Capa variante da nova Star Wars 01 por Alex Ross.
Capa variante da nova Star Wars 01 por Alex Ross.

Agora que a editora Marvel Comics e a Lucas Film estão ambas sob o controle da Disney Company, nada mais lógico que a primeira publicar histórias em quadrinhos da segunda, certo? E isto já está acontecendo: a Marvel mantém hoje uma série de revistas mensais baseadas no universo ficcional daqueles filmes. Contudo, recentemente, a Marvel anunciou também que irá relançar a minissérie original que publicou em 1977 adaptando o primeiro filme da série – Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança – para as HQs.

A revista Star Wars foi escrita por um dos principais escritores da Marvel na época, Roy Thomas, e contou com desenhos de Howard Chaykin, que também se tornaria um grande ilustrador nos anos seguintes, e foi publicada ainda antes do lançamento do filme de George Lucas! O filme foi contado em seis capítulos mensais.

A Capa oficial de Uma Nova Esperança, por Adi Granov.
A Capa oficial de Uma Nova Esperança, por Adi Granov.

Se Uma Nova Esperança foi um sucesso arrebatador nos cinemas, não fez diferente nas HQs: a revista logo se tornou a mais vendida da Marvel! E estamos falando da editora que vendia as revistas de maior sucesso do mercado de então (e ainda o é hoje). E estamos falando da editora que publicava Homem-Aranha, X-Men e Vingadores!

Visto de um modo geral, apesar da altíssima qualidade de material publicado pela Marvel, no fim dos anos 1970, o mercado de quadrinhos estava em crise e Star Wars, a revista, ajudou a editora a se reerguer e continuar seu caminho vencedor pelos anos 1980.

A Marvel também não se fez de rogada: ao terminar a história de Uma Nova Esperança, engatou imediatamente uma série de histórias totalmente inéditas dando sequência aos eventos do filme, agora com roteiros de Archie Goodwin e desenhos de Al Williamson. E mais tarde, emendando essas histórias à adaptação do segundo filme – Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca, em 1980, três anos depois!

Marvel’s Star Wars prosseguiu sendo publicada até três anos após o lançamento de Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi, em 1983. Assim, chegou à numeração 107 em 1986. Nos anos 1990, a editora Dark Horse Comics adquiriu os direitos de publicação e lançou centenas de títulos. Em 2015, a Marvel retomou sua publicação da série.

Nos anos 1980, a Marvel continuou a fazer sucesso com seus heróis, mas também publicou adaptações em quadrinhos de Indiana Jones (que também era da Lucas Film), Transformers, Comandos em Ação (G.I. Joe) e outros.

Mas voltando ao tópico, a Marvel anunciou a republicação da história de Uma Nova Esperança, de Thomas e Chaykin, com uma nova coloração, mais moderna. Também ganhou nova capas fantásticas de autoria de Adi Granov, um dos maiores ilustradores da casa. Veja as capas das edições de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. O pintor Alex Ross também está produzindo capas variantes às edições.

Arte interna de Uma Nova Esperança, por Thomas e Chaykin.
Arte interna de Uma Nova Esperança, por Thomas e Chaykin.
As capas de O Império Contra-Ataca...
As capas de O Império Contra-Ataca…
...e O Retorno de Jedi, por Adi Granov.
…e O Retorno de Jedi, por Adi Granov.

Star Wars é uma série de filmes que estreou em 1977, criada, escrita e dirigida por George Lucas. Foram produzidos os Episódios IV, V e VI primeiro (entre 1977 e 1983) e depois os Episódios I, II e III (entre 1999 e 2007), além de diversas outras produções para outras mídias, como quadrinhos, livros, games e a série animada Star Wars – Clone Wars, que fez bastante sucesso na TV. Um novo desenho chamado Star Wars – Rebels estreou há pouco tempo.

Anúncios