O Homem de Ferro Hulkbuster.
O Homem de Ferro Hulkbuster.

O público aguarda ansiosamente a estreia de Vingadores – Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk. E muitas perguntas estão no ar, principalmente, do grande público, que não está familiariazado com os novos personagens. Então, o HQRock reúne algumas informações úteis e especulações sobre o novo filme!

Vamos lá!

Ultron: uma das maiores ameaças aos Vingadores.
Ultron: uma das maiores ameaças aos Vingadores.

Quem é Ultron?

Nos quadrinhos, Ultron é um dos principais vilões dos Vingadores. Nas histórias, ele é uma Inteligência Artificial criada por Hank Pym (o Homem-Formiga, que depois também usou as identidades de Gigante, Golias e Jaqueta Amarela). Pym elabora um software de computador para mimetizar uma “mente” e, para lhe dar uma matriz, acrescente seus próprios padrões cerebrais à equação. O resultado é que a I.A. resultante não somente funciona, como ganha personalidade própria.

Ultron nos quadrinhos.
Ultron nos quadrinhos.

Inicialmente, Ultron era só um “ajudante de laboratório”, mas quando cria sua personalidade, chega à conclusão que é preciso eliminar a humanidade, então, começa a aperfeiçoar o seu próprio corpo, chegando à forma pelo o qual o conhecemos.

Ultron, então, ataca os Vingadores e inicia uma guerra sem fim contra a equipe. Os Vingadores derrotam Ultron algumas vezes, mas o vilão é descrito várias vezes como a maior ameaça à vida na Terra.

No filme, as coisas serão diferentes. Ultron será criado por Tony Stark. Há rumores de que o software básico que Stark usará para desenvolvê-lo não é da Terra, mas estava no equipamento dos aliens Chitauri que os Vingadores derrotaram no primeiro filme. A manipulação desse programa de computador daria origem à personalidade do vilão, que no mais, parece bem fiel aos quadrinhos, tanto na aparência quanto na motivação.

Mercúrio
Mercúrio e…

Quem são os gêmeos Feiticeira Escarlate e Mercúrio?

Nos quadrinhos, Wanda e Pietro Maximoff surgiram como ciganos da Europa Oriental e relutantes membros da Irmandade de Mutantes liderada pelo vilão Magneto, que são combatidos pelos X-Men. As tramas, contudo, mostram que os irmãos não são maus, mas tem um dívida com Magneto (que nem sabem naquele momento, mas na verdade, era o pai deles!). Depois de um tempo, Wanda e Pietro reúnem coragem e fogem da Irmandade e buscam exílio nos EUA, onde são abrigados pelos Vingadores e se tornam membros da equipe.

Isso serviria de mote para que Magneto viesse tentar recuperar seus “aliados” das mãos dos Vingadores e, depois, quisesse se vingar da traição.

Feiticeira Escarlate e Mercúrio são, nas HQs, dois dos membros mais longevos e importantes dos Vingadores, permanecendo ligados à equipe durante muito tempo e em sagas primordiais.

Feiticeira Escarlate.
…Feiticeira Escarlate.

Somente muito tempo depois eles descobrem que Magneto é o pai deles, pois sua mãe havia fugido do vilão e dado à luz em segredo, com as crianças recém-nascidas indo parar em um acampamento de ciganos da Europa Oriental, onde cresceram.

Em Era de Ultron a história dos gêmeos será bem diferente. Isso porque os personagens têm os direitos de adaptação ao cinema divididos entre dois estúdios: o próprio Marvel Studios (por causa dos Vingadores) e a 20th Century Fox (por causa dos X-Men). Então, fique sabendo: Mercúrio é exatamente o mesmo personagem que você viu em X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido (da Fox), na cena em que libertam Magneto da prisão. Porém, em Era de Ultron será outra versão do personagem, sem qualquer ligação com aquele.

Era de Ultron também não pode dizer que Feiticeira Escarlate e Mercúrio são mutantes, pois é a Fox quem tem os direitos sobre os mutantes da Marvel. No filme, como a cena pós-créditos de Capitão América 2 – O Soldado Invernal já deixou bem claro, serão humanos “comuns” que sofreram experimentos científicos nas mãos da HIDRA, na qual o Barão Von Strucker fez uso do Cajado de Loki (a arma deste vilão usada em Os Vingadores).

Wanda em ação no filme.
Wanda em ação no filme.

Também já foi dito em entrevistas que Wanda e Pietro seriam um tipo de ativistas (há uma cena do trailer com eles em um protesto) contra os Vingadores, dentro daquela sensação “anti-EUA” que permeia parte do mundo oriental. Talvez por isso, após serem libertos das mãos de Von Strucker, os gêmeos irão se aliar a Ultron primeiro e lutar contra os Vingadores. Ao longo do filme, algo acontecerá e eles mudarão de lado, passando a ajudar a equipe, o que condiz bastante com a versão original das HQs e mantém sua essência.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos.

Nas HQs, o poder de Mercúrio é a supervelocidade, o que lhe permite fazer muitas coisas. Já a Feiticeira Escarlate tem o poder de manipular as probabilidades, algo muito poderoso e instável, sobre o qual ela também não tem muito controle. Na prática, ela pode fazer uma parede se desgastar imediatamente e desabar sobre um oponente, ou no mesmo sentido, fazer o chão desabar, assim como uma arma travar e não disparar. Contudo, a extensão, utilidade e potência dos poderes variam muito de escritor para escritor, o que é um pesadelo para quem gosta de cronologias coerentes.

Wanda também pode disparar rajadas de energia, mas isso aparentemente, está mais relacionado ao uso da magia (por isso é chamada de feiticeira) do que de seus poderes mutantes. Também isso leva à consideração (confusa e complexa) de que o uso da magia pode potencializar seus poderes mutantes.

Em Era de Ultron, com certeza, essas características serão mudadas para que os poderes da Feiticeira Escarlate sejam mais críveis. Aparentemente, seus poderes no filme envolverão o campo mais aceitável da telepatia e da telecinese, no caso dela, manipular pensamentos e objetos respectivamente. É fato que ela irá “mexer” na cabeça dos Vingadores, fazendo-os verem coisas terríveis ou lembranças doloridas. Será ela quem causará um surto no Hulk ao ponto de fazê-lo lutar contra o Homem de Ferro na armadura Hulkbuster.

O Visão em arte promocional.
O Visão em arte promocional.

Quem é o Visão?

Nos quadrinhos, o Visão é um sintozoide, um ser humano artificial (um tipo avançadíssimo de andróide) criado por Ultron para destruir os Vingadores. Assim como a mente computadorizada de Ultron sofreu um upload com os padrões cerebrais de Hank Pym, Ultron resolveu utilizar o mesmo processo no Visão, usando os padrões cerebrais de Simon Williams (o Magnum, na época dado como morto) que estavam nos bancos de dados de Pym para estudo. A partir da mente de Williams, o Visão terminou criando consciência própria, mas ao contrário de seu criador, decidiu que a humanidade merecia ser salva e aliou-se aos Vingadores contra seu Ultron.

Desde então, o Visão se tornou um dos mais importantes, constantes e longevos membros dos Vingadores. A combinação de sua mente computadorizada, os padrões cerebrais de Simon Williams e um corpo artificial que imita o humano em todos os seus pequenos detalhes, permitiram ao Visão ter emoções e sentimentos, mesmo que em um nível ligeiramente abaixo da “paixão” humana. Embora tenda a ser blasé e impassível, o Visão não é frio como um robô qualquer.

O Visão nos quadrinhos.
O Visão nos quadrinhos.

Nas HQs, o Visão também é um dos Vingadores mais poderosos, já que seu poder envolve o de poder mudar a massa de seu próprio corpo. Com isso, pode se tornar sólido como uma rocha ou um metal resistente e, em seguida, se tornar etéreo ao ponto de atravessar paredes. Um dos golpes mais comuns do Visão é atravessar sua mão dentro das pessoas e apertar o coração, fazendo-as desmaiarem. Entre as consequência do Visão mudar a densidade do corpo estão ser superforte – em um nível próximo ao do Thor, por exemplo – e também flutuar, chegando quase a voar.

Outro poder usado por ele apenas ocasionalmente – aparentemente porque gasta muita energia – é usar a joia solar que tem na testa para disparar rajadas térmicas.

Feiticeira Escarlate e Visão: casal estranho nos quadrinhos.
Feiticeira Escarlate e Visão: casal estranho nos quadrinhos.

Ao longo da carreira dos Vingadores nas HQs, o Visão estabeleceu uma relação amorosa com a Feiticeira Escarlate, algo que foi explorado como polêmico dentro das histórias. O irmão Mercúrio, por exemplo, nunca aceitou essa união, o que foi o grande motivo dele se afastar da equipe por um tempão. Visão e Feiticeira Escarlate chegaram a casar e ter filhos! Isso foi possível por causa dos poderes de alterar a realidade dela, porém, depois se descobriu que as crianças, na verdade, não existiam, mas eram apenas manifestações astrais (ilusões complexas e materiais) dos poderes dela. A descoberta disso causou um surto psicótico em Wanda, que chegou a atacar os Vingadores e estuprar o Magnum (que era apaixonado por ela)!

A capa da Empire com os heróis reunidos.
A capa da Empire com os heróis reunidos.

Exatamente na mesma época, o Visão foi atacado e desmontado pelo Governo dos EUA (em represália a ele ter invadido os computadores do Pentágono) e, com isso, perdeu as emoções que vieram a reboque dos padrões mentais de Simon Williams. Com o passar do tempo, foram surgindo outras versões do Visão, mas ele é menos emotivo hoje do que já foi no passado.

Em Era de Ultron muita coisa sobre o Visão será mudada. Não está claro se sua criação será resultado do vilão Ultron tal qual nos quadrinhos ou será obra de Bruce Banner, como já deu a entender o ator Mark Ruffalo, em uma entrevista. Aparentemente, no filme, o Visão será uma “evolução” do programa JARVIS, que o Homem de Ferro usa desde o seu primeiro filme. Daí, a voz de JARVIS – o ator Paul Bettany – ser o intérprete do Visão.

Os cartazes e os trailers dão a entender que o Visão será uma figura “salvadora“, que aparecerá no final do filme para salvar os Vingadores. Daí, o mistério em torno dele, a quem a divulgação tem sido discreta.

Se quiser saber tudo sobre os Vingadores nos quadrinhos originais, clique aqui no especial do HQRock sobre o grupo.

A trama

Vingadores: unidos como time no começo.
Vingadores: unidos como time no começo.

O HQRock vai listar aqui de modo sucinto o que sabemos (ou o que devemos esperar) sobre a trama do filme. Há alguns spoilers adiante, portanto, só leia se não se importar em ter segredos sobre o filme revelados.

Lembre-se: você foi avisado!

  • Os Vingadores já começam o filme como uma equipe formada e atuante, que está “patrulhando” o mundo em substituição à SHIELD, que caiu em Capitão América 2 – O Soldado Invernal.
  • Era de Ultron terá uma sequência de ação logo na primeira cena, ao estilo dos filmes de James Bond. A cena trará a equipe invadindo um castelo da HIDRA para deter o Barão Von Strucker (o mesmo que fez experimentos científicos com o Cetro de Loki e deu os poderes a Feiticeira Escarlate e Mercúrio, como mostra a cena pós-créditos de O Soldado Invernal).
  • Tony Stark cria a Inteligência Artificial Ultron como um mecanismo para ajudar a manter a paz no mundo. Aparentemente, a base para o software é retirada do equipamento dos alienígenas Chitauri de Os Vingadores, daí ele ser tão avançado.
  • Tony Stark cria um exército de drones (similares ao Homem de Ferro) para patrulhar o mundo e auxiliar os Vingadores. Ultron deveria comandá-los.
  • Ultron percebe que a única maneira de atingir a paz é exterminando a humanidade e se volta contra os Vingadores e o mundo. Os “poderes” de Ultron envolvem disparar rajadas de energia e controlar aparelhos eletrônicos.
A cena da festa dos Vingadores.
A cena da festa dos Vingadores.
  • A “virada” do filme ocorre na cena da festa já vista nos trailers: os Vingadores (em roupas civis e com a companhia de Maria Hill, James Rhodes e a Dra. Cho) estão comemorando alguma coisa (a queda da HIDRA?) e são interrompidos por Ultron e um ataque de drones.
  • Uma das jornadas de Ultron ao longo do filme é construir um corpo indestrutível para si. Em sua primeira aparição vilanesca – aquela em que interrompe a festa – usa um corpo improvisado a partir dos drones, em seguida ele aparece com um corpo melhor em várias outras cenas dos trailers. Por fim, ele construirá um corpo definitivo que – é quase certo – será de vibranium, o mesmo metal indestrutível e absorvente à energia do escudo do Capitão América. Há uma cena dos trailers que mostra a mão de Ultron banhada em metal fervente e este deve ser o momento em que se reveste de vibranium.
  • Nos quadrinhos, a única fonte de vibranium no mundo é a nação africana de Wakanda. O vibranium não é natural da Terra, mas chegou aqui por meio da queda de um meteoro. Este elemento não deve ser diferente no filme. E todos sabem que Wakanda é a terra do Pantera Negra, herói da Marvel que terá um filme solo em 2017, mas também deve estar presente em Capitão América – Guerra Civil. Era de Ultron deve trazer referências a Wakanda e também ao Pantera Negra.
Andy Serquis como Ullysses Klaw.
Andy Serkis como Ullysses Klaw.
  • O personagem Ullysses Klaue está no filme, interpretado por Andy Serkis. Ele deve ser um cientista (da HIDRA?) que ajudará Ultron a revestir seu corpo com vibranium. Nas HQs, seu nome é Klaw e se transforma no vilão Garra Sônica, o arquiinimigo do Pantera Negra.
  • É certo que os Vingadores terão batalhas em vários lugares do planeta. Um dos confrontos com Ultron ocorre na Coreia do Sul (aquela do trailer em que o Capitão América luta contra o robô em cima de um caminhão e a Viúva Negra vem atrás em uma moto). Os motivos dessa locação podem ter a ver com a personagem Dra. Helen Cho.Ela é descrita como uma geneticista que auxilia os Vingadores.
  • Os gêmeos Wanda e Pietro Maximoff, após serem libertos da HIDRA, irão se aliar a Ultron contra os Vingadores. No filme, o país de origem dos irmãos é Sokovia, no Leste europeu, diferente das HQs, onde sua terra-natal é a região de Wundagore, na Trânsia. Ambos os países, claro, são fictícios.
Os gêmeos começam como opositores.
Os gêmeos começam como opositores.
  • A Feiticeira Escarlate irá mexer na cabeça dos Vingadores, com seu poder de criar ilusões ou aflorar más lembranças. Várias cenas dos trailers são referentes a essas visões. (Talvez aquela do escudo do Capitão América partido no chão).
Hulk versus Hulknuster será um dos destaques.
Hulk versus Hulknuster será um dos destaques.
  • É por causa das ilusões da Feiticeira Escarlate que o Hulk sairá totalmente do controle, obrigando o Homem de Ferro a usar a armadura Hulkbuster, no que deve ser um dos grandes momentos do filme.
  • Ultron deverá tomar o controle das comunicações na Terra, por causa de sua habilidade de se infiltrar em redes e aparelhos eletrônicos.
  • Os Vingadores serão derrotados e irão se refugiar em uma fazenda (no interior dos EUA ou outro país) pertencente ao Gavião Arqueiro. Será lá que Nick Fury irá se reunir à equipe para ajudá-los a bolar um ataque final.
  • É na fazenda que ocorre a cena já exibida (em um evento de divulgação) com uma discussão acalorada entre Steve Rogers e Tony Stark, enquanto cortam lenha.
  • Em algum momento, os gêmeos Maximoff mudarão de lado e ajudarão os Vingadores na guerra contra Ultron. Aparentemente, a equipe se dividirá em missões pelo planeta. Uma das principais – que envolverá o Gavião Arqueiro ao lado da Feiticeira Escarlate e Mercúrio – ocorrerá em algum país do Leste Europeu, provavelmente, a própria Sokovia.
Um dos mistérios do filme é algo pessoal ligado a Thor .
Um dos mistérios do filme é algo pessoal ligado a Thor .
  • Há alguma ligação da trama com o mundo de Asgard, o que trará um episódio pessoal para Thor. Provavelmente, diz respeito ao Cetro de Loki.
  • O vilão Thanos deve aparecer também no filme. Muito provavelmente isso envolve também o Cetro (que ele deu a Loki em Os Vingadores) e servirá como gancho para Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e 2, que sairão em 2018 e 2019, respectivamente. Pelo menos um dos rumores surgidos até agora garantem que o tempo de tela de Thanos em Era de Ultron é maior do que o que se espera. O personagem apareceu apenas breves segundos em Os Vingadores e em Guardiões da Galáxia também. Algo me diz que a participação do titã louco tem a ver com a subtrama de Thor e Asgard que irão levar ao filme Thor – Ragnarok, de 2017.
  • Thanos deve ter um pequeno papel no filme.
    Thanos deve ter um pequeno papel no filme.

    Uma interessante descrição de personagens ligados ao filme diz que Thor está empenhado em investigar quem é o misterioso aliado de Loki do filme anterior – Thanos, é claro – e está constantemente alertando a equipe de que há uma ameaça muito maior (cósmica) por trás de tudo. Outro indício de que o titã louco deve fazer alguma aparição mesmo.

  • O Visão aparecerá no final para ajudar a “salvar a pele” dos Vingadores. Como isso ocorrerá ainda é um grande mistério. (Ele é criado por Ultron ou por Bruce Banner? É mesmo uma evolução de JARVIS?).
  • Os Vingadores vencerão Ultron, mas a um custo muito alto: Capitão América e Homem de Ferro estarão “rompidos”; Thor irá embora para Asgard; o Hulk estará desaparecido (como? essa é uma grande questão…).
  • No fim, Capitão América e Nick Fury resolvem montar uma nova equipe de Vingadores.
  • Provavelmente, a cena pós-créditos trará a apresentação dessa nova equipe à imprensa. Além do Capitão América, deverão estar Viúva Negra, Feiticeira Escarlate, Visão. Possivelmente, também Falcão e Máquina de Combate. Talvez, Pantera Negra e Capitã Marvel. Quem sabe até o Homem-Aranha.

Anote aí e se prepare para conferir no cinema!

***

Vingadores – Era de Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolveu em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer eliminar a humanidade.  No filme, ele criará um exército de drones para auxiliá-lo. A trama envolverá a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que no início serão opositores ao grupo. O andróide Visão também será introduzido, um ser artificial que se alia à equipe. Além de Ultron, também estará presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao capítulo seguinte da equipe, que será o filme duplo Vingadores – Guerra Infinita, Parte I e Parte II, que sairão em 2018 e 2019, respectivamente.

Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão), Andy Serkis (Ulysses Klaw) e Kim Soo Hyun (Dra. Cho), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento no Brasil será em 23 de abril de 2015, uma semana antes dos EUA, onde chega em 1º de maio.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.

Anúncios