David Gilmour: novo disco e nova turnê.
David Gilmour: novo disco e nova turnê.

Semana passada, o guitarrista britânico David Gilmour, ex-membro da lendária banda Pink Floyd, uma das mais importantes da história do rock, anunciou oficialmente o lançamento de seu novo disco solo: Rattle That Lock. O bom recebimento do novo single do cantor, homônimo ao disco, motivou o público: segundo o site oficial do músico, a grande demanda por ingressos motivou o anúncio de quatro shows extra da turnê que fará nos EUA no ano que vem.

Veja abaixo a lista de shows da turnê, com as novas datas em negrito:

  • Hollywood Bowl, Los Angeles, 24 de março de 2016;
  • Hollywood Bowl, Los Angeles, 25 de março;
  • Air Canada Centre, Toronto, 31 de março;
  • Air Canada Centre, Toronto, 01 de abril;
  • United Center, Chicago, 04 de abril;
  • United Center, Chicago, 08 de abril;
  • Madison Square Garden, Nova York, 11 de abril;
  • Madison Square Garden, Nova York, 12 de abril.

Antes de excursionar pela América do Norte, Gilmour fará uma turnê pela Europa em setembro próximo. (Veja datas aqui).

Rattle That Lock é o sucessor de On A Island, lançado em 2006, e é o quarto álbum solo de David Gilmour, que foi o guitarrista e principal vocalista do Pink Floyd de 1968 até o fim oficial do grupo, em 1996. Nos últimos anos, o músico tem estado bem ativo, tendo lançado, junto ao Pink Floyd, o álbum instrumental The Endless River, em 2013, a partir de sessões de gravação dos anos 1990.

Ouça no player abaixo o single Rattle That Lock:

Rattle That Lock, o álbum, conta com coprodução do guitarrista Phil Manzanera (do Roxy Music), que também toca no disco e tem participação do pianista e apresentador de TV Jools Holland. As letras são da romancista Polly Samson, esposa de Gilmour e autora das letras de The Division Bell, álbum do Pink Floyd de 1994. O lançamento do álbum será em 18 de setembro.

Capa de Rattle That Lock.
Capa de Rattle That Lock.

A track list do disco é a seguinte:

1. 5 A.M. (Gilmour)
2. Rattle That Lock (Gilmour/Samson/Boumendil)
3. Faces Of Stone (Gilmour)
4. A Boat Lies Waiting (Gilmour/Samson)
5. Dancing Right In Front Of Me (Gilmour)
6. In Any Tongue (Gilmour/Samson)
7. Beauty (Gilmour)
8. The Girl In The Yellow Dress (Gilmour/Samson)
9. Today (Gilmour/Samson)
10. And Then… (Gilmour)

David Gilmour nasceu em Grantchester, na Inglaterra, e cresceu em Cambridge, cidade na qual conheceu Syd Barrett e Roger Waters ainda na adolescência. Estes dois formariam, em Londres, em 1965, a banda Pink Floyd. Após estourarem com um disco de sucesso, Barrett apresentou problemas mentais e Gilmour terminou substituindo o amigo na banda a partir de1968. A partir de então, Gilmour se transformou na voz, a guitarra e no rosto da banda, enquanto Waters era a grande força criativa nas composições. Depois de anos como uma das mais importantes bandas do underground do Reino Unido, o Pink Floyd estourou para osucesso mundial em 1973, com o álbum Darkside of the Moon.

Com o passar dos anos, a tensão entre Waters e Gilmour foi aumentando até Waters abandonar o grupo em 1985. Gilmour comandou a última encarnação do Pink Floyd até 1996, quando encerraram as atividades. Depois disso, ocorreram apenas algumas reuniões rápidas e o lançamento do álbum The Endless River, ano passado, formado a partir de sessões de gravação dos anos 1990.

Anúncios