Jimi Hendrix: o maior de todos.
Jimi Hendrix: o maior de todos.

O lendário guitarrista Jimi Hendrix, um dos mais importantes da história, é tão famoso por sua obra quanto pela teia emaranhada de contratos e lançamentos não autorizados de suas gravações após sua morte. (Leia mais aqui). Agora, outro capítulo dessa história chega ao final: os herdeiros legais da obra do guitarrista, sua família e a empresa Experience Hendrix lançarão oficialmente as músicas que o guitarrista gravou como músico de apoio de Curtis Knight antes de ser famoso.

You Can’t Use my Name: Curtis Knight and the Squires (featuring Jimi Hendrix) chega às lojas em 24 de março com 14 faixas, a maioria registrada em 1965.

Tais gravações são alvo de disputas judiciais desde 1968, quando um empresário tentou lançá-las pela primeira vez e o próprio Hendrix impediu via justiça. Agora, as canções foram reconstruídas num processo de arqueologia sonora pelo engenheiro de som Eddie Kramer, o mesmo que gravou os álbuns oficiais de Hendrix.

Hendrix (esq.) e os Squires: músico de apoio.
Hendrix (esq.) e os Squires: músico de apoio.

Entre a saída do exército e a fama conquistada em Londres, Hendrix teve uma carreira como músico de apoio de vários artistas americanos, como The Isley Brothers, Ike & Tina Turner e Little Richard, entre 1964 e 1966. Nesse meio estava a obscura banda Curtis Knight and the Squires, com quem Hendrix tocou durante oito meses em 1965.

Em 1966, Hendrix montou sua própria banda, Jimmy James and the Blue Flames, e começou a ganhar alguma notoriedade no Café Wha? no Greenwich Village, em Nova York. Mas foi somente após mudar-se para Londres, na Inglaterra, e montar a banda The Jimi Hendrix Experience que a fama veio e o guitarrista se tornou um dos músicos mais importantes e influentes do século XX.

James Marshall Hendrix nasceu em Seattle (a terra futura do Grunge) nos EUA em 1942 e aprendeu a tocar guitarra de forma autodidata. Sua carreira de sucesso foi breve, pois morreu de overdose de narcóticos em Londres, em 1970, aos 27 anos de idade. Oficialmente, o guitarrista gravou apenas três álbuns de estúdio com a banda The Jimi Hendrix Experience e um álbum ao vivo com a Band of Gypsy, mas nos últimos anos, seus herdeiros têm lançado uma série de álbuns póstumos, com gravações de estúdio e apresentações.

Anúncios