David Gimour: Rattle that Lock é o novo disco.
David Gimour: Rattle that Lock é o novo disco.

Segundo o site The Consequences of Sound, David Gilmour, a guitarra e voz principal da lendária banda britânica Pink Floyd, anunciou o título de seu próximo álbum solo. O disco se chamará Rattle that Lock e é o sucessor de On a Island, lançado em 2006.

A gravação contou com participações de Phil Manzanera (da banda Roxy Music) e Jools Holland, além da escritora Polly Samson, esposa de Gilmour, que é a responsável pelas letras. Segundo ela, o tema do disco é “Carpem Diem, aproveite cada momento; olhe para o futuro, apenas faça e não se segure”.

Curiosamente, esse tema não se aplica ao Pink Floyd. Gilmour já declarou várias vezes que fica muito nervoso com qualquer coisa relacionada à antiga banda e que um retorno está fora de questão. A banda lançou um álbum novo ano passado – The Endless River – mas tratava-se de material de arquivo datado de 1993. O fato de Gilmour ter se reunido a Roger Waters no Live 8 em 2006 (e outras ocasiões posteriores) lança, desde então, esperanças de que os dois músicos retomem o Pink Floyd e a parceria que fez a banda famosa nos anos 1970. Mas isto está fora de questão.

Em declaração ao site Classic Rock, Gilmour sentenciou:

Gilmour e Waters reunidos em 2010: Pink Floyd nunca mais.
Gilmour e Waters reunidos em 2010: Pink Floyd nunca mais.

Apesar de não ter nada – quer dizer, quase nada – além de boas lembranças da parceria com Roger, não irá acontecer [um retorno do Pink Floyd].

David Gilmour se apresentou este fim de semana no Borris House Festival of Writing and Ideas, em Carlow, na Irlanda, e adiantou duas canções que estarão no álbum: The girl in the yellow dress e Boots on the ground.

David Gilmour no Pink Floyd nos anos 1970.
David Gilmour no Pink Floyd nos anos 1970.

O álbum será lançado em setembro para coincidir com uma grande turnê de Gilmour pelo Reino Unido e Europa.

David Gilmour nasceu em Grantchester, na Inglaterra, e cresceu em Cambridge, cidade na qual conheceu Syd Barrett e Roger Waters ainda na adolescência. Estes dois formariam, em Londres, em 1965, a banda Pink Floyd. Após estourarem com um disco de sucesso, Barrett apresentou problemas mentais e Gilmour terminou substituindo o amigo na banda a partir de1968. A partir de então, Gilmour se transformou na voz, a guitarra e no rosto da banda, enquanto Waters era a grande força criativa nas composições. Depois de anos como uma das mais importantes bandas do underground do Reino Unido, o Pink Floyd estourou para osucesso mundial em 1973, com o álbum Darkside of the Moon.

Com o passar dos anos, a tensão entre Waters e Gilmour foi aumentando até Waters abandonar o grupo em 1985. Gilmour comandou a última encarnação do Pink Floyd até 1996, quando encerraram as atividades. Depois disso, ocorreram apenas algumas reuniões rápidas e o lançamento do álbum The Endless River, ano passado, formado a partir de sessões de gravação dos anos 1990.

Anúncios