Chris Squire (esquerda) e o Yes: banda seguirá em frente.
Chris Squire (esquerda) e o Yes: banda seguirá em frente.

A revista Billboard trouxe a notícia de que a banda britânica Yes, uma das mais significativas representantes do rock progressivo da história, irá prosseguir suas atividades apesar da morte recente do baixista Chris Squire, o único de seus membros que participou de todos os álbuns da longeva carreira do grupo.

Chris Squire morreu aos 67 anos, no último dia 28 de junho, vítima de leucemia. Um dos maiores baixistas da história do rock e coautor de várias das principais canções da banda, além de importante vocalista de apoio, Squire também foi um dos fundadores do grupo e sofreu de uma versão extremamente agressiva da doença, morrendo cerca de um mês após o anúncio de que estava doente.

Em entrevista à Billboard, o baterista Alan White (no grupo desde 1973) disse que Squire expressou explicitamente de que a banda devia seguir em frente “não importa o que acontecesse” com ele. O plano inicial era de que o Yes mantivesse a turnê que se inicia em agosto pela Europa, enquanto o baixista se recupera, com ele retornando à banda na primavera do ano que vem (março, abril, maio, no hemisfério norte) para outra excursão. Quando a situação do músico se deteriorou, ele mesmo comunicou a White de que a banda devia seguir em frente sem ele.

O Yes irá recrutar o baixista Billy Sherwood, amigo pessoal de Squire e da banda, para substituí-lo.

O Yes se formou em Londres em 1968, com membros advindos de várias outras bandas. Após dois álbuns sem sucesso, a banda ganhou notoriedade em 1971 com The Yes Album. No ano seguinte, reuniu a sua formação mais famosa: Jon Anderson (vocais), Chris Squire (baixo e vocais), Steve Howe (guitarras), Rick Wakeman (teclados) e Bill Bruford (bateria). Este último seria logo substituído por Alan White. Com várias trocas na formação, o Yes encerrou as atividades em 1980; mas retornou três anos depois com outro estrondoso sucesso. Desde então, continua na ativa, variando sempre entre um determinado grupo de músicos.

Anúncios