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e Parte 2, que estreiam em 2018 e 2019, respectivamente.

Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeelyO elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr.(Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Jeremy Renner (Clint Barton/ Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/ Feiticeira Escarlate), Paul Bettany (Visão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), Don Cheadle(Coronel Jim Rhodes/ Máquina de Combate), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Martin Freeman (papel não-revelado), com participação especial de Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha) e Hayley Atwell (Peggy Carter). O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. As filmagens já iniciaram em Atlanta, no Estado da Georgia, nos EUA e a estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios