Vingadores: sem cena pós-créditos.
Vingadores: sem cena pós-créditos.

Hoje foi um dia de anúncios sobre Vingadores – Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. Em uma série de entrevistas e comunicados de fontes diferentes, a Marvel terminou confirmando algumas informações sobre o longa que estreia em duas semanas no Brasil: que não haverá cena pós-créditos, que a Capitã Marvel não aparecerá e que há uma personagem feminina surpresa. Por fim, a Marvel confirmou oficialmente que os irmãos Joe e Anthony Russo (de Capitão América 2 – O Soldado Invernal) irão mesmo dirigir os filmes seguintes da equipe: Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e 2.

Vamos por partes.

Primeiramente, em uma entrevista ao Entertainment Weekly, o próprio diretor Joss Whedon confirmou que não haverá uma cena pós-créditos em Era de Ultron, quebrando a tradição que a Marvel instituiu desde Homem de Ferro, em 2008, e que até outros estúdios já adotaram (como Fox e Warner).

Joss Whedon (dir.) dirige Jeremy Renner em Era de Ultron.
Joss Whedon (dir.) dirige Jeremy Renner em Era de Ultron.

Whedon disse claramente:

Nós todos viemos separadamente [em relação à cena pós-créditos de Os Vingadores] e não estamos perseguindo isso (…). [Em Era de Ultron] Não há nada lá no fim. E isto não é uma pegadinha. Queremos que as pessoas saibam para que não fiquem dez minutos lá sentadas  e depois venham com “filhos da puta, eu vou matá-los!!!”.

O diretor mostra-se meio constrangido com a cena do shawarma no pós-créditos de Os Vingadores. Afinal, a cena não revela nada, não traz nada de novo, apenas os Vingadores com seus uniformes comendo shawarma em um pequeno restaurante em Nova York e sem nenhum diálogo. Ainda assim, a cena foi gravada na noite de estreia do filme e precisou de todo um plano logístico extremamente complexo para afinar as agendas dos astros e passar uma madrugada inteira filmando algo que, no fim das contas, não acrescenta nada ao filme.

Whedon também justifica sua escolha por questões criativas: não quer se repetir.

[A cena pós-créditos] Levaria a coisa pelo mesmo caminho e nós queríamos ser honestos ao que sentimos ser certo. A primeira regra em fazer uma sequência é manter os bons momentos e fazer algo mais. Não faça o mesmo truque da arma do Indiana Jones de novo de um modo diferente. Apenas vá a outro lugar. Não tente repetir o que já foi feito, porque as pessoas perceberão.

Então, vá ao cinema avisado: não há cena pós-créditos.

Thanos em Os Vingadores: meio dos créditos.
Thanos em Os Vingadores: meio dos créditos.

Há uma cena no meio dos créditos, entretanto. É o que explica o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige:

Haverá sim uma coisinha lá [no meio dos créditos], mas não há uma cena pós-pós-créditos.

Lembrando aos telespectadores: em Os Vingadores, a cena do meio dos créditos é aquela que revela Thanos. Após os créditos completos temos a cena do shawarma.

Assim, alguma coisa será apresentada após os créditos principais, ou seja, aquela “abertura” (que só aparece no fim) com os nomes dos atores principais, dos produtores, do diretor e do roteirista.

Capitã Marvel: oficialmente fora?
Capitã Marvel: oficialmente fora?

E não será a Capitã Marvel. Pelo menos é o que garante Kevin Feige, quando perguntado pela Entertainment Weekly. Segundo ele, a personagem não está no filme.

E dessa afirmação sai uma pequena surpresa: há uma outra personagem feminina secreta no filme! Quem?

Feige, claro, não responde. Apenas diz que é uma participação pequena, mas uma personagem muito boa.

De fato, este é um dos muitos mistérios do filme: há meses atrás, o diretor Joss Whedon disse em uma entrevista que o filme tinha quatro personagens femininas de destaque. Contudo, apenas conhecemos três delas até hoje: Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Maria Hill.

O longa ainda traz a Dra. Helen Cho, uma geneticista que auxilia os Vingadores, mas que não sabemos muito bem quem é. E que não deve preencher a vaga de “destaque”. A agente Peggy Carter também aparecerá em uma pequena participação em uma cena de flashback, o que não a credencia. Quem é a outra?

Linda Cardellini e Julie Delpy estão no filme.
Linda Cardellini e Julie Delpy estão no filme.

Já ficamos sabendo, estes dias, que as atrizes Linda Cardellini e Julie Delpy estão no filme, porque o nome delas foi revelado na lista das estrelas presentes na premiere de Era de Ultron. Quem elas interpretam é um mistério. A Entertainment Weekly garante que uma delas viverá uma espiã russa envolvida no treinamento da Viúva Negra. Será uma cena dolorosa, proveniente das “más lembranças” e manipulação das mentes causadas pela Feiticeira Escarlate nos Vingadores.

Eu apostaria em Julie Delpy para esta “instrutora” por ser uma atriz de meia idade.

Mas qual é o papel de Linda Cardellini? Provavelmente, a “misteriosa quarta personagem de destaque”, que muito provavelmente, é uma personagem vinda dos quadrinhos. Façam suas apostas.

Os irmãos Russo: no comando dos Vingadores também.
Os irmãos Russo: no comando dos Vingadores também.

Por fim, a Marvel confirmou hoje que os irmãos Joe e Anthony Russo irão mesmo dirigir Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e 2, que sairão em 2018 e 2019, respectivamente. Já sabíamos disso – o HQRock noticiou dias atrás – mas agora é um comunicado oficial.

Vingadores – Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolveu em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer eliminar a humanidade.  No filme, ele criará um exército de drones para auxiliá-lo. A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que no início serão opositores ao grupo. O andróide Visão também será introduzido, um ser artificial que se alia à equipe. Além de Ultron, também estará presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao capítulo seguinte da equipe, que será o filme duplo Vingadores – Guerra Infinita, Parte I e Parte II, que sairão em 2018 e 2019, respectivamente.

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão), Andy Serkis (Ulysses Klaw) e Kim Soo Hyun (Dra. Cho), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento no Brasil será em 23 de abril de 2015, uma semana antes dos EUA, onde chega em 1º de maio.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Anúncios