O primeiro poster...
O primeiro poster…

Enquanto é publicada a série Secret Wars (Guerras Secretas, no Brasil), a editora Marvel Comics, que publica personagens como Homem-Aranha, X-Men e os Vingadores, aparentemente, prepara uma mudança radical em sua linha de revistas e personagens. Embora não esteja claro se teremos um reboot de seu universo cronológicos – alguns pensam que sim – ou será apenas uma “renovação”, o certo é que grandes mudanças vem por aí.

Para atiçar os fãs e chamar a atenção, a Marvel anda divulgando poster com os visuais dos personagens em sua nova fase e o intrigante é que, além de algumas novas versões, há personagens que pertencem a linhas temporais alternativas ocupando o mesmo espaço. Na cronologia da editora, existe o Universo Marvel tradicional (que é publicado desde 1961) e o paralelo Universo Ultimate (com versões mais “modernas” dos mesmos personagens, publicado a partir de 2000). Por exemplo, todos conhecem Peter Parker, o Homem-Aranha, mas no Universo Ultimate, Parker morreu em ação e deu lugar a um novo Homem-Aranha: Miles Morales.

Os posters da Marvel misturam personagens tradicionais com versões ultimate, mas não apenas isso: também há no bolo personagens que pertencem a linhas de tempo alternativas, construídas dentro das histórias ou em edições especiais. É o caso do “velho Logan“, uma versão idosa de Wolverine, apresentada em uma edição especial chamada Old Man Logan, de bastante sucesso na década passada. Também há a Spider-Gwen, uma versão feminina do Homem-Aranha que pertence a uma realidade alternativa na qual Gwen Stacy se torna a heroína aracnídea.

... e o segundo. Mudanças radicais?
… e o segundo. Mudanças radicais?

Aparentemente, esses personagens serão, de algum modo, incluídos dentro da cronologia tradicional da Marvel.

Nem será a primeira vez que a editora faz algo do tipo: após a saga Era de Apocalipse – em que conhecemos uma realidade alternativa em que Charles Xavier morreu antes de fundar os X-Men e o vilão Apocalipse toma conta do mundo – vários personagens daquela realidade vieram parar dentro do universo Marvel tradicional. Será que a editora está fazendo o mesmo agora, apenas com mais alarde?

O grande motim da trama da Marvel é a saga Guerras Secretas, releitura” de outra saga com este mesmo título ocorrida nos anos 1980. Na nova aventura, várias realidades distintas colidem e, por isso, se espera que uma nova realidade emerja ao fim de tudo.

A Marvel “totalmente nova, totalmente diferente” deve estrear entre agosto e setembro nas revistas de linha da editora.

Mais uma mudança em cima do nada, que dá um resultado ruim e só serve para afastar os antigos leitores? Respostas em breve…

Anúncios