Demolidor ganha a companhia do Justiceiro na segunda temporada.
Demolidor ganha a companhia do Justiceiro na segunda temporada.

Um grata surpresa caiu no colo dos fãs ontem. Foi anunciado oficialmente que o anti-herói Justiceiro aparecerá na segunda temporada de Demolidor, a série de TV que será exibida pelo canal de internet Netflix, em parceria com a Marvel Television e o ABC Studios, adaptando o homem sem medo das revistas da Marvel Comics. E o melhor, será interpretado por Jon Bernthal (de The Walking Dead e Corações de Ferro), um ator bastante apreciado pelos fãs.

Jon Bernthal é o novo Justiceiro da Marvel.
Jon Bernthal é o novo Justiceiro da Marvel.

Demolidor é uma das mais sensacionais séries de TV já feitas – aguarde em breve uma resenha do HQRock – e a segunda temporada virá em 2016, mas não há nenhum adiantamento da trama a ser usada. Os fãs esperam, contudo, ver A Saga de Elektra adaptada à TV. E faz todo o sentido numa construção cronológica. A história é um dos maiores clássicos das histórias em quadrinhos em todos os tempos e foi criada pelo escritor e desenhista Frank Miller entre 1981 e 1983. (Saiba mais sobre A Saga de Elektra clicando aqui).

[E esperamos A Queda de Murdock para a terceira temporada? Quem sabe?].

A Saga de Elektra tem uma importante participação do Justiceiro. Rumores também garantem que a segunda temporada terá o vilão Mercenário, um contraponto interessante com o Demolidor e um meio termo com o Justiceiro em si.

Para saber mais sobre o Demolidor, leia a primeira parte do Dossiê especial do HQRock sobre o personagem.

O Justiceiro nas HQs.
O Justiceiro nas HQs.

O Justiceiro é um famoso personagem da Marvel, um anti-herói que decide eliminar os criminosos de Nova York com as próprias mãos. Nas HQs, ele é um ex-militar veterano de guerra que, após tentar viver uma vida comum, com esposa e filhos, tem a família inteiramente assassinada no fogo cruzado de uma guerra de gangues entre mafiosos. A partir de então, ele vira um foragido da lei, travando uma guerra particular contra o crime organizado, o que o coloca em um meio termo entre os vilões e os heróis.

O personagem foi criado por Gerry Conway e John Romita, aparecendo pela primeira vez em Amazing Spider-Man 129, de 1974, numa aventura do Homem-Aranha. Ao longo dos anos 1970 e início dos 1980, o Justiceiro continuou aparecendo como personagem coadjuvante nas histórias da Marvel, especialmente do aracnídeo e do Demolidor, até que sua popularidade aumentou tanto que ganhou uma revista própria no fim dos anos 1980, revista esta que foi um dos maiores sucessos de vendas dos anos 1990. Da década de 2000 para cá, apesar de ter perdido a maior parte de sua popularidade, o personagem ganhou uma série de histórias cults, bastante apreciadas pelos críticos, escritas por Garth Ennis e desenhadas por Steve Dillon.

Demolidor versus Justiceiro em Daredevil 183: coreografias de Miller.
Demolidor versus Justiceiro em Daredevil 183: coreografias de Miller.

O Justiceiro já foi adaptado aos cinemas três vezes: O Justiceiro, de 1989, vivido por Dolph Lundgren; O Justiceiro, de 2004, vivido por Thomas Jane; e Justiceiro – Zona de Guerra, de 2008, vivido por Ray Stevenson; todavia, nenhum deles agradou público e crítica, apesar da riqueza das HQs em que se basearam. A Marvel chegou a anunciar uma série de TV para o personagem em 2011 (saiba mais aqui), porém, esta nunca se concretizou.

***

Jon Bernthal é a cara do Justiceiro!
Jon Bernthal é a cara do Justiceiro!

Demolidor é a primeira série de TV de um pacote da Marvel com oNetflix, que envolverá outras três séries (Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro) e uma minissérie que reunirá todas: Os Defensores. As séries serão exibidas com exclusividade pela internet, tal qual outros produtos do Netflix.  O elenco traz: Charlie Cox (Matt Murdock/ Demolidor), Vincent D’Onofrio (Wilson Fisk/ Rei do Crime), Rosario Dawson (Claire Temple), Deborah Ann Wolf (Karen Page), Elden Henson (Foggy Nelson), Aylet Zurer (Vanessa Marianna), Bob Gunton (Leland Owlsley/ Coruja), Toby Leonard Moore (Wesley), Vondie Curtis-Hall (Ben Urich), Scott Glenn (Stick) e Peter Shinkoda (Nobu). A série é produzida por Jeph Loeb (Smallville, Lost), Steven DeKnight (de Buffy, Smallville e Spartacus) e Drew Goddard (de Lost e Cabin in the Woods), este último também tendo escrito os dois primeiros episódios. A série tem 13 episódios e a estreou em 10 de abril de 2015.

Nos quadrinhos, o Demolidor é o advogado Matt Murdock, que ficou cego em um acidente radioativo quando criança. Em compensação, a radioatividade ampliou seus outros sentidos (audição, tato, paladar e olfato) a níveis sobrehumanos, além de dotá-lo de um tipo de sonar que permite localizar objetos, calcular distâncias etc. Em consequência, apesar de não enxergar, Murdock pode se movimentar e andar com muito mais agilidade que um homem comum. Ele atua numa região barra-pesada de Nova York conhecida como Cozinha do Inferno.

O Demolidor foi criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett e surgiu em sua própria revista, Daredevil 01. Desde então, é publicado pela Marvel Comics.

 

Anúncios