Roger Waters nos shows de The Wall.
Roger Waters nos shows de The Wall.

O músico e compositor britânico Roger Waters, famoso por ter sido o líder da banda Pink Floyd, uma das mais importantes da história do rock, anunciou que irá se apresentar este ano no famoso Newport Folk Festival, o mais tradicional dos festivais de música folk dos Estados Unidos. Será o primeiro show completo de Waters em dois anos, após o músico ter encerrado a turnê mundial em que encenou na íntegra o álbum The Wall, lançado pelo Pink Floyd em 1979, e que foi um sucesso absoluto de público e crítica.

Waters não deu detalhes de qual será seu repertório, porém, o músico não deve tocar o The Wall, tendo em vista o caráter notoriamente acústico que predomina em Newport.

O festival ocorre desde os anos 1950 e ajudou a lançar todos os grandes nomes da música Folk dos EUA, como Bob Seeger, o trio Peter, Paul & Mary, Joan Baez e Bob Dylan. Em 2015, o festival também comemora o 50º aniversário da lendária edição em que Bob Dylan se apresentou pela primeira vez com instrumentos elétricos (como guitarra e órgão) e foi vaiado pelo público e criticado por estar “se vendendo ao sistema”. Os nomes deste ano no festival, segundo a revista Rolling Stone, além de Waters, incluem Sufjan Stevens, Courtney Barnett, The Decemberists, J. Macis e Iron & Wine.

Atualmente, Roger Waters prepara um novo disco solo – o primeiro de rock desde 1992, pois já lançou uma ópera nesse meio tempo – que deve chegar às lojas ainda este ano.

Roger Waters (topo à esquerda) com o Pink Floyd nos anos 1970.
Roger Waters (topo à esquerda) com o Pink Floyd nos anos 1970.

***

George Roger Waters nasceu em Surrey na Inglaterra, em 1943, mas viveu toda a infância e juventude em Cambridge, onde conheceu o guitarrista e cantor Syd Barrett. Após ambos mudarem para Londres – onde Barrett estudou arte e Waters arquitetura – se reencontraram e fundaram o Pink Floyd em 1965. A banda se consolidou com a dupla mais Nick Mason na bateria e Richard Wright nos teclados e, após dois anos, se tornou a febre do movimento alternativo de Londres e marco maior do movimento psicodélico. A estreia fonográfica veio em 1967 com sucesso, mas Syd Barrett foi afastado da banda por sérios problemas mentais relacionados ao abuso no uso de drogas. Foi substituído por David Gilmour, em 1968, amigo dele e de Waters também de Cambridge.

Sem Barrett, Roger Waters se consolidou como o líder inconteste do Pink Floyd, além de seu principal compositor, mesmo que os vocais fossem realizados em sua maioria por David Gilmour. Permanecendo no circuito alternativo por alguns anos, o Pink Floyd se tornou uma das bandas de maior sucesso do mundo em 1973, com o lançamento do álbum Darkside of the Moon. A carreira de sucesso prosseguiu ao longo dos anos 1970, com discos como Wish You Were Here (1975) e The Wall (1979). Após uma série de brigas e crises, Roger Waters deixou a banda em 1985, mas Gilmour, Wright e Mason continuaram com a banda até 1996.

Roger Waters fez uma carreira solo com pouco sucesso, mas aclamada pela crítica em discos como The Pros and Cons of Hitching Hiking (1984), Radio KAOS (1987) e Amused to Death (1992), além da ópera Ça Ira (2005).

 

Anúncios