O logo de Capitão América - Guerra Civil.
O logo de Capitão América – Guerra Civil.

Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company, já começou suas filmagens, liberou sua sinopse oficial e revelou algumas artes conceituais. Mas agora outro elemento fundamental do filme parece ter vindo à tona: seu roteiro. Um usuário anônimo do 4Chan divulgou um “tratamento” (uma versão resumida da história, com seu tom, personagens e principais eventos) completo do filme.

Arte com o Capitão América: dilema moral.
Arte com o Capitão América: dilema moral.

A grande questão, claro, é saber se se trata de algo falso ou verdadeiro. Já há casos de roteiros falsos vazarem na internet, como no famoso caso de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, quando “vazou” uma completa descrição da prévia de 6 minutos que abria o filme e foi lançado nos cinemas. Depois, com o lançamento oficial ficou claro que a tal “descrição” não tinha absolutamente nada a ver com a cena verdadeira.

Contudo, vários outros filmes tiveram seus roteiros (verdadeiros) vazados na internet. Não há muito o que fazer no momento, apenas esperar notícias futuras que confirmem ou neguem a veracidade do texto. Optamos por trazer uma versão compacta do texto abaixo, então, na dúvida de é verdadeiro ou falso, só leia se não se importar com spoilers.

Dizendo de novo: o texto abaixo está possivelmente sobrecarregado de grandes spoilers. Se não quiser saber surpresas do filme ou mesmo seu final não leia!

Você foi avisado.

Seguem os elementos principais do suposto roteiro:

  • O Falcão e Máquina de Combate são dois dos novos Vingadores.
    O Falcão e Máquina de Combate são dois dos novos Vingadores.

    Guerra Civil se passa um ano após Era de Ultron. A catástrofe de Sokovia deixou um grande impacto político, com uma irritação global contra os Vingadores. A batalha de Nova York (Os Vingadores), a invasão dos Elfos Negros (Thor – O Mundo Sombrio), o surto do Hulk na África do Sul e a destruição de Sokovia (ambos em Era de Ultron) estão fazendo os políticos do mundo pensar que deve haver controle sobre as ações dos Vingadores. Tony Stark deixou de ser o Homem de Ferro e vem atuando nos bastidores em defesa da equipe e de sua necessidade.

  • O Capitão América lidera os Novos Vingadores: Viúva Negra, Falcão, Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate e Visão. O grupo entra em ação contra uma operação de drogas e recupera algumas armas de vibranium. A missão principal da equipe ainda é deter as últimas células da HIDRA, que ainda têm vibranium nas mãos. O time volta para sua nova base – vista no fim de Era de Ultron – e interagem entre si, mostrando aspectos humanos da dinâmica interna: Natasha como vice-líder; uma rivalidade amigável entre Jim Rhodes e Sam Wilson, porque os dois são aviadores; Wanda Maximoff tentando superar a morte de seu irmão Pietro; e o Visão se adaptando à sua consciência.
  • O Soldado Invernal será importante à trama.
    O Soldado Invernal será importante à trama.

    O Capitão continua a busca por Bucky Barnes, o Soldado Invernal, e Nick Fury mostra para ele que seu ex-aliado está em meio a uma caçada contra a HIDRA, matando vários agentes da organização terrorista. Fury está dando um jeito de encobrir as mortes, pois alguns são figuras públicas, o que poderia gerar reação negativa do público.

  • O Homem-Aranha faz sua primeira aparição, combatendo criminosos comuns.
  • No Congresso dos EUA há um debate sobre o uso do vibranium, com os EUA querendo fiscalizar e controlar a mineração do material. Stark está presente e T’Challa (o Pantera Negra) está lá defendendo os interesses de Wakanda, o país de onde vem o metal. Ele insiste de que o minério é de seu povo e deve ser cuidado por eles.
  • Steve Rogers e Tony Stark se reúnem para discutir a Lei de Registro de Super-Seres e discutem, com Stark sendo a favor e Rogers contra.
  • Aparecem o Barão Zemo e o Ossos Cruzados discutindo os planos da HIDRA.
  • O Soldado Invernal vai a Londres em busca de uma célula da HIDRA, mas é uma emboscada: Ossos Cruzados organiza um ataque e promove um atentado a bomba que faz parecer que foi Bucky Barnes quem causou. Os Vingadores vão à cidade limpar os estragos e ajudar as vítimas.
  • Pelas informações da SHIELD, Stark sabe que foi o Soldado Invernal quem matou seus pais e acha que ele é o culpado do atentado e quer pegá-lo.
  • Em reação ao atentado de Londres, a LRSS é aprovada pelo Congresso dos EUA. Stark apoia.
  • A fazenda do Gavião Arqueiro é atacada por Ossos Cruzados, que mata a esposa dele. Clint Barton é levado para um covil da HIDRA e torturado pelo Barão Zemo em busca de informações, mas ele resiste e não diz nada, mesmo com o vilão dizendo que seus filhos estão mortos.
  • Steve Rogers é chamado ao escritório de Stark e apresentado ao agente da CIA Peter Gyrich e a parceira dele, Sharon Carter. Eles explicam que a LRSS já entrou em vigor e o Capitão é contra. Gyrich ordena que ele seja preso e o Capitão foge.
  • Viúva Negra e Capitão América discordariam sobre a LRSS.
    Viúva Negra e Capitão América discordariam sobre a LRSS.

    O Capitão vai à base dos Vingadores e eles discutem o Registro. A Viúva Negra e o Máquina de Combate são a favor, mas os demais contra. Steve e Natasha têm uma grande discussão, mas Capitão, Falcão, Feiticeira Escarlate e Visão fogem quando os militares vêm prendê-los. Natasha e Rhodes aderem ao Registro.

  • Os fugitivos são acolhidos por Fury que os escondem. Enquanto isso, Stark consegue a adesão do Homem-Aranha, que confia a identidade secreta dele ao empresário. Por fim, o Homem de Ferro anuncia uma nova equipe de Vingadores, com aqueles que aderiram ao Registro.
  • Montagem de uma versão caseira do Homem-Aranha com o rosto do ator Asa Butterfield.
    Montagem de uma versão caseira do Homem-Aranha com o rosto do ator Asa Butterfield.

    O Capitão quer encontrar Bucky Barnes antes de Stark, quando Fury recebe a informação de sua localização os Vingadores renegados partem em busca dele. Claro, é uma armadilha criada por Stark e Natasha. Os dois times de Vingadores brigam, e o grupo renegado consegue fugir.

  • O caso das armas feitas de vibranium vem à tona e os EUA fazem pressão contra Wakanda, acusando-os de porem em risco a segurança global.
  • Bucky descobre outra base da HIDRA onde estocam vibranium, mas é encurralado pelo Homem de Ferro. O Soldado Invernal consegue escapar, mas muito ferido. Ele vai até onde os Novos Vingadores estão escondidos e conta tudo o que sabe a eles e Fury.
  • Enquanto isso, os EUA decidem invadir Wakanda para controlar o estoque de vibranium. E mandam – por meio de Gyrich – os Vingadores pró-Registro para isso. Stark reluta, mas aceita. Sharon Carter trai seus superiores e avisa Fury e Steve do que vai acontecer.
  • O Gavião Arqueiro foge do esconderijo da HIDRA.
  • Arte promocional dos dois heróis em combate: ex-amigos.
    Arte promocional dos dois heróis em combate: ex-amigos.

    Os Vingadores do Homem de Ferro chegam a Wakanda e criam grande pressão. Os Vingadores do Capitão América chegam para ajudar e começa um grande conflito entre as duas equipes. Há uma grande luta entre o Capitão e o Homem de Ferro. Mas ao observar que o Homem-Aranha está salvando civis da batalha, o Capitão percebe que aquilo é inútil e põe um fim na briga. Após um papo de que “são mais fortes juntos”, todos decidem se unir para deter a HIDRA, mas não encontram a base da organização. O Gavião Arqueiro consegue se comunicar com Fury e passa o local: Suíça e os Vingadores partem para lá.

  • Há a grande batalha final com a HIDRA e uma luta entre o Capitão América e o Soldado Invernal contra o Barão Zemo, que tem uma espada de vibranium. O Gavião Arqueiro mata Ossos Cruzados. Claro, os vilões são derrotados, com Zemo, preso e a localização de todos os esconderijos da HIDRA descobertos. Em retribuição à ajuda, o Homem de Ferro permite que o Novos Vingadores do Capitão América “fujam”.
  • Nick Fury providencia identidades falsas para os Novos Vingadores viverem escondidos, mas o Visão decide deixar a Terra (!), enquanto o Capitão América decide se entregar à justiça e é preso. Antes, ele confia seu escudo a Bucky. O Gavião Arqueiro descobre que seus filhos estão vivos!
  • O Soldado Invernal mantém a tocha acesa?
    O Soldado Invernal mantém a tocha acesa?

    O Homem-Aranha diz ao Homem de Ferro que não é feito para lutar em guerras (é só um garoto) e Stark deixa ele ir embora, apagando seus dados do Registro.

  • Stark e Natasha visitam Steve na prisão.
  • Bucky Barnes mantém viva a lenda do Capitão América.

E aí o que você achou?

É verdadeiro ou falso?

O script tem cara de verdadeiro, pois realmente parece um filme do Marvel Studios. O que pesa contra sua veracidade é a ausência de dois personagens anunciados no press release do filme: o General Thaddeus Ross e o Homem-Formiga.

Contudo, se for verdadeiro, este é um tratamento inicial de roteiro e bem pode ser o fato desses personagens terem sido incluídos depois. Dá para imaginar Ross defendendo a LRSS e o Homem-Formiga como mais um membro dos Vingadores de Stark.

Se for verdadeiro, o roteiro tem os seus problemas. Primeiro, é um filme dos Vingadores e não do Capitão América. Segundo, a rixa entre Stark e Rogers fica muito personalizada na figura de Bucky Barnes e diminui o pano de fundo político da LRSS.

Algumas coisas são piegas (a morte/ não-morte dos filhos do Gavião Arqueiro) e outras são mal resolvidas (o Visão deixando a Terra? Como assim?). A rivalidade entre os dois grupos de Vingadores – à favor ou contra a LRSS – também é bem menor em relação à HQ original.

Também é estranho que a Viúva Negra faça a adesão à LRSS. O mais lógico é ela ser contra e estar no mesmo grupo do Capitão América, já que não deve tanta fidelidade à SHIELD assim, e sim, a Nick Fury (que é contra a LRSS).

Mas quem sabe isso é corrigido na versão final?

De qualquer modo, se você leu esse texto, guarde aí as informações para, num futuro não tão breve, confirmamos ou negarmos as informações do roteiro.

Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeelyO elenco terá Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr. (Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Jeremy Renner (Clint Barton/ Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/ Feiticeira Escarlate), Paul Bettany (Visão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), Don Cheadle (Coronel Jim Rhodes/ Máquina de Combate), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Martin Freeman (papel não-revelado), dentre outros. O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. As filmagens já iniciaram em Atlanta, no Estado da Georgia, nos EUA e a estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios