Capitã Marvel: já escalada?
Capitã Marvel: já escalada?

O site Latino Review trouxe hoje um ousado rumor sobre a personagem Capitã Marvel, criada nos quadrinhos da Marvel Comics e que será levada aos cinemas em breve pelo Marvel Studios dentro do mesmo universo ficcional dos Vingadores. Segundo o site, uma atriz já foi escalada para o papel de Carol Danvers, a identidade da heroína. E não apenas isso: ela já aparece em Vingadores – Era de Ultron, que estreia no Brasil dentro de um mês.

O visual atual da Capitã Marvel: em breve nos cinemas.
O visual atual da Capitã Marvel: em breve nos cinemas.

Os rumores da presença de Carol Danvers no filme são muito antigos. Antes mesmo das filmagens começarem, sites que afirmam ter tido acesso às versões prévias do roteiro já diziam que a personagem estava lá. Claro que roteiros sofrem muitas modificações no processo de escrita, pré-produção e filmagens – no primeiro Os Vingadores, a personagem Janet Van Dyne, a Vespa, estava presente nos primeiros esboços de roteiro e foi totalmente eliminada – mas é possível que ela tenha se mantido.

O diretor e roteirista Joss Whedon é conhecido por escrever mulheres fortes – ele tem a criação de Buffy, a Caça-Vampiros e Felicity no currículo – e já declarou em entrevistas gostar da Capitã Marvel. Outra coisa interessantíssima é uma antiga e famosa declaração de Joss Whedon (da época em que as filmagens de Era de Ultron começaram) de que o filme tinha quatro personagens femininas de destaque. Isso deixou todo mundo com uma pulga atrás da orelha: faça as contas – Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Maria Hill. Quem é a quarta?

Cosplay com a Capitã (Miss) Marvel.
Cosplay com a Capitã (Miss) Marvel.

Sabemos que a agente Peggy Carter – o amor de Steve Rogers na época da II Guerra Mundial, que aparece em Capitão América – O Primeiro Vingador e estreou agora uma série de TV própria – aparecerá em uma cena de flashback, mas não deve ter muito tempo de tela. Também há a Dra. Cho – que inclusive está junto aos Vingadores na cena da festa que já vimos nos trailers – mas será que ela preenche a categoria de “destaque” citada por Whedon?

É possível, sim, que a major (ou coronel) Carol Danvers seja a quarta personagem feminina de destaque?

Se for, a Marvel mostrará mais uma vez o seu talento não apenas para surpreender o público, mas mais ainda, para manter segredos! Afinal, não é simples contratar uma atriz na surdina e colocá-la em um filme visado como Era de Ultron sem que a imprensa especializada descubra isso. É incrível! Mas a Marvel tem antecedentes que a credenciam para esse tipo de feito.

Carol Danvers está em Era de Ultron?
Carol Danvers está em Era de Ultron?

Na ausência de um comunicado oficial – que não deve vir – só descobriremos de verdade na estreia de Era de Ultron.

E mais um detalhe: há muito tempo se cogita que a cena final (ou pós-créditos) de Era de Ultron irá trazer o Capitão América anunciando uma nova formação dos Vingadores, com Feiticeira Escarlate e Visão como certos. Estipula-se que a Capitã Marvel e o Pantera Negra (que ganharão filmes solo em breve) também estarão no filme. Outros heróis que podem ingressar no time são aqueles já apresentados, como Máquina de Combate e Falcão. Pelo menos um destes é praticamente certo. Por fim, o Homem-Aranha também deve ser um deles, por causa do acordo com a Sony.

Dos velhos membros, além do Capitão, aparentemente, apenas a Viúva Negra permanecerá no time. Thor, Hulk e Homem de Ferro terão motivos distintos para não continuar na equipe. (Veja quais aqui). Sobre o Gavião Arqueiro não se tem nenhum informe.

A Miss Marvel com os Vingadores nos anos 1970.
A Miss Marvel com os Vingadores nos anos 1970.

Se Carol Danvers aparecer mesmo no filme em sua identidade militar, faz bastante sentido que reapareça no fim como Capitã Marvel. A fonte de seus poderes também é fácil de ser deduzida: pode vir da mesma Joia do Infinito do Cajado de Loki que deu os poderes especiais aos gêmeros Maximoff, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Nos quadrinhos, a personagem agora conhecida como Capitã Marvel surgiu primeiramente como uma militar humana comum: a major Carol Danvers da Força Aérea dos EUA, coadjuvante das aventuras do super-herói Capitão Marvel. Bem mais tarde, foi criada a história em que Danvers teve o seu DNA fundido com o DNA alienígena Kree, o que lhe deu superpoderes, como força, invulnerabilidade e capacidade de voar e se tornou a Miss Marvel.

Lançada em aventuras próprias, em 1977, a Miss Marvel se tornou uma vingadora no ano seguinte, participando de sagas importantes como A Noiva Ultron e A Saga de Korvac. A personagem chegou a adotar outros codinomes, como Binária e Warbird, mas sempre voltava ao original. Recentemente, a personagem assumiu uma postura mais afirmativa e mudou o nome para Capitã Marvel.

Ela é uma das vingadores mais poderosas que existem.

Captain Marvel, o filme, ainda não tem diretor, roteirista, elenco ou premissa divulgados, mas a estreia é em 06 de julho de 2018. Rumores vinculam Angelina Jolie para dirigir o longametragem. O filme terá grandes conexões com Vingadores – Guerra Infinita, Parte 1 e Parte 2, que sairão em 2018 e 2019, respectivamente. Contudo, rumores garantem que a personagem fará uma pequena participação especial em Vingadores – Era de Ultron, que chega aos cinemas em abril.

A personagem Carol Danvers foi criada por Roy Thomas e Gene Colan, em Marvel Super-Heroes 13, de 1968, numa aventura do Capitão Marvel. Anos mais tarde, foi transformada na Miss Marvel por Gerry Conway e John Romita em Ms. Marvel 01, de 1977. Há poucos anos, a personagem adotou o nome de Capitã Marvel.

Anúncios