Arte conceitual do filme, baseada nos desenhos de Frank Miller.
Arte conceitual do filme, baseada nos desenhos de Frank Miller.

Ontem, em meio a The Licencing Expo, que ocorre em Las Vegas, foi anunciada a sinopse oficial de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. Como a maioria das sinopses, esta não revela praticamente nada do que não sabemos até agora, porém, é uma descrição oficial da trama. Veja o texto abaixo:

Temendo que as ações de um super-herói com os poderes de um deus fiquem sem serem checadas, o formidável e violento vigilante de Gotham City vai ao encontro do mais reverenciado salvador dos dias modernos de Metrópolis medir qual tipo de herói é realmente necessário. E com Batman e Superman em guerra um com o outro, uma nova ameaça avança rapidamente, pondo a humanidade num perigo gigantesco jamais conhecido.

O monstro Doomsday deve mesmo estar no filme.
O monstro Doomsday deve mesmo estar no filme.

O detalhe que chama a atenção é o nível da “outra” ameaça descrita, que sabemos é arquitetada por Lex Luthor. Mesmo que o vilão use sua armadura (como já foi aviltado), não poderia representar uma ameaça de nível global jamais conhecida. Isso reforça o velhíssimo rumor de que o monstro Apocalipse surgirá na reta final da trama, obrigando Batman e Superman a unirem as forças e, ainda, contar com ajuda da Mulher-Maravilha. (E quem sabe do Aquaman? Ou do Flash?).

Há até uma boa teoria para o surgimento de Apocalipse: Lex Luthor tentaria clonar o DNA do falecido General Zod, mas a incapacidade de lidar com o genoma alienígena faria o experimento dar errado e resultar no monstro raivoso, destruidor e irrefreável.

O plot de uma ligação entre Apocalipse e Zod já foi usado na série de TV Smallville, que narrou as aventuras do jovem Clark Kent antes de se tornar o Superman, exibida em 10 temporadas entre 2001 e 2012. Na 8ª temporada, Clark descobre que um paramédico de Metrópolis é, na verdade, um filho geneticamente adulterado do General Zod, e que se transforma no monstro.

Contudo, ainda há a possibilidade dessa ameaça serem outros vilões, como Metallo ou Parasita.

O fantástico interior do batmóvel.
O fantástico interior do batmóvel.

dawnofjustice batmobil inside 2Por fim, em outra notícia da Liccencing Expo, a Warner exibiu o interior do batmóvel que será usado no filme – e em Esquadrão Suicida também (veja aqui). Confira as imagens ao lado. A DC Comics também revelou um release do veículo:

Desenhado e fabricado quase que completamente pelo próprio Batman sozinho, este famoso veículo de captura e perseguição ganhou a reputação de um feroz predador nas ruas principais de Gotham City. Aperfeiçoado com um híbrido não concluído de um protótipo militar e com tecnologias militares e civis de performance, esta máquina é capaz de atingir 330 km/h. O batmóvel traz instrumentos de defesa, executados por tecnologias roubadas da Wayne Industries, que foram integradas com os mais modernos tipos de armamentos militares, camuflagem a radares e sistemas de autoproteção.

***

Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. Outros personagens da DC Comics, como Aquaman e Ciborgue, terão pequenas participações no filme. A cidade de Detroit serve de modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens ocorreram no Estado de Michigan e já se encerraram.

O batmóvel do filme.
O batmóvel do filme.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Anúncios