Wolverine e Professor X juntos em um filme.
Wolverine e Professor X juntos em um filme.

O ator britânico Patrick Stewart deu uma entrevista ao Oregon Live e disse informações algo bombásticas sobre o vindouro Wolverine 3, sequência de Wolverine – Imortal, filme que dá prosseguimento à saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox. O ator, que interpretou a versão idosa do professor Charles Xavier na Trilogia dos X-Men e em Dias de Um Futuro Esquecido, confirmou o já dito em outras entrevistas de que não irá aparecer em X-Men – Apocalipse, o próximo filme dos mutantes, a sair em 2016, porém, acrescentou que Ian McKellen – que faz a versão idosa do vilão Magneto – irá sim estar no filme.

O site lhe pediu para confirmar que não voltaria mais a viver o professor Charles Xavier (que disse em outras entrevistas) e Stewart respondeu:

Sim [confirmo]. Eu entendo que é muito pouco provável que eu estarei no próximo filme dos X-Men, que está pronto para começar as filmagens em Montreal.

O quê o Magneto idoso faria nos anos 1980?
O quê o Magneto idoso faria nos anos 1980?

Não participar faz todo o sentido, já que Apocalipse se passará nos anos 1980 e trará, portanto, a versão mais jovem de Xavier, vivida pelo ator James McAvoy. Contudo, Stewart diz em seguida:

Mas Magneto, Ian McKellen, com certeza irá participar [de Apocalipse]. E o que eu estou muito animado é que estivemos conversando sobre um filme do Wolverine, que vai reunir eu e Hugh Jackman juntos, Wolverine e Professor Xavier. Isto é um tipo bem diferente de [filme dos] X-Men em relação aos quatro filme que já fizemos antes.

Duas informações bem interessantes nessa fala.

A primeira é que, de algum modo, teremos a versão idosa de Magneto em Apocalipse. Como? Não é impossível ter alguma cena no futuro, relacionando aos fatos transcorridos nos anos 1980. A não ser que a produção opte por usar viagens no tempo de novo. (O vilão Apocalipse não raro aparece em histórias desse tipo nas HQs…).

Quem dos velhos X-Men pode voltar para Wolverine 3?
Quem dos velhos X-Men pode voltar para Wolverine 3?

A segunda – e mais interessante – é que Wolverine 3 (até agora agendado para 03 de março de 2017) trará a reunião de Logan com Charles Xavier. A interação dos dois personagens foi pouco explorada na Trilogia dos X-Men e poderia render uma boa história. Também tal fato é visto pelos comentadores da internet como um tipo de X-Men 4.

Como a cena final de Dias de Um futuro Esquecido revela, realmente, é possível reunir os “velhos” X-Men novamente. E Wolverine 3 será uma boa oportunidade para isso.

Wolverine e Xavier podem render uma boa história.
Wolverine e Xavier podem render uma boa história.

A partir da fala de Stewart, o site JoBlo foi atrás do próprio Hugh Jackman, que além da estrela, também é produtor dos filmes de Wolverine. Surpreendido pela abordagem, o ator australiano decidiu não negar as evidências, embora tenha evitado dizer muito sobre o que vem a seguir:

Eu não vou negar isso [que Patrick Stewart revelou]. Aprendi ao longo dos anos a tentar [negar] e colocar minha “cara de jogador de poker”. De qualquer maneira, jogue poker comigo se quiser ganhar algum dinheiro, porque eu sou péssimo. Mas, eu sempre vi como uma relação realmente muito importante [entre Logan e Charles Xavier] e nós começamos com isso e acho que é algo realmente importante. Acho que poderia ser legal de ver em um filme do Wolverine, porque não exploramos isso nos filmes solo de Wolverine. Então, não vai não acontecer.

Liev Schrieber como Dentes de Sabre.
Liev Schrieber como Dentes de Sabre.

Um filme baseado na dinâmica Wolverine-Xavier, contudo, não irá se basear em nenhuma das grandes histórias dos personagens (veja aqui as Melhores Histórias de Wolverine), como se esperava que Wolverine 3 fosse. Muito se fala em adaptar Old Man Logan, a clássica história de Mark Millar sobre um velho Wolverine em um futuro em que a maioria dos heróis da Marvel já morreu. Poderia até ser possível, desde que colocassem isso no “presente” e Xavier no lugar do Gavião Arqueiro.

Por outro lado, Wolverine 3 pode criar uma história original e misturar elementos de várias histórias, como a maioria dos filmes fizeram. Partindo de onde terminou Wolverine – Imortal, podemos ver um pouco da jornada do herói pelo mundo em busca de aventura. Também podemos ver – e o HQRock gostaria de ver isso – de Logan e Xavier sabendo que o tempo foi alterado pelos eventos de Dias de Um Futuro Esquecido irem atrás do irmão do primeiro: Victor Creed, o Dentes de Sabre, dando a oportunidade de Liev Schreiber reprisar o papel que fez tão bem em X-Men Origens – Wolverine e que é a melhor coisa daquele filme.

***

Wolverine 3 não tem roteirista nem diretor confirmados.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.

***

Apocalipse se passará em 1983 e trará a ameaça do vilão homônimo, um dos maiores das HQs originais, e mostrará a real fundação dos X-Men, quando Charles Xavier reúne o time formado por Ciclope, Tempestade, Jean Grey e Fera para atuarem como uma equipe paramilitar que luta pela causa mutante. Outros heróis devem participar do filme, como Wolverine e Gambit.

X-Men – Apocalypse terá história de Bryan Singer e Simon Kinberg (de X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido); com roteiro de Kinberg, Dan Harris e Michael Dougherty (de X-Men 2 e Superman – O Retorno); e será dirigido por Bryan Singer. O filme será uma sequência de Dias de Um Futuro Esquecido e trará de volta de James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Evans Peters (Peter Maximoff/ Mercúrio), Tye Sheridan (Scott Summers/ Ciclope), Sophie Turner (Jean Grey) e Alexandra Shipp (Ororo Monroe/ Tempestade), além de Channing Tatum (Gambit). O lançamento será 27 de maio de 2016.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

 

 

Anúncios