Roger Waters: nova carta a Caetano e Gil.
Roger Waters: nova carta a Caetano e Gil.

Dias atrás, o músico e compositor britânico Roger Waters, ex-líder da banda Pink Floyd, lançou publicamente uma carta de apelo aos músicos brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil, solicitando que a dupla famosa internacionalmente pelo movimento da Tropicália, não se apresentasse em Israel no mês de julho.

O motivo do apelo de Waters é um movimento de boicote não-violento contra Israel, por causa da causa da Palestina. Em motivo da ausência de uma resposta pública, o músico famoso por seu ativismo político escreveu outra carta à dupla dos brasileiros. Veja abaixo, transcrita da revista Rolling Stone:

Ao Editor,

No mês passado eu escrevi para Caetano e Gil e não recebi nenhuma resposta, mas suponho que eles irão cruzar a linha do piquete e tocar em Tel Aviv. Que seja. Eles devem ter razões imperativas que estão guardando para si mesmos. Em minha carta a eles, eu falei sobre futebol, praias, direitos humanos e sonhos. Aqui vai uma história sobre sonhos e futebol.

Jawhar Nasser Jawhar, 19, e Adam Abd al-Raouf Halabiya, 17, dois jovens e promissores jogadores de futebol, sonhavam em um dia jogar profissionalmente, talvez até defendendo a camisa do país deles. Em 31 de janeiro, enquanto eles caminhavam para casa, saindo de uma sessão de treinamento no Estádio de Faisal al-Husseini em al-Ram, no centro da Cisjordânia, forças israelenses abriram fogo contra eles sem aviso.

Jawhar foi atingido sete vezes em seu pé esquerdo e três vezes no direito. Halabiya foi ferido uma vez em seu pé esquerdo e uma no direito. Médicos no hospital governamental de Ramallah dizem que os dois nunca chutarão uma bola de futebol de novo; na verdade, serão necessários seis meses de tratamento antes que os médicos possam avaliar se eles poderão andar novamente.

Estes dois jovens não foram acusados de nenhum delito, e nenhum inquérito foi aberto sobre as ações dos soldados responsáveis por suas lesões incapacitantes.

Assim, Caetano e Gil, Jawhar e Halabiya não estarão presentes no show de vocês em Tel Aviv. No entanto, os homens que os balearam estão livres para comparecer, se desejarem.

Roger Waters

Gilberto Gil e Caetano Veloso: show em Israel.
Gilberto Gil e Caetano Veloso: show em Israel.

Já na primeira carte, a assessoria de Caetano e Gil havia afirmado que os concertos seriam mantidos. Agora, Gil respondeu ao site UOL, durante uma premiação:

Nós fomos contratados, e espero que os shows sejam mantidos. Foram duas cartas, eu li e não vou responder, porque acho que não carece de uma resposta pessoal. Foi uma coisa colocada ao nível da dimensão pública. É uma carta pública. Mantendo a minha ida [a Israel], que também é pública, acho que isso já suficiente como resposta.

Gil e Caetano farão em breve uma grande turnê internacional e tocarão em Tel AViv, em Israel, no dia 28 de julho próximo.

Roger Waters nasceu em Surrey na Inglaterra, em 1943, mas viveu toda a infância e juventude em Cambridge. Ele fundou o Pink Floyd em 1965 e a estreia fonográfica veio em 1967 com sucesso. Permanecendo no circuito alternativo por alguns anos, o Pink Floyd se tornou uma das bandas de maior sucesso do mundo em 1973, com o lançamento do álbum Darkside of the Moon. Após uma série de brigas e crises, Roger Waters deixou a banda em 1985, mas esta prosseguiu sem ele até 1996. Roger Waters fez uma carreira solo com pouco sucesso, mas aclamada pela crítica em discos como The Pros and Cons of Hitching Hiking (1984), Radio KAOS (1987) e Amused to Death(1992), além da ópera Ça Ira (2005).

Anúncios