O Coringa de Jared Leto: flashback em A Origem da Justiça.
O Coringa de Jared Leto: flashback em A Origem da Justiça.

Um forte rumor surgiu ontem na internet. Segundo o confiável site Latino Review, o vilão Coringa, interpretado por Jared Leto, irá aparecer em uma cena de flashback em Batman vs Superman – A Origem da Justiça, sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis. Leto fará sua estreia oficial em outro filme: Esquadrão Suicida, filme que adaptará as aventuras do grupo de vilões forçados a trabalhar para o Governo dos EUA em troca da redução de pena, publicado nas revistas da DC Comics e levado aos cinemas pela Warner Bros., que sai em 2017.

Segundo o site, a cena em questão envolverá uma cena icônica: a morte de Jason Todd, o segundo Robin. Nos quadrinhos, após o Robin original, Dick Greyson, abandonar esta identidade e se tornar o Asa Noturna, líder dos Novos Titãs, Batman treinou outro jovem para ocupar aquele lugar: Jason Todd. Apesar de incrivelmente habilidoso em artes marciais, Todd era muito raivoso, descontrolado e arrogante; de modo que o homem-morcego chegou até a “demiti-lo” da função, mas o jovem embarcou em uma missão solitária que terminou com sua morte nas mãos do Coringa.

A cena brutal na arte de Jim Aparo.
A cena brutal na arte de Jim Aparo.

A cena chocante – na qual o Coringa surra o jovem brutalmente com um pé de cabra e o deixa moribundo para morrer em uma explosão – foi publicada no célebre arco Morte em Família, com roteiro de Jim Starlin e desenhos de Jim Aparo, em Batman 426 a 429, de 1988. A cena em questão já foi adaptada no longametragem animado Batman Contra o Capuz Vermelho, um dos melhores do personagem já lançados.

A morte do Robin II por Starlin e Aparo: clássico dos anos 1980.
A morte do Robin II por Starlin e Aparo: clássico dos anos 1980.

Segundo os rumores, A Origem da Justiça não terá o Coringa como personagem regular, mas haverá essa menção em flashback na qual o Batman relembra a morte do Robin Jason Todd nas suas mãos. Também como nos quadrinhos, haverá um uniforme do Robin em exposição na batcaverna em homenagem a ele.

A intensão, é claro, é criar uma conexão deste filme com Esquadrão Suicida e chamar a atenção para o Coringa de Jared Leto. As filmagens deste último iniciaram semana passada e Leto estaria prestes a filmar a cena do flashback em questão. Mas parece que haverá outra troca entre os filmes: o ator Ben Affleck, que faz o Batman, foi visto não apenas na cidade de Toronto, no Canadá, mas no próprio set de filmagens de Esquadrão Suicida, num indício fortíssimo que confirma um velho rumor: de que o homem-morcego fará também uma pequena participação especial neste filme.

Ben Affleck como Bruce Wayne no trailer: participação também em Esquadrão Suicida.
Ben Affleck como Bruce Wayne no trailer: participação também em Esquadrão Suicida.

Tal participação serviria de gancho para o encontro do Batman e do Coringa no próximo filme solo do homem-morcego, que não tem data definida, mas todos sabem que ocorrerá cedo ou tarde.

Em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma participação no filme. Lex Luthor é o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. Outros personagens da DC Comics, como Aquaman e Ciborgue, terão pequenas participações no filme. A cidade de Detroit serve de modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens ocorreram no Estado de Michigan e já se encerraram.

Batman v. Superman – Dawn of Justice  é produzido por Deborah Snyder e Charles Roven, com roteiro de Chris Terrio (de Argo) e David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço); e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco traz Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane),  Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Diane Lane (Martha Kent), Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Tao Okamoto (Mercy Graves), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Scoot McNairy em papeis não revelados; e a participação especial de Jason Mamoa (Orin/ Aquaman). O lançamento será em 25 de março de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane, estreando na revista Detective Comics 27, de 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

O Robin foi criado por Jerry Robinson, Bob Kane e Bill Finger, estreando em Detective Comics 38, de 1940, sendo o primeiro parceiro-mirim de um super-herói. Com o passar do tempo, o personagem se tornou muito popular, tendo aventuras-solo e liderado o grupo Os Novos Titãs, que foi o mais popular do início dos anos 1980. O Robin original, Dick Greyson, hoje atua como Asa Noturna e é um dos personagens mais queridos dos leitores da DC Comics. Seu substituto, Jason Todd, foi criado por por Gerry Conway e Don Newton em Batman 357, de 1983.

Anúncios