Capitão América versus Homem de Ferro em Guerra Civil.
Capitão América versus Homem de Ferro em Guerra Civil.

Ainda na matéria da revista Empire sobre Vingadores – Era de Ultron, o superastro Robert Downey Jr. fala sobre o Homem de Ferro ser o vilão de Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernal e fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. A trama do novo filme se baseia na minissérie em quadrinhos Civil War, que mostra uma cisão ideológica entre Tony Stark e Steve Rogers, que resulta em um confronto e uma verdadeira “guerra civil” entre os super-heróis da Marvel.

Em entrevista à Empire, Downey Jr. falou sobre os motivos que o levaram a aceitar reprisar o papel de Tony Stark fora dos filmes dos Vingadores (uma vez que sua franquia solo já está encerrada, com três filmes):

Eles [da Marvel] disseram para mim: “Se tivermos você, nós podemos fazer isso; ou Cap 3 terá que ser uma coisa totalmente diferente. É legal se sentir necessário. E neste ponto das coisas é sobre ajudarmos uns aos outros, também. Olho para isso como se fosse uma competição e vou: “Uau, talvez se essas duas franquias se unissem e eu pudesse ter um papel menor, com as pessoas que eu gosto e diretores que eu respeito, talvez possamos manter as coisas seguindo em frente”.

Era de Ultron deixará marcas que mudarão Tony Stark.
Era de Ultron deixará marcas que mudarão Tony Stark.

O ator, que é o mais bem pago de Hollywood na atualidade, também comentou as motivações de Tony Stark e a pretensa mudança de seu personagem, que assume um papel quase vilanesco em Guerra Civil:

É natural mudarmos nossos pontos de vista. A coisa principal para mim é: que tipo de acidente poderia ocorrer, que tipo de faceta de Tony nos poderíamos descobrir? As pistas sobre onde nós podemos encontrá-lo [em Guerra Civil] estão em Ultron. Mas o que poderia acontecer com Tony para se voltar contra tudo aquilo que ele lutou? Joss [Whedon, o diretor de Era de Ultron] traz esse tipo de coisa o tempo todo. É meio esquisito que esses caras tenham que enfrentar todas essas coisas ao redor do planeta e, então, quando o filme termina, ninguém se importa. O que o Governo dos EUA faria se isto fosse real? Não seria interessante ver Tony fazendo coisas que não podemos imaginar?

Por fim, a reportagem também questiona sobre o papel de vilão do Homem de Ferro contra o Capitão América:

Eu não colocaria as coisas dessa forma. A grande questão, para Chris [Evans] e para o Capitão, é como trazer o Capitão para um lugar onde as pessoas dizem: “Cara, eu nunca pensei que veria uma grande mudança em Steve [Rogers]”. Depois de ver [o filme] Snowpiercer [estrelado por Chris Evans], você meio que pensa: “eu queria ver um pouco disso naquele cara”.

Crescerá a tensão já existente entre Rogers e Stark.
Crescerá a tensão já existente entre Rogers e Stark.

Snowpiercer (ou Expresso do Amanhã, no Brasil) é uma ficção científica recém-lançada, na qual Evans interpreta um líder revolucionário que luta para melhorar as condições de vida da população miserável da qual faz parte. Será esse papel de “líder durão” que Downey Jr. se refere?

As respostas começam em Vingadores – Era de Ultron, que será lançado em abril deste ano, e prosseguem no ano que vem com Guerra Civil.

A trama original de Guerra Civil nos quadrinhos mostra a implantação de uma Lei de Registro de Superseres que obriga os heróis da Marvel a revelarem suas identidades secretas e agirem sob ordens do Governo dos EUA, causando um racha ideológico entre o Capitão América (que discorda da Lei, porque fere os direitos humanos) e o Homem de Ferro (que apoiará a lei e se torna o responsável por implantá-la), que rapidamente evoluirá para um conflito aberto entre os dois ex-aliados. Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven.

Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. O elenco terá Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr. (Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) Daniel Brühl (papel não revelado),  Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Cobie Smulders (Agente Maria Hill), dentre outros. As filmagens iniciam em abril de 2015. O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. A estreia será em 06 de maio de 2016.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Anúncios