Batman vs Superman: Robin presente.
Batman vs Superman: Robin presente.

Em primeiro lugar, uma consideração: isso não é um rumor, é um fato consumado e oficial: o Robin está presente em Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. O (fantástico) trailer do filme mostra explicitamente o uniforme do Robin numa situação exata ao dos quadrinhos originais: exposto em um tipo de altar na batcaverna. A questão que ficou no ar foi: quem irá vivê-lo? O site Heroic Hollywood tem a resposta!

Eli Snyder será Jason Todd?
Eli Snyder será Jason Todd?

Segundo o HH, quem assume o manto do menino prodígio é Eli Snyder, o próprio filho do diretor Zack Snyder. Atualmente um jogador de futebol americano pelo Versity, o rapaz não é inteiramente desconhecido dos fãs, já tendo atuado em dois filmes do pai: ele viveu o grego Leônidas criança em 300 de Esparta e de maneira mais nítida o jovem Rorschach em Watchmen.

Como quem assistiu aos filmes já percebeu, só apenas participações especiais rápidas, mas importantes. Deve ser no mesmo sentido que Eli Snyder retorna ao universo cinematográfico do pai: encarnando o Robin Jason Todd por alguns segundos na tela, embora em uma cena memorável: o garoto sendo morto pelo Coringa, exatamente como na saga Morte em Família, escrita por Jim Starlin e desenhada por Jim Aparo, em 1988. (Saiba mais aqui).

A cena brutal na arte de Jim Aparo.
A cena brutal na arte de Jim Aparo.

É por isso que o uniforme do Robin está em um altar na batcaverna, como um memorial, mas uma dolorosa lembrança ao Batman de seu maior fracasso. Curiosamente, a primeira menção à morte de Jason Todd aparece em Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, publicada em 1986, dois anos antes do evento. Neste caso, era uma história situada no futuro e o homem-morcego cita (implicitamente) que o rapaz fora morto em ação.

A cena do trailer com o uniforme do Robin.
A cena do trailer com o uniforme do Robin.

Todavia, como ninguém fica morto de verdade nos quadrinhos, nos dias atuais, Jason Todd está novamente vivo, encarnando a identidade do dúbio e violento Capuz Vermelho.

Talvez, A Origem da Justiça – e mais explicitamente o Universo DC dos Cinemas – vá por essa mesma linha (provavelmente ignorando a ressuscitação) e mostrando que Batman tentou treinar um sucessor, que acabou morto, e este é Jason Todd.

Os Robins em sentido horário: Dick Greyson, Jason Todd, Tim Drake, Damian Wayne, Stephannie Brown e Carrie Kelley.
Os Robins em sentido horário: Dick Greyson, Jason Todd, Tim Drake, Damian Wayne, Stephannie Brown e Carrie Kelley.

O que os fãs esperam é que o cinema não ignore (pelo menos) a existência de Dick Greyson, o primeiro Robin.

(Confuso? Explicamos: nas HQs existiram várias pessoas encarnando a identidade de Robin. O primeiro foi Dick Greyson, que é o Robin que o grande público conhece. Na cronologia da DC, ao chegar no fim da adolescência, Greyson deixou de lado a identidade de Robin e assumiu outra, a de Asa Noturna. Com isso, Batman colocou Jason Todd como o segundo Robin, até este ser morto pelo Coringa. Pouco depois, o hacker Tim Drake o convenceu a ser o terceiro Robin. Houve uma Robin menina (Stephannie Brown, a Salteadora) e hoje temos o quinto Robin: Damian Wayne, o filho do Batman com Talia Head.).

Dick Greyson é um dos personagens da DC mais amados pelos fãs de quadrinhos e estes querem vê-lo como Asa Noturna nos cinemas. Será possível? Ou dois Robins é demais para o mundo cinematográfico?

Eli Snyder e o pai Zack: confirmação?
Eli Snyder e o pai Zack: confirmação?

Por fim, voltando ao tópico, o fotógrafo Clay Enos, que trabalha na produção de A Origem da Justiça pôs lenha na fogueira e postou no Twitter uma imagem de Snayder pai e filho com a legenda “boy wonder?”, o que pode ser tanto uma confirmação quanto uma piada em cima do rumor.

O que você aposta?

Apenas lembrando que o nível de acerto do HH é enorme.

***

Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. Outros personagens da DC Comics, como Aquaman e Ciborgue, terão pequenas participações no filme. A cidade de Detroit serve de modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens ocorreram no Estado de Michigan e já se encerraram.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios