Batman: praticamente confirmado o filme dirigido por Ben Affleck.
Batman: praticamente confirmado o filme dirigido por Ben Affleck.

Já há alguns dias corre o rumor de que o ator e diretor Ben Affleck irá comandar um novo filme solo do Batman, o mais popular dos heróis da DC Comics, levado aos cinemas pela Warner Bros., dentro do novo universo cinematográfico que a DC está construindo (saiba mais aqui). O boato começa a ganhar força de confirmação, agora que sites como o Deadline Hollywood garantem que irá mesmo ocorrer.

É esperado, inclusive, que o novo filme possa ser confirmado no próximo sábado no painel da Warner Bros. dentro da Comic-Con de San Diego.

Ben Affleck como Bruce Wayne:  também na direção.
Ben Affleck como Bruce Wayne: também na direção.

O ator Ben Affleck – que vive o homem-morcego pela primeira vez em Batman vs Superman – A Origem da Justiça, que estreia em 2016 – estará presente no evento e o mesmo site diz que ele e Henry Cavill (que vive o Superman) irão assinar autógrafos no evento. Também é esperado que um novo trailer deste filme seja exibido na ocasião.

Ben Affleck ganhou o Oscar de Melhor Diretor por Argo (seu terceiro filme como diretor, lançado em 2013) e já ganhou também o Oscar de Melhor Roteiro Original (em parceria com Matt Damon) por Gênio Indomável. Segundo o site, ele começaria os trabalhos no novo filme solo do homem-morcego – que alguns chamam de The Batman – logo após terminar seu próximo filme como diretor: Live by Night, adaptado do livro de Dennis Dehane.

Arte conceitual do filme, baseada nos desenhos de Frank Miller.
Arte conceitual do filme, baseada nos desenhos de Frank Miller.

Além da estreia como Bruce Wayne em A Origem da Justiça, Affleck viverá o Batman em uma pequena participação especial em Esquadrão Suicida, que também chega aos cinemas em 2016 (saiba mais aqui). Em seguida, ele volta a vestir o capuz em Liga da Justiça – Parte 1, em 2017. Não está claro até agora em que momento seria lançado The Batman, mas é provável em 2018 ou 2019.

Terra Um: origem realística do Batman por Geoff Johns.
Terra Um: origem realística do Batman por Geoff Johns.

O Deadline diz que o roteiro será escrito em coautoria com Geoff Johns, que é o Diretor Criativo da DC Entertainment, a empresa guarda-chuva da companhia. Johns é um aclamado escritor de HQs e, embora mais famoso por suas histórias do Superman e Lanterna Verde, é o responsável por Batman – Terra Um, uma graphic novel que conta uma versão mais realística da origem do homem-morcego e do início de sua carreira de combatente ao crime.

Geoff Johns é um nome curioso para assumir o roteiro, pois tem uma visão bastante “clássica” dos personagens (o que é notório especialmente em seu Superman, pois são dele algumas das obras recentes mais importantes do personagem, como Origem Secreta, Brainiac, O Último Filho, Novo Krypton e Guerra dos Supermen). Johns já contribuiu com vários roteiros para as séries de TV dos personagens da DC, como Smallville, Arrow e Flash.

Uma questão interessante no reporte do Deadline é que, desta vez, não é citado o nome do roteirista Chris Terrio (que assina Argo e A Origem da Justiça, bem como do vindouro Liga da Justiça – Parte 1). Talvez, Terrio (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Argo) esteja realmente sobrecarregado de heróis da DC para contribuir com o texto. Ou então (outra opção bastante provável), Affleck e Johns produziram a premissa do texto, enquanto Terrio será o responsável pelo roteiro final.

Batman aparecerá em vários filmes antes do solo.
Batman aparecerá em vários filmes antes do solo.

(No esquema de Hollywood é assim que funciona: se produz primeiro a premissa – creditado como “Story by…” – que estabelece a trama geral e os parâmetros gerais do que será o filme [é a partir deste ponto em que é dado o “sinal verde” da produção]; para em seguida ser feito o roteiro propriamente dito, que traz as descrições das cenas e os diálogos – creditado como “Screenplay by…”).

O site até especula que Affleck e Johns já estão escrevendo o texto e terão uma primeira versão do roteiro no final do verão, ou seja, no mês de setembro.

De qualquer modo, é bem possível que grandes novidades venham a ser anunciadas no sábado. Aguardemos…

Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios