Ben Hardy viverá o Anjo em Apocalipse. Morte vem aí?
Ben Hardy viverá o Anjo em Apocalipse. Morte vem aí?

Dois dias atrás, o diretor Bryan Singer confirmou via Twitter que o personagem Anjo estará em Men – Apocalipse, sequência de X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, terceiro filme da série que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox. Agora, o site The Wrap confirma quem irá interpretá-lo: o ator Ben Hardy (de Eastenders).

A presença do Anjo em um filme com Apocalipse não só faz sentido como também aponta para um ponto crucial da trama: sua transformação no Quarto Cavaleiro do Apocalipse, a Morte.

O Anjo como Morte na capa de X-Factor 24, de 1987.
O Anjo como Morte na capa de X-Factor 24, de 1987.

É isso o que acontece na saga Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, publicada na revista X-Factor 17 a 26, de 1987 e 1988, com textos de Louise Simonson e desenhos de Walt Simonson. Na época, os membros originais dos X-Men – Ciclope, Jean Grey, Fera, Anjo e Homem de Gelo – tinham saído da equipe e montado um grupo a parte chamado X-Factor. E foi na revista deles que surgiu o vilão Apocalipse. Esta saga foi o primeiro grande confronto dos mutantes com o vilão – depois de uma rápida confrontação anterior – e é extremamente importante para a biografia do Anjo.

Na trama, o Anjo foi gravemente ferido em meio à saga Massacre de Mutantes (em Uncanny X-Men 210 a 213 e em X-Factor 09 a 11), sendo internado em um hospital. Contudo, os médicos decidem que a única maneira de Warren Worthington III sobreviver aos ferimentos é lhe amputando as asas. Sem as asas, o herói entra em desespero e numa depressão profunda, o que lhe leva a tentar o suicídio. Mas ele é salvo por Apocalipse, que lhe submete a um processo cirúrgico radical – usando tecnologia alienígena – e transforma-o na Morte, armado com asas de metal orgânico capazes de cortar os adversários e de disparar lâminas com um veneno paralisante.

O vilão Apocalipse e seus Quatro Cavaleiros.
O vilão Apocalipse e seus Quatro Cavaleiros.

Morte é o líder dos Cavaleiros do Apocalipse, que reúnem Guerra, Fome e Pestilência, todos mutantes também submetidos às cirurgias do vilão. O X-Factor combate os Cavaleiros em uma grande batalha e vencem. Anos de treinamento telepático com o professor Charles Xavier ajudam ao Anjo romper com a lavagem cerebral de Apocalipse, mas o processo lhe deixa uma marca permanente, numa personalidade mais sombria e carrancuda. Após passar um tempo afastado dos ex-colegas procurando se restabelecer física e mentalmente, Worthington retorna ao X-Factor, mas muda seu codinome para Arcanjo.

Demorou vários anos para o personagem perder a cor azul e ganhar de novo suas asas naturais.

(Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse está na lista do HQRock das Melhores Histórias dos X-Men. Leia aqui!).

Uma adaptação dessa trama pode muito bem ser usada no filme.

O Anjo em X-Men 3. E agora?
O Anjo em X-Men 3. E agora?

O problema maior levantado pelos fãs é que o Anjo já apareceu na franquia cinematográfica dos mutantes, em X-Men – O Confronto Final, o último capítulo da primeira trilogia. O problema é que lá, vivido pelo ator Ben Foster, ele era um jovem mutante. Na cronologia estabelecida pelos filmes da Fox, aqueles eventos ocorrem no nosso “presente“. E X-Men – Apocalipse se passará em 1983! Desse modo, seguindo a lógica, o Anjo não teria sequer nascido para viver uma aventura ou ser transformado por Apocalipse naquele tempo.

Como a Fox irá resolver isso? Somente Bryan Singer sabe…

***

Apocalipse se passará em 1983 e trará a ameaça do vilão homônimo, um dos maiores das HQs originais, e mostrará a real fundação dos X-Men, quando Charles Xavier reúne o time formado por Ciclope, Tempestade, Jean Grey e Fera para atuarem como uma equipe paramilitar que luta pela causa mutante. Outros heróis devem participar do filme, como Wolverine e Gambit.

X-Men – Apocalypse tem história de Bryan Singer e Simon Kinberg (de X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido); com roteiro de Kinberg, Dan Harris e Michael Dougherty (de X-Men 2 e Superman – O Retorno); e é dirigido por Bryan Singer. O filme é uma sequência de Dias de Um Futuro Esquecido e traz de volta de James McAvoy (Charles Xavier/ Professor X), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Evans Peters (Peter Maximoff/ Mercúrio), Tye Sheridan(Scott Summers/ Ciclope), Sophie Turner (Jean Grey), Alexandra Shipp (Ororo Monroe/ Tempestade), Ben Hardy (Warren Worthington III/ Anjo), Kodi Smit-McPhee (Kurt Wagner/ Noturno), além da provável participação de Channing Tatum (Gambit). O lançamento será 27 de maio de 2016.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

Anúncios