Montagem coloca John Diggle como Lanterna Verde.
Montagem coloca John Diggle como Lanterna Verde.

Arrowa série de TV que  adapta o herói Arqueiro Verde da DC Comics, exibida pelo canal The CW, pertencente ao conglomerado Warner Bros., é um grande sucesso na TV e vem contribuindo fortemente para a ampliação do Universo DC nas telinhas. Isso já gerou o spin-off (série derivada) The Flash, que também faz sucesso, e é bem possível que gere ainda outra, com o herói The Atom (traduzido no Brasil como Eléktron). E agora, outro herói da DC pode não só aparecer na série como, na verdade, estar lá desde o começo: rumores apontam que o personagem John Diggle será revelado como sendo John Stewart, que é um dos que assumiu o título de Lanterna Verde.

Explicamos: desde o início, em Arrow, John Diggle (vivido pelo ator David Ramsey) é um ex-militar que é encarregado de ser o guarda-costas do bilionário Oliver Queen, que se torna secretamente o vigilante Arqueiro Verde. Com o tempo, Diggle conhece o segredo de Queen e seu assistente no combate ao crime. Uma virada da trama poderia revelar que seu nome é John Stewart (ou John Diggle Stewart) e, com isso, ele virar o personagem que, nas HQs originais, é um dos Lanternas Verdes da Terra.

O Lanterna Verde John Stewart em sua versão animada.
O Lanterna Verde John Stewart em sua versão animada.

Explicamos de novo: Nos quadrinhos, a Tropa dos Lanternas Verdes é uma força policial intergalática que recruta seres de caráter excelente e sem medo para se transformarem em protetores de seu próprio setor espacial. A Terra tem em Hal Jordan seu titular como Lanterna Verde. Após algum tempo, a Tropa acha que é necessário ter um Lanterna Verde substituto para a Terra, então, John Stewart é o escolhido.

Apesar de Hal Jordan ser o Lanterna Verde mais ilustre dos quadrinhos, John Stewart é também bastante popular, já que foi ele quem estrelou o famoso desenho animado Liga da Justiça – A Série Animada.

O Lanterna Verde Hal Jordan é o mais famoso.
O Lanterna Verde Hal Jordan é o mais famoso.

A jogada Diggle-Stewart não é surpreendente, tendo em vista a maneira como séries de TV e HQs funcionam. Esse rumor existe há algum tempo e ganhou mais peso ao longo da atual 3ª Temporada de Arrow. E o ator David Ramsey, aparentemente, endossa a questão. Perguntado diretamente sobre o tema pelo site ComicBook.Com, ele disse:

Não posso dizer nem que “sim” nem que “não”. É sério. [Mas] Sei que existe uma conversa séria [dos produtores e roteiristas da série] sobre se sim ou não esse cara se torna John Stewart.

Nos quadrinhos, existe uma grande conexão entre o Arqueiro Verde e o Lanterna Verde, não apenas pelo nome, mas pelas personalidades opostas e o fato de dividirem a mesma revista no início dos anos 1970. Embora, é preciso que se diga, essa relação é construída entre Oliver Queen e Hal Jordan. Mas a série pode muito bem usar John Stewart como substituto, guardando a versão Hal Jordan para o cinema, já que o personagem deve aparecer no filme da Liga da Justiça que estreará em 2017 e, deve também, ter um filme solo posteriormente.

John Diggle vai virar John Stewart?
John Diggle vai virar John Stewart?

O Lanterna Verde ganhou um filme em 2011, mas este foi mal recebido por público e crítica e foi um fiasco de bilheteria.

A produção e o roteiro de Arrow são de Greg Berlanti (de Brothers & Sisters), Marc Guggenheim (de FlashForward) e Andrew Kreisberg (de Vampire Diaries e Fringe). O elenco fixo traz: Stephen Amell (Oliver Queen), Katie Cassidy (Dinah Laurel Lance/ Canário Negro), David Ramsey (John Diggle), Emily Bett Rickards  (Felicity Smoak), Paul Blackthorne (Detetive Quentin Lance), Willa Holland (Thea Queen) e Colton Haynes (Roy Harper/ Arsenal). Outros atores com participação especial são: Manu Bennett (Slade Wilson, o Exterminador); Michael Jay White (Tigre de Bronze), Grant Gustin (Barry Allen, o Flash); Katrina Law (Nyssa Raatko); Matt Nable (Ra’s Al Ghul).

A estreia nos EUA foi em 2012 e no Brasil é exibido no canal pago Warner, às segundas-feiras.

Nos quadrinhos, o Arqueiro Verde estreou na revista More Fun Comics 73, de setembro de 1941, criado pelo escritor Mort Weisinger e com desenhos de George Papp. Ele também é um dos principais membros da Liga da Justiça.

O Lanterna Verde teve sua primeira versão criada em 1940, pelo escritor Bill Finger (também cocriador do Batman) e do desenhista Martin Nodell; mas é a segunda versão do personagem que se tornou mais famosa: o piloto de testes Hal Jordan, selecionado para fazer parte de uma espécie de força policial intergalática chamada Tropa dos Lanternas Verdes e surgiu nos quadrinhos em 1959 nas mãos do editor Julius Schwartz, do escritor John Broome e do desenhista Gil Kane. Desde então, é um dos principais personagens da DC Comics. Também é um dos membros fundadores da Liga da Justiça.

Anúncios