A imagem da capa da revista sem os letreiros.
A imagem da capa da revista sem os letreiros.

A revista Empire está dedicando uma capa a Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis, e os detalhes da reportagem começam a sair na internet, de modo que estamos soterrados de pequenas novidades sobre o filme. Vamos listar as mais interessantes.

Uma das mais interessantes revelações está justamente na ligação deste filme com Esquadrão Suicida, filme que adaptará as aventuras do grupo de vilões forçados a trabalhar para o Governo dos EUA em troca da redução de pena, publicado nas revistas da DC Comicse levado aos cinemas pela Warner Bros. dentro do mesmo universo ficcional de Batman e Superman, que também estreia em 2016. Já sabíamos que o Batman iria participar deste outro longa (uma participação pequena, até onde se sabe); porém, a revista revela que em Esquadrão Suicida será mostrado que foi o Batman quem pôs todos aqueles criminosos na prisão de Belle Reve, de modo que tem uma ligação próxima com aqueles que irão formar a Força Tática X (o nome oficial do grupo).

Batman terá ligações próximas com o Esquadrão Suicida.
Batman terá ligações próximas com o Esquadrão Suicida.

Isso quer dizer que o homem-morcego não apenas prendeu o Coringa e a Arlequina – como fica claro nas fotos das filmagens e mesmo no trailer do filme – mas também outros nomes, como Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Crocodilo e a Enchantress. Isso deverá dar mais peso à importância do cavaleiro das trevas no novo Universo Cinematográfico da DC construído a partir de Esquadrão Suicida e A Origem da Justiça.

Todo o Esquadrão Suicida foi preso pelo Batman.
Todo o Esquadrão Suicida foi preso pelo Batman.

Na reportagem – provavelmente escrita antes do lançamento do último trailer de A Origem da Justiça (veja aqui) – o diretor Zack Snyder confirma que Bruce Wayne terá entre 45 e 46 anos de idade e que já é o Batman há 20 anos quando a história começa. E ainda diz:

Toda a história [do Batman] está lá. Houve uma vez um Robin? Possivelmente! Ele perdeu alguns entes próximos e queridos e não necessariamente de velhice ou doença.

A cena do trailer com o uniforme do Robin.
A cena do trailer com o uniforme do Robin.

Isso claro nos remete ao Robin Jason Todd, que de certo modo já está confirmado no filme, já que no trailer podemos ver o uniforme do Robin (grafado com letras do Coringa) exposto em um tipo de altar na batcaverna, exatamente como nos quadrinhos. (Nas HQs, Jason Todd, o segundo Robin, foi morto pelo Coringa em uma missão). [Saiba mais aqui]. Outra coisa que essa fala pode remeter é ao Comissário Jim Gordon, que rumores afirmam também estar morto quando a história começa.

Rapidamente, outros pontos trazidos pela reportagem:

A Mansão Wayne em ruínas vista no trailer.
A Mansão Wayne em ruínas vista no trailer.
  • Zack Snyder diz que todos os novos filmes da DC Comics se encaixam em uma única e grande história. A revista pôde visualizar uma linha do tempo que precisa quando cada filme se passa e como se conectam entre si, explicada pela produtora Deborah Snyder. Os demais diretores – ele cita nominalmente David Aja de Esquadrão Suicida – têm uma enorme liberdade criativa para realizar seus filmes, mas tem que respeitar determinados limites para que a história fique coesa.
  • Os heróis do filme em versão cartoon: a Liga da Justiça vem aí...
    Os heróis do filme em versão cartoon: a Liga da Justiça vem aí…

    O conceito da Liga da Justiça guia todos esses filmes. (O filme da equipe será dirigido pelo próprio Snyder e lançado em 2017).

  • Em A Origem da Justiça, Batman precisa lidar com o fato de que ele é um vigilante violento que passou anos prendendo bandidos, mas agora, está encarando outra coisa, alguém como o Superman, com poderes divinos. O homem-morcego terá um tipo de crise de consciência, sobre ser apenas um vigilante ou algo mais.
  • Bruce Wayne não vive mais na Mansão Wayne, que aparece em ruínas no trailer já lançado. Os velhos rumores de que o bilionário vive em um tipo de casa de campo supermoderna dentro do terreno da mansão são verdadeiros. Mas é uma casa bastante arrojada.
  • Clark Kent e Lois Lane vivem juntos em um apartamento, mostrando que o relacionamento deles cresceu bastante desde o último filme.
  • Lex Luthor vive em uma casa extravagante – a locação usada foi um museu! – mas sua intimidade não é mostrada, como uma forma de exibir que ele não dá acesso a ninguém sobre sua vida.
  • As cidades de Gotham City e Metrópolis serão tratadas como as duas cidades irmãs que são nos quadrinhos, bastante diferentes uma da outra. Gotham é descrita como ao estilo de Detroit (sombria, meio em ruínas, violenta), enquanto Metrópolis é Toronto com esteroides (iluminada, reluzente, bonita).

***

Capa variante da Empire, com as versões civis de Batman e Superman.
Capa variante da Empire, com as versões civis de Batman e Superman.

Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. Outros personagens da DC Comics, como Aquaman e Ciborgue, terão pequenas participações no filme. A cidade de Detroit serve de modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens ocorreram no Estado de Michigan e já se encerraram.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios