O Oasis em 1995.
O Oasis em 1995.

Em entrevista a uma revista alemã, o cantor e compositor Noel Gallagher revelou que pretende lançar como filme e disco ao vivo com o show de sua ex-banda, o Oasis, uma das mais famosas do rock nas últimas décadas, no Festival de Knebworth, na Inglaterra, em 1996, como uma forma de comemorar os 20 anos do evento. É o que diz o site Oasismania, dedicado à banda.

Segundo o músico, o evento foi inteiramente filmado, inclusive, com cenas de bastidores e da plateia, mas o material nunca foi lançado pela banda.

Só porque é o aniversário de 20 anos de nossos concertos em Knebworth em 2016. E porque éramos um bando de perturbados, esquecemos completamente que tínhamos na verdade filmado a coisa toda. Tipo, com 20 câmeras e um monte de coisa que aconteceu no “chão” do festival, também, como os fãs chegando, sequências nos bastidores, entrevistas e tomadas aéreas. E que nós nunca lançamos! Não tenho ideia por quê. Mas decidimos que 2016 será um bom momento para fazê-lo, já que Knebworth foi o pico alto de nossa carreira. Acho que os 20 anos serão uma boa ocasião para refletir sobre aquilo e para contar a história do Oasis – e, então, deixar aquilo lá. Até agora, será um documentário e um disco ao vivo.

Poster de Knebworth de 1996: Oasis como atração principal.
Poster de Knebworth de 1996: Oasis como atração principal.

As informações de Gallagher são empolgantes, já que – como ele mesmo disse – a crítica musical sempre considerou as apresentações em Kenbworth como o auge da carreira da banda de Manchester, representando o momento em que o grupo “dominou o mundo” e se tornou em um dos maiores sucessos musicais (e fenômenos) dos anos 1990.

Entretanto, sua última fala parece indicar que não haverá “nada mais” além do filme e do disco. Ou seja, não haverá novos shows do Oasis, como tanto clamam público e imprensa. Em sucessivas entrevistas para promover seu novo álbum solo, Chasing Yesterday, Noel Gallagher vem insistindo no desinteresse em se reunir com seu irmão caçula Liam Gallagher para retomar o Oasis, que acabou há cerca de seis anos atrás.

Saiba mais sobre a banda no post do HQRock sobre a Discografia Completa do grupo.

Noel Gallagher: carreira solo.
Noel Gallagher: carreira solo.

O Oasis se formou na cidade britânica de Manchester, no norte da Inglaterra, no início dos anos 1990, a partir da reunião dos irmão Liam (vocais) e Noel Gallagher (guitarras e vocais). A banda lançou seu primeiro álbum em 1994 e desencadeou o movimento do Britpop, no qual bandas roqueiras de carreira independente tomaram de assalto as paradas de sucesso do país e do mundo, sendo o principal movimento musical inglês da década.

O Oasis teve seu apogeu por volta de 1996, mas a roda viva de turnês, drogas, brigas homéricas entre os irmãos e mudanças constantes na formação do grupo, os lançou em uma espiral de decadência até o grupo começar a se reerguer no início da década seguinte. Novamente experimentando o sucesso e aclamação de crítica, o Oasis encerrou as atividades em 2009 com a ruptura definitiva entre os Gallagher.

Desde então, Liam Gallagher permaneceu unido aos outros membros do Oasis e formou a banda Beady Eye, que lançou dois discos e encerrou as atividades em 2014; enquanto Noel prosseguiu uma carreira solo, também com dois álbuns.

 

Anúncios