Mercúrio e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos: mudanças na origem.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos: mudanças na origem.

Os irmãos gêmeos Wanda e Pietro Maximoff, vulgos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, estão sendo apresentados ao grande público em grande estilo por meio de Vingadores – Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Enquanto isso, suas versões nos quadrinhos estão passando por uma grande mudança. Uma nova sequência de histórias dos Vingadores revelou quem são os verdadeiros pais da dupla de heróis.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate em Era de Ultron.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate em Era de Ultron.

A notícia a seguir tem grandes spoilers, portanto, se não quiser saber sobre tramas que irão demorar entre seis meses e um ano para serem publicadas no Brasil – por meio da editora Panini Comics, que edita o material original na Marvel Comics no país – não leia o que vem a seguir!

Em primeiro lugar, é preciso entender o que está acontecendo, então, para aqueles não muito familiarizados com as HQs originais, aqui vai uma recapitulação. Alguns meses atrás, a Marvel revelou em suas histórias que, ao contrário do que sempre se pensou sobre eles (e eles de si mesmos), Feiticeira Escarlate e Mercúrio não são mutantes! Em consequência, ficou claro que os gêmeos também não são filhos do vilão Magneto como sempre pensaram!

brotherhood-of-mutants orignal team by jack kirby
A Irmandade de Mutantes original na arte de Jack Kirby: Groxo, Magneto, Mestre Mental, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

E agora?

Antes de revelarmos é preciso duas coisas: 1) comentar porque a Marvel fez isso; 2) recapitular como a história era e como é agora!

A Marvel promoveu essa mudança por uma questão comercial: uma disputa de propriedade do direito de adaptação dos personagens ao cinema ou outras mídias. Feiticeira Escarlate e Mercúrio surgiram na revista dos X-Men, como membros da Irmandade de Mutantes liderada por Magneto. As histórias deixavam claro que os dois eram membros relutantes daquele grupo terrorista e tinham um senso de dívida com Magneto por ter-lhes salvado a vida. Por isso, pouco tempo depois, a dupla largou a Irmandade e, nas histórias dos Vingadores, procurou exílio nos EUA e foram aceitos no grupo de heróis. Desde então, são membros importantes dos Vingadores.

Mercúrio em Dias de Um Futuro Esquecido.
Mercúrio em Dias de Um Futuro Esquecido.

O fato de estarem ligados às duas franquias – X-Men e Vingadores – faz os gêmeos Maximoff poderem ser usados no cinema tanto pela 20th Century Fox (que detém os direitos dos X-Men) quanto ao Marvel Studios (dono da franquia dos Vingadores). Por isso, uma versão adolescente de Mercúrio apareceu no filme X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, enquanto outra versão (adulta) está em Vingadores – Era de Ultron.

Mudar as origens da dupla nas HQs desvincula os personagens do universo mutante, embora isso, aparentemente, não tem nenhum efeito legal no uso que a Fox pode fazer dos personagens. Tanto que Mercúrio está contado para aparecer outra vez em X-Men – Apocalipse, que sai no ano que vem.

A Irmandade na arte de David Finch.
A Irmandade na arte de David Finch.

Vamos agora entender um pouco como é a biografia da dupla nas HQs originais.

Quando surgiram em X-Men 04, de 1964, criados por Stan Lee e Jack Kirby, Wanda e Pietro Maximoff são apresentados como filhos de ciganos, tendo crescido no Leste Europeu em um acampamento itinerante. Magneto e sua Irmandade de Mutantes tinham base na Europa e atacam a (fictícia) República de São Marcos para criar um país só para mutantes, no que são impedidos pelos X-Men. Após outros confrontos com aqueles heróis (e também com Thor e os Vingadores), a Feiticeira Escarlate e Mercúrio tomam coragem de fugir da repressão de Magneto e, exilados, vão aos EUA e são aceitos nos Vingadores em Avengers 16, de 1965, também de autoria de Lee e Kirby.

Os novos Vingadores são apresentados: Capitão América, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Gavião Arqueiro.
Os novos Vingadores são apresentados: Capitão América, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Gavião Arqueiro.

Aquele era o momento em que os Vingadores promoviam uma grande mudança: os membros originais – Homem de Ferro, Thor, Vespa e Gigante (ex-Homem-Formiga) – saem da equipe e deixam o Capitão América para liderar um time de jovens ex-criminosos, com Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Os gêmeos Maximoff passaram praticamente todo o restante da década de 1960 como membros da equipe e, mesmo após a saída de Mercúrio – que não aceitou o namoro da irmã com o sintozoide Visão – a Feiticeira permaneceu como uma dos membros mais constantes e poderosos da equipe.

Feiticeira Escarlate "descobre" quem é seu pai em Giant-Size Avengers 01.
Feiticeira Escarlate “descobre” quem é seu pai em Giant-Size Avengers 01.

Mais tarde, uma história revelou que, na verdade, os Maximoff tinham sido adotados por ciganos, mas estes não eram seus pais verdadeiros. Giant-Size Avengers 01, publicada no verão de 1974, teve roteiro de Roy Thomas e desenhos de Rich Buckler e trouxe como grande destaque a revelação de que a dupla de heróis Ciclone (Whizzer) e Miss America – que na cronologia da Marvel atuaram na II Guerra Mundial ao lado do Capitão América e do grupo de heróis chamados Invasores – eram os pais dos gêmeos Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Num malabarismo de roteiro, o escritor Roy Thomas determinou que a dupla de heróis estava no (fictício) país do Leste Europeu chamado Trânsia e, quando começou o trabalho de parto, conseguiram abrigo na Montanha de Wundagore, que era na verdade, uma instalação científica do vilão chamado Alto Evolucionário, que tinha aparecido nas histórias do Thor. O Alto Evolucionário fazia experimentos com o DNA humano para tentar acelerar a evolução da humanidade.

Noites de Wundagore: segredos revelados.
Noites de Wundagore: segredos revelados.

Em Wundagore, a Miss America morreu no parto de gêmeos e o Ciclone, desesperado, fugiu enlouquecido, deixando as crianças para trás. A história mostra, então, que o vilão entregou os bebês à família cigana Maximoff.

A questão parecia resolvida, e o idoso Ciclone até virou um personagem coadjuvante das aventuras dos Vingadors ao longo do restante dos anos 1970.

Bova explica a nova origem de Feiticeira  Escarlate e Mercúrio.
Bova explica a nova origem de Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Mas alguns escritores da Marvel tinham planos mais audaciosos para os gêmeros Maximoff. Em 1979, o arco de histórias Noites de Wundagore, escrita por David Michelinie e desenhada por John Byrne, terminou por mudar tudo: na verdade, Ciclone e Miss América chegaram em Wundagore para terem seus filhos, mas as crianças teriam nascido mortas! Como maneira de consolar Ciclone pela morte também da esposa, pegaram um casal de gêmeos recém-nascidos que estavam por lá e os apresentaram a Ciclone como se fossem seus filhos, mas o ex-herói simplesmente saiu correndo desesperado pela morte da mulher.

E de onde vinham essas outras crianças? Uma misteriosa mulher chamada Magda tinha aparecido dias antes em Wundagore, entrado em trabalho de parto e, em seguida, simplesmente desaparecido.

A história não esclarece quem é Magda, mas os leitores atentos do Universo Marvel puderam perceber que também se chamava Magda a primeira esposa do vilão Magneto, que o deixou após este revelar seus poderes pela primeira vez (eventos mostrado nas revistas dos X-Men). Estava matada a charada? Wanda e Pietro Maximoff eram filhos de Magneto?

Enfim, a revelação de que Magneto é o pai da Feiticeira Escarlate e de Mercúrio.
Enfim, a revelação de que Magneto é o pai da Feiticeira Escarlate e de Mercúrio.

Por mais que os fãs achassem que sim, a resposta definitiva só veio quatro anos depois, numa minissérie focada na Feiticeira Escarlate e seu marido, o Visão, terminou por confirmar as suspeitas. A minissérie The Vision & The Scarlet Witch, em quatro capítulos escritos por Bill Mantlo e desenhados por Rick Leonardi, entre o fim de 1982 e o início de 1983, mostra no último capítulo que Wanda e seu irmão Pietro descobrem que o vilão Magneto é seu verdadeiro pai. Magneto aparece para os filhos (por causa do nascimento de Luna, a filha de Mercúrio com a inumana Crystalis) e revela a verdade, citando o mistério acerca de Magda, a mãe deles conforme descobriram algum tempo antes, que era a primeira esposa do vilão.

Desde então, ficou estabelecido que Feiticeira Escarlate e Mercúrio eram filhos de Magneto, o mesmo vilão que os havia arregimentado para sua Irmandade dos Mutantes, grupo ao qual aparecem em X-Men 04.

Uncanny X-men 04 traz a nova verdade.
Uncanny X-men 04 traz a nova verdade.

Bem, agora não mais.

A minissérie Avengers & X-Men: Axis, publicada em 2014, trouxe a chocante informação de que, ao contrário do que se pensava Feiticeira Escarlate e Mercúrio não são filhos de Magneto. Desde então, voltou o mistério sobre a paternidade da dupla. O mistério acabou em Uncanny Avengers 04, publicada pela Marvel Comics esta semana.

A história mostra que os pais de Wanda e Pietro são simplesmente os ciganos Django e Marya Maximoff, os mesmos que os criaram. Ao serem capturados pelo Alto Evolucionário, o vilão conta sua versão da história: ele próprio sequestrou os gêmeos de seus pais e fez experimentos com o DNA deles (de modo que não são mutantes, ou seja, não nasceram com seus poderes), mas ao não obter os resultados esperados, simplesmente devolveu as crianças aos seus pais.

Ou seja, voltaram ao início da coisa toda.

Com tantas reviravoltas em sua biografia sobre a paternidade, começa a ficar difícil ficar surpreso ou mesmo impressionado com o resultado. E menos ainda a ter crença de que essa “verdade” vai se manter no tempo que virá.

Vejamos…

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Feiticeira Escarlate e Mercúrio foram criados por Stan Lee e Jack Kirby e surgiram em X-Men 04, de 1964. Cerca de um ano depois, foram introduzidos nas histórias dos Vingadores, emAvengers 15, passando a ser membros da equipe desde então. São dois dos vingadores mais tradicionais em todos os tempos.

Anúncios