O cantor e compositor norteamericano Brian Wilson, líder da lendária banda The Beach Boys, ganhará em breve uma cinebiografia: Love and Mercy e o trailer do longametragem foi lançado esta semana. Veja abaixo: https://youtu.be/uAPWh9O6DHI

Os Beach Boys reais em 1967, com Brian Wilson (topo-esq.).
Os Beach Boys reais em 1967, com Brian Wilson (topo-esq.).

Em Love and Mercy, acompanhamos a vida de Brian Wilson em dois momentos distintos da carreira: na juventude, em pleno auge criativo dos Beach Boys, entre 1965 e 1967; e anos mais tarde, quando já era um semiaposentado músico doente e decadente, e conhece uma mulher chamada Melinda, no meio dos anos 1980. O filme intercala os dois momentos, no qual o compositor é vivido por Paul Dano (jovem) e John Cusack (mais velho). O elenco ainda conta com Elizabeth Banks (de Jogos Vorazes) como Melinda e Paul Giamatti (de Sideways) como o Dr. Eugene Landy. A direção é de Bill Pohlad (produtor de 12 Anos de Escravidão) e o lançamento oficial é em 10 de julho nos EUA e 06 de agosto no Brasil. A obra já foi exibida no Festival de Cinema de Toronto.

Brian Wilson no auge, em 1966.
Brian Wilson no auge, em 1966.

Brian Wilson nasceu na Califórnia, nos EUA, em 1942, filho de um famoso compositor de trilhas para o cinema; e ainda adolescente montou com os irmãos Carl (guitarra) e Dennis (bateria) os Beach Boys, agregando o primo Mike Love (vocais) e o vizinho Al Jardine (guitarra), em 1961. A banda tocava músicas despretensiosas na temática “praia, garotas, carros” típicas da Califórnia e foi sucesso imediato naquele estado, embora não em nível nacional. O grupo só se tornou realmente famoso após a Invasão Britânica, liderada pelos Beatles, em 1964. A partir de então, os Beach Boys se tornaram a principal banda “made in USA” a fazer frente ao sucesso vindo do outro lado do Atlântico. Influenciado pelo rock mais elaborado dos britânicos, Brian Wilson deixou de se apresentar ao vivo – com Bruce Johnson (baixo) assumindo seu lugar – para se dedicar exclusivamente à composição e às gravações da banda. Com isso, o som dos Beach Boys ficou ainda mais harmonioso e complexo, atingindo ainda mais sucesso, cujo ápice foi o álbum Pet Sounds, em 1966, e o single Good Vibrations. Por essas obras, a banda se tornou uma das mais importantes da história do rock e a qualidade de suas gravações é impressionante. Veja este vídeo de Brian Wilson conduzindo a gravação de Good Vibrations:

E Depois disso, a obsessão em ser melhor e perfeccionista, o uso de drogas pesadas e uma série de traumas psicológicos causaram um surto psicótico em Wilson, do qual nunca mais se recuperou totalmente. Desde então, vive à sombra do que foi no passado. Saiba mais sobre a vida de Brian Wilson clicando aqui e sobre a carreira dos Beach Boys aqui.

Anúncios